Time

Para a história, Gurias!

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

O ano de 2022 já tem um lugar especial na história do Athletico! Enquanto o time masculino do Furacão faz bonito na CONMEBOL Libertadores, na Copa do Brasil e no Brasileirão, as Gurias Furacão também mostraram o seu valor.

O Rubro-Negro está na primeira divisão do futebol feminino nacional! O acesso foi conquistado com muita raça e emoção neste sábado (13), com uma vitória nos pênaltis sobre o Botafogo, diante da torcida que lotou o Miniestádio do CAT Caju.

Com a vitória do Botafogo por 2 a 1 na primeira partida das quartas de final, no Rio de Janeiro, o Athletico precisava dar o troco. E ele veio em uma verdadeira batalha no CAT. O Furacão saiu na frente com um golaço da craque Sol, sofreu o empate e foi buscar o gol da vitória aos 45′ da etapa final, em um pênalti batido pela artilheira Milena Monteiro. 

E nas cobranças de pênalti, as Gurias Furacão foram perfeitas! Tainá, Milena, Eddie e Duda marcaram nas cobranças rubro-negras. E o adversário parou uma vez na trave e outra na nossa goleira Renata! Festa completa no Miniestádio!

Com o acesso garantido, o Athletico continua na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro Feminino A2. O adversário na semifinal será o Bahia e o primeiro jogo está previsto para o próximo fim de semana, em casa. Vamos por mais! 

O jogo

O Athletico precisava reverter a vantagem construída pelo adversário no primeiro jogo e buscou o gol desde o início. A primeira boa chance foi em jogada individual de Maiara, que parou na goleira Yasmim. Monique também deu trabalho para a arqueira botafoguense.

Aos 31′, o Furacão quase marcou em um lance inusitado. Em cobrança de tiro de meta, Yasmim tocou duas vezes na bola e a árbitra anotou tiro livre indireto, na linha da pequena área. Na cobrança, Monique tocou, Letícia soltou a bomba e a goleira defendeu com o pé.

Mas a pressão rubro-negra deu resultado ainda no primeiro tempo. Aos 38′, Thaís Prado lançou do campo de defesa, Sol ganhou da defesa em velocidade, entrou na área e finalizou com um toque de craque. Bola cruzada, no cantinho! 

Após o intervalo, ambas as equipes partiram em busca do resultado que evitaria a decisão por pênaltis. E quem conseguiu chegar lá foi o Botafogo. Aos 28′, em uma falta pelo lado direito, Chai levantou na área, ninguém desviou e a bola entrou direto.

Mas ainda tinha jogo pela frente. O Athletico partiu para o tudo ou nada e já aos 40′ teve duas grandes chances. Em escanteio pela esquerda, Thaís Prado levantou na área, Larissa cabeceou e a goleira salvou. Na sequência, Duda recebeu na esquerda e bateu cruzado, para mais uma defesa da goleira.

A raça das Gurias em busca do gol foi premiada aos 45′. Em uma falta no campo de defesa, Lilian lançou para Sol, que chegou antes da goleira e foi derrubada. Pênalti! Milena Monteiro foi para a cobrança e bateu com categoria. Athletico na frente!

Com o Furacão devolvendo o placar do jogo de ida, a decisão de quem ficaria com o acesso foi para a cobrança de pênaltis! E na marca da cal, o Rubro-Negro foi mais competente!

Tainá, Milena, Eddie acertaram as primeiras cobranças do Furacão. Pelo Botafogo, Kélen bateu bem, Valéria acertou a trave e Chai parou na defesa de Renata! Depois, Karen marcou para o adversário e, para fechar, Duda bateu com frieza, deslocou a goleira e garantiu a vitória athleticana!

Athletico na primeira divisão nacional do futebol feminino!

Ficha técnica: Athletico Paranaense 2 (4) x (2) 1 Botafogo 
Campeonato Brasileiro Feminino A2: Quartas de final – jogo de volta
Data: 13/08/2022 (sábado)
Horário: 15h
Local: Miniestádio do CAT Caju

Árbitro: Maria Luiza Bandolero dos Santos (PR)
Assistentes: Denise Akemi Simões de Oliveira (PR) e Welvys Fladerson Gomes Afonso (PR)
Quarto árbitro: Elvio Kertelt Legnani (PR)

Athletico Paranaense: Renata; Tainá, Nayara, Thais Prado e Givanna; Paloma, Letícia (Eddie, aos 26′ do 2º tempo) e Monique (Larissa, aos 26′ do 2º tempo); Lilian, Sol e Maiara (Milena Monteiro, aos 21′ do 2º tempo)
Técnico: Brenno Basso
Gols: Sol, aos 38′ do primeiro tempo; Milena Monteiro, aos 45′ do segundo tempo
Cartões amarelos: Maiara, Tainá, Milena Monteiro e Eddie

Botafogo: Yasmim; Bruh (Miriam, aos 18′ do 2º tempo), Sandra, Karen e Chai; Driely, Vitorinha, Mayara Vaz e Kélen; Kamilla (Valéria, aos 47′ do 2º tempo) e Emily (Juliana, aos 18′ do 2º tempo)
Técnico: Gláucio Carvalho
Gol: Chai, aos 28′ do segundo tempo
Cartões amarelos: Driely e Yasmim 

Fotos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Comentários