Time

#RetrospectivaFuracão: Um ano de afirmação para Bento

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Defesas memoráveis em momentos chave da temporada consolidaram mais um piá do Caju sob as traves athleticanas. O ano de 2022 foi de afirmação para Bento, que assumiu a responsabilidade de defender a meta rubro-negra. 

Torcedor declarado do Furacão, Bento teve as primeiras oportunidades no elenco principal ainda em 2020. Quem não se lembra do jogo contra o River Plate na CONMEBOL Libertadores? 

Naquela atuação, Bento fez crescer a expectativa de que, em breve, o Athletico teria mais um grande goleiro formado em casa. Em 2022, essa expectativa não foi só atendida, mas também superada. 

Com 4.770 minutos em campo, Bento foi o jogador athleticano que mais atuou na temporada 2022. No total, foram 53 jogos, que resultaram na incrível marca de 20 partidas sem sofrer gols. Nada mal para um atleta de 23 anos em sua primeira oportunidade como principal goleiro do time.

“Foi uma temporada muito boa em questão de amadurecimento da minha parte, o meu primeiro ano sendo titular”, destaca. 

CLIQUE AQUI E ASSISTA À ENTREVISTA DE BENTO NO FURACÃO LIVE! 

“Vou colher muitos frutos aqui” 

A evolução de Bento é inegável. Em apenas uma temporada como titular, ele já presenteou os torcedores do Furacão com defesas que ficam guardadas na memória. Aquele chute forte na gaveta? Bento estava lá para espalmar. O atacante adversário saiu no um contra um? Bento venceu o duelo no chão e impediu a bola na rede. 

“Todo mundo tem essa evolução quando joga e isso me ajudou durante o ano. Tenho certeza que tenho muito mais para amadurecer, mas esse ano foi importante para mim, para minha formação, para me consolidar como titular. Então, tenho certeza que vou colher muitos frutos aqui”, afirma o camisa 1. 

Entre os grandes momentos deste ano, Bento guarda alguns com mais carinho. Participar de uma grande campanha na CONMEBOL Libertadores é um deles. 

“A competição que mais gostei de jogar foi a Libertadores, por ser uma competição sul-americana, com jogos fora do país. Isso dá uma sensação diferente. Ver torcidas diferentes daqui do Brasil, muda a atmosfera e chama a atenção. Eu gosto muito de jogar nesses ambientes”, ressalta. 

As três principais defesas

Pedimos ao Bento para que escolhesse as três principais defesas na temporada 2022. Não foi fácil, mas ele escolheu. 

“A minha defesa número três foi no jogo de estreia da Libertadores, contra o Caracas, na Venezuela. No finalzinho do jogo, em um contra-ataque deles, o atacante chuta cruzado de fora da área e eu consigo fazer a defesa. Foi muito importante, acho que muita gente não se liga nisso, mas se a gente perdesse aquele jogo perderíamos a classificação para a próxima fase”, afirma. 

A segunda defesa favorita do camisa 1 também aconteceu na CONMEBOL Libertadores. Em um jogo inesquecível para os torcedores rubro-negros. 

“A número dois foi contra o Palmeiras, pelo jogo de volta da semifinal da Libertadores. Foi um chute forte do Gabriel Menino, que eu defendo com a mão esquerda, em cima. Foi em um momento importante, pois se levássemos aquele gol o final certamente teria sido outro”, lembra. 

Para fechar o TOP 3, Bento escolheu uma grande defesa no clássico diante do Coritiba, no Couto Pereira. “A minha defesa favorita foi no Athletiba no Couto Pereira. No finalzinho do jogo, em uma bola cruzada da esquerda, o jogador cabeceou no meio da área. A bola quicou no chão e eu fui buscar na gaveta”, destaca. 

E 2023? 

Bento destaca que 2022 foi uma grande temporada para o Rubro-Negro, mas que 2023 promete ser ainda melhor. 

O Athletico tem pela frente as disputas do Campeonato Paranaense, da Copa do Brasil, do Campeonato Brasileiro e da CONMEBOL Libertadores. 

“Em 2023, queremos ganhar todos os títulos possíveis. Vai ser um ano difícil, tenho certeza, mas a equipe está preparada, todo mundo vai querer seguir os mesmos caminhos. Vai ser um ano importante para o clube, então tenho certeza que todo mundo vai querer chegar na final da Libertadores de novo, em uma final de Copa do Brasil e no Brasileiro brigar também. Acho que esse foi um grande ano, mas ano que vem promete muito mais”, conclui Bento. 

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br

 

 

Comentários