Time

Rubro-Negro é superado pelo Flamengo no RJ e se despede do Brasileiro Sub-17

Foto: Paula Reis/CRF

A equipe sub-17 do Athletico Paranaense se despediu do Campeonato Brasileiro Sub-17. Depois de empatar o jogo de ida por 2 a 2 no CAT Caju, o revés desta terça-feira (26) por 4 a 0 no Estádio da Gávea, no Rio de Janeiro (RJ), eliminou o Rubro-Negro da competição na fase quartas de final.

Acostumados a formar grandes talentos, ceder jogadores a cada convocação das seleções de base, athleticanos e flamenguistas fizeram um bom jogo, cheio de oportunidades e de muita intensidade durante os 90 minutos mesmo debaixo do forte calor que fez durante toda a tarde da zona sul carioca.

Mas o time do Rio foi mais eficiente nas oportunidades que teve. Venceu com gols de Menegatti, Lorran, Bill e Guilherme Gomes. E segue na competição. 

Primeiro tempo

Três grandes oportunidades no primeiro tempo para o Furacão. Na primeira delas, Sorriso chegou a fazer o gol, mas o lance foi invalidado pela arbitragem, que apontou impedimento.

Depois foi o goleiro do Flamengo que, com uma grande defesa, impediu aquele que seria um golaço de falta de Dudu. Outra chance clara foi com João Cruz, quando o athleticano finalizou rente à trave depois de receber livre na grande área do time da casa.

O Flamengo marcou o primeiro gol aos 23 minutos. Cobrança de escanteio. Bill levantou a bola na área. O flamenguista Menegatti veio de trás e, com oportunismo, apareceu entre os marcadores athleticanos para cabecear. Sem chances para o goleiro rubro-negro Maksym, que ainda tocou na bola.

Maksym fez ainda aquela que pode ser considerada a defesa mais difícil do jogo, ao espalmar um forte chute de Douglas Telles.

Segundo tempo

O Athletico Paranaense Sub-17 não esteve bem no início do segundo tempo. E o Flamengo soube se aproveitar disso.

Logo aos 4 minutos, bola alçada na área do Furacão. A zaga athleticana afastou parcialmente. A sobra ficou com com o flamenguista Lorran. Próximo à meia-lua da grande área, ele finalizou bem de perna esquerda e ampliou.

Em nenhum momento, o CAP desistiu do jogo. Pressionou. Empurrou o time carioca para o campo de defesa. Enfileirou oportunidades. Acertou a trave. Exigiu do goleiro Caio Barone, que salvou o Flamengo em duas ocasiões, como em um cabeceio na pequena área de Juliano Santini e em um chute de primeira de Arthur Dias, também de muito perto.

Mas no espaço que teve para jogar, o time da Gávea sobe contra-atacar e liquidou o jogo.

Aos 16 minutos, a bola chegou até Bill na grande área athleticana. Com tranquilidade, ele finalizou de direita e longe do alcance de Maksym para ampliar. Aos 31 minutos, o atacante Guilherme Gomes fez o terceiro após receber na ponta-direta, invadir a grande área, se livrar do marcador e bater forte de pé esquerdo.

Outros resultados da semifinal do Brasileiro Sub-17

Também na tarde desta terça-feira (26), no mesmo horário, o Palmeiras venceu o Fluminense em Barueri (SP) por 4 a 2 e se classificou para a semifinal. O São Paulo também avançou, ao vencer o Internacional em Cotia (SP) por 4 a 1.

Flamengo x São Paulo é uma semifinal.

O Palmeiras enfrenta quem passar após o duelo entre Corinthians x Santos, que se enfrentam hoje à noite em São Paulo (SP).

Sobre o Brasileiro Sub-17

O Campeonato Brasileiro Sub-17 de 2023 começou em 4 de julho com 20 equipes. Nele, podem atuar jogadores nascidos a partir de 1º de janeiro de 2006.

O torneio é realizado desde 2019. O Athletico Paranaense participou de todas as edições. O melhor desempenho foi em 2020, quando terminou com o vice-campeonato.

Na campanha de 2023, o Furacão disputou 11 partidas. Venceu sete jogos. Empatou dois. Marcou 21 gols. Sofreu 14. 

Agenda do Sub-17

Após a participação no Brasileiro Sub-17, o jovem time athleticano se dedica agora à semifinal do Campeonato Paranaense Sub-17. Serão dois jogos na busca por um lugar na decisão estadual.

O primeiro deles na manhã deste sábado (30), a partir das 10h, contra o Aruko, em Maringá. A volta é no sábado seguinte (7) seguinte, no mesmo horário, no CAT Caju.

Ficha técnica: Flamengo 4×0 Athletico Paranaense
Campeonato Brasileiro Sub-17: Quartas de final – Jogo de volta
Data: 26/09/2023 (terça-feira) 
Horário: 15h
Local: Estádio José Bastos Padilha (Gávea), no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Matheus Carneiro Torres (RJ)
Assistentes: Rafael Gomes Rosa (RJ) e Thiago Filemon Soares Pinto (RJ)
Quarto árbitro: João Marcos Goncalves Fernandes (RJ)

Flamengo: Caio Barone; Lucyan, Victor (Yago, aos 47min do 2ºT), João Victor (Lucas Barbosa, aos 34min do 2ºT) e Germano; Schlickmann (Fabrício, aos 47min do 2ºT), Menegatti (Luis Aucelio, aos 19min do 2ºT) e Lorran (Felipe Teresa, aos 34min do 2ºT); Douglas Telles (Guilherme Gomes, aos 19min do 2ºT), Bille e Felipe Lima.
Técnico: Leo Ramos.
Gols: Menegatti, aos 23min do 1ºT (1×0); Lorran, aos 4min do 2ºT (2×0); Bill, aos 16min do 2ºT (3×0) e Guilherme Gomes, aos 31min do 2ºT.
Cartão amarelo: Menegatti.

Athletico Paranaense: Maksym; João Gomes, Fábio Lucas, Arthur Dias e João Vitor Disaro (Luiz Felipe, aos 32min do 2ºT); Marcos André, Lucas Marezi (Juliano Santini, aos 10min do 2ºT) e João Cruz; Dudu Kogitzki, Sorriso (Rafinha, aos 32min do 2ºT) e Guilherme Back (Gabriel Feitosa, aos 18min do 2ºT).
Técnico: Rodrigo Bellão
Cartão amarelo: Gabriel Feitosa.

Fotos: Paula Reis/CRF

Comentários