Clube

Uma alegria que nunca acabou! Conquista do título de 1970 completa 51 anos

Créditos: Sergio Sade

O Estado do Paraná nunca havia visto uma festa como aquela! Há 51 anos, no dia 13 de setembro de 1970, a alegria subiu a Serra do Mar para inundar Curitiba, extravasando um sentimento represado por mais de uma década: o Athletico era novamente campeão.

O título do Campeonato Paranaense daquele ano é um capítulo especial da história do Furacão. Um troféu conquistado com muita raça e por um time que contava com ídolos que se tornam verdadeiros símbolos rubro-negros.

O gigante Djalma Santos, aos 41 anos. O eterno Nilson Borges. O implacável artilheiro Sicupira. E ainda Alfredo, Júlio, Liminha, Amauri, Charrão… Nomes que até hoje estão na lembrança dos athleticanos que viveram ou ouviram falar daquela conquista. 

Para entender por que aquele título estadual foi tão comemorado, é preciso relembrar o contexto da época. Já fazia 12 anos que o Athletico não era campeão. Nesse período, o clube foi ao fundo do poço, ressurgiu com força total e viveu um grande trauma.

A montagem de um grande esquadrão e a perda do título em 1968, além da morte do presidente Jofre Cabral, ainda eram recordações recentes. E a campanha rubro-negra teve a disputa ponto a ponto com o Coritiba, um rival então poderoso técnica e financeiramente.

Nas palavras do presidente Rubens Passerino Moura, foi “a vitória do tostão contra o milhão”. Um triunfo com a cara do Furacão, fazendo renascer a mística do Time da Raça.

A disputa do jogo que definiu o campeonato foi em Paranaguá. Uma vitória de 4 a 1 sobre o Seleto, em um estádio que era a casa do adversário, mas que foi completamente tomado pela eufórica torcida rubro-negra.

Em campo, Nilson Borges, Nelsinho, Toninho e Liminha marcaram os gols que fizeram do Athletico novamente o melhor time do Estado. E que deram o início da comemoração que começou no Litoral e tomou conta da noite e da madrugada curitibana. 

Na história: Seleto 1×4 Athletico Paranaense
Campeonato Paranaense 1970: Hexagonal final – 2º turno – 5ª rodada
Data: 13/09/1970
Local: Estádio Orlando Mattos, em Paranaguá (PR)
Árbitro: Eraldo Palmerini
Assistentes: Bráulio Zanoto e Waldemar Antônio de Oliveira

Seleto: Expedito; Calé, Dinei, Vivi e Pardal; Macaé e Lori (Fábio); Josemar, Juquinha, Luiz Antônio e Moacir (Bonin)
Técnico: Hélio Alves
Gol: Juquinha, aos 24’ do primeiro tempo

Athletico Paranaense: Wanderlei; Djalma Santos, Zico, Alfredo e Júlio; Reinaldo e Toninho; Liminha (Gildo), Sicupira, Nelsinho (Zezé) e Nilson Borges
Técnico: Alfredo Ramos
Gols: Nilson Borges, aos 6’, Nelsinho, aos 13’, e Liminha, aos 35’ do primeiro tempo; Toninho, aos 42’ do segundo tempo 

Fotos: Sergio Sade

Comentários