Clube

A consagração de Guará! Há 76 anos, centroavante marcou quatro vezes no clássico

Um clássico que entrou para a história completa 76 anos nesta quinta-feira! No dia 15 de julho de 1945, um Athletiba mobilizou a cidade, foi decisivo para o campeonato e consagrou um dos maiores artilheiros do Furacão: o centroavante Guará.

Os jornais da época mostram o entusiasmo que rondava o clássico. O jogo poderia definir o primeiro turno do Campeonato Paranaense. Se o Athletico fosse vencedor na casa do rival, já teria assegurada uma vaga na grande final.

“A cidade freme de entusiasmo e expectativa, aguardando com uma ansiedade invulgar o minuto exato que dará início à sensacional disputa que marcará época nos anais desportivos araucarianos: o Athletiba que empolga, que faz vibrar, que faz esquecer o resto da vida, que emociona cem por cento”, descrevia o Diário da Tarde, na véspera do embate.

“As agruras da vida, as filas, as candidaturas à Presidência da República, todas essas questões atualmente foram postas de lado. Tudo o mais que não seja o Athletiba de amanhã foi relegado. Tudo foi esquecido…”, prosseguia o jornal.

O jogo

O Athletico vinha em uma campanha invicta e mostrou que seu favoritismo era justificado logo no início do jogo. Partindo para cima do rival, o Furacão pressionou até conseguir balançar as redes pela primeira vez, aos 7′ do primeiro tempo. Cireno cobrou escanteio, Guará saltou mais alto que a defesa adversária e cabeceou com firmeza.

Mas era um clássico e nunca se vence de véspera ou nos minutos iniciais. O Coritiba reagiu e dominou o restante da primeira etapa. Não marcou graças a uma atuação primorosa da defesa rubro-negra, formada pelos gigantes Nillo e Zanetti, e pela segurança de Caju.

Porém, logo no início da segunda etapa, o rival chegou ao empate. Após uma confusão na área, Nillo afastou, mas Merlin pegou o rebote e mandou para a rede.

Daí, foi a vez do Athletico reagir. E de forma imediata. Três minutos depois, Babi avançou em direção à área e foi derrubado por Warde. Lolô bateu a falta cruzando na área e Guará novamente usou a cabeça para vencer o goleiro Miro.

O Furacão ampliou quando Jackson pegou a defesa alviverde desguarnecida e tocou para Guará, que ficou cara a cara com o goleiro alviverde e anotou o terceiro gol rubro-negro. Jogada muito contestada pela equipe rival, que reclamou impedimento.

E pouco tempo depois, Cireno lançou para Guará, que passou por Fedato e tocou para Batista, que devolveu para o centroavante soltar uma bomba de primeira e estufar o barbante! Um golaço para a consagração. Era o quarto gol de Guará!

Inconformada com a derrota e a goleada desenhada no placar, a torcida do Coritiba invadiu o campo. Vendo-se prejudicado pela arbitragem, o rival cogitou abandonar o gramado, mas os jogadores foram convencidos pelo presidente Placido Mattana a jogar os minutos finais.

Já nos últimos instantes, o Coritiba conseguiu descontar com um gol de Baby. Mas a vitória rubro-negra estava assegurada. Placar final: 4 a 2 para o Furacão, campeão do primeiro turno. 

Para a história

A conquista do turno garantiu ao Athletico uma vaga na decisão do campeonato. O adversário seria novamente o Coritiba e o Rubro-Negro ficaria com o título máximo uma decisão espetacular, decidida apenas na prorrogação, após três partidas.

Guará seguiria fazendo história com a camisa rubro-negra. Ele defendeu o Athletico até 1957, atuando em diversas posições. Encerrou a carreira jogando como zagueiro central. Mas está marcado mesmo como grande goleador: foram 86 tentos marcados pelo Furacão, número que o coloca como o oitavo maior artilheiro da nossa história.

O feito de marcar quatro gols em um Athletiba só seria repetido uma vez, pelo jovem centroavante rubro-negro Erádio, em 1954.

Na história: Coritiba 2×4 Athletico Paranaense
Campeonato Paranaense 1945 – 1º turno – 5ª rodada
Data: 15/07/1945
Local: Estádio Belfort Duarte, em Curitiba
Árbitro: Ataíde Santos

Coritiba: Miro; Fedato e Lauro; Tonico, Cartola e Warde; Baby, Merlin, Zico, Camarão e Paulinho
Gols: Merlin e Baby

Athletico Paranaense: Caju; Nillo e Zanetti; Lolô, Joaquim e Ibarrola; Batista, Jackson, Guará, Xavier e Cireno
Gols: Guará (4)

Comentários