Time

Athletico Paranaense acerta o retorno do atacante Vitinho

Foto: Fabio Wosniak/athletico.com.br

A vida de Vitinho deu uma reviravolta em sete meses. Em agosto de 2021, o atacante deixava o Athletico Paranaense para dar início a sua carreira internacional. A negociação com o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, abria as portas do futebol europeu para o piá do Caju.

Mas uma situação inesperada mudou o rumo do jogador de 23 anos. O confronto militar na Ucrânia fez com que Vitinho deixasse o país, em uma apressada volta para casa.

E é em casa que ele está agora. Vitinho volta ao Furacão com um contrato de empréstimo junto ao Dínamo de Kiev, válido até 30 de junho de 2022. 

“O Athletico é o clube que me criou. Cheguei aqui com 15 anos. Basicamente, a minha juventude toda foi no Athletico. É um clube que eu amo e, aconteça o que acontecer, eu vou levar para a vida toda. Por isso que, quando eu cheguei ao Brasil, eu disse que a preferência seria pelo Athletico. Sou athleticano de coração”, destaca o atacante. 

O piá do Caju retomará a história no Rubro-Negro com a camisa 11. 

Da Ucrânia para o CAT Caju

Em fevereiro deste ano, Vitinho se preparava para o início de uma nova temporada. As expectativas eram as melhores. Mas no dia 24 de fevereiro, as tropas do exército da Rússia invadiram a Ucrânia. E tudo parou.

O som das bombas e dos aviões interromperam o que Vitinho esperava que fosse sua verdadeira apresentação ao futebol europeu, após um início de adaptação.

“Agora, na volta das férias, fizemos a pré-temporada, alguns amistosos e eu estava tendo sequência, começando a jogar como titular. Estava me adaptando melhor. Então, infelizmente aconteceu tudo isso. Aconteceu essa guerra. E encerrou tudo”, conta Vitinho.

Nada acontece por acaso. E Vitinho, cada vez mais fortalecido, acredita que tudo o que aconteceu em sua vida nos últimos anos tem um propósito.

“Eu acho que a gente tinha que passar por isso. Eu tenho 22 anos, passei por aquela infecção em 2020. Agora, passei por essa situação da guerra. Sete meses depois tenho a oportunidade de voltar, com todas essas competições que teremos. Espero que seja muito bom e que a gente consiga conquistar esses títulos”, destaca.

A escolha pelo número 11

No retorno ao Athletico Paranaense, Vitinho vestirá a camisa 11, que consagrou Nikão na CONMEBOL Sudamericana 2021. Antes de escolher o número, o atacante rubro-negro conversou com o ex-companheiro de clube. 

“Quando eu cheguei, falei que queria a 28. Foi o número que eu me identifiquei. Mas o Cuello já estava com ela. Então, eu mandei mensagem para o meu parceiro Nikão, para perguntar se ele ia ‘liberar a 11’. Ele disse que eu posso usar, para ir na fé que vai dar tudo certo. Ele deu a bênção e é só alegria agora”, brincou.

VITINHO
Vitor Hugo Naum dos Santos
Posição: Atacante
Número da camisa: 11
Data de nascimento: 1º de abril de 1999 (23 anos)
Altura: 1,80m
Dominância: canhoto

Números pelo Furacão
86 jogos 
17 gols 

Títulos
2018: Campeonato Paranaense
2019: Campeonato Paranaense
2019: Levain Cup
2019: Copa do Brasil
2020: Campeonato Paranaense
2021: CONMEBOL Sul-Americana

Fotos: Fabio Wosniak/athletico.com.br

Comentários