Time

Bryan García é do Athletico Paranaense!

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Do Equador para o Furacão! O volante Bryan García é novo reforço do Athletico Paranaense e se junta ao time athleticano na pré-temporada de 2022. Com o Rubro-Negro, o jogador equatoriano de 20 anos de idade tem pela frente desafios como a CONMEBOL Recopa, a CONMEBOL Libertadores, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Bryan García foi contratado junto ao Independiente del Valle, do Equador. Aprovado nos exames médicos, já firmou contrato com o Athletico Paranaense. O vínculo é definitivo, válido por quatro temporadas. O atleta já segue normalmente a agenda de treinos da equipe principal do Furacão.

“Esta é a minha primeira experiência em sair para um clube fora do meu país. E fico feliz que seja em um clube tão grande como o Athletico Paranaense”, declara Bryan García. “O clube possui ótimas instalações. Estou muito feliz em estar aqui. Chego para ser mais um a contribuir com a equipe. E quem sabe possa conquistar títulos e coisas muito grandes para o clube e para a minha carreira aqui”, projeta.

A trajetória de Bryan García até o Athletico Paranaense

A ainda jovem carreira de Bryan García já conta com títulos de expressão, como a CONMEBOL Libertadores Sub-20 de 2020. Como atleta profissional, conquistou também o Campeonato Equatoriano de 2021. Os dois títulos com o Independiente del Valle, clube que o profissionalizou.

Mas a história começa bem antes disso. Bryan nasceu em 18 de janeiro de 2001. É de Río Verde, cidade da província de Esmeraldas – região Noroeste do Equador, cerca de 170km da capital Quito. O gosto pelo futebol começou nos primeiros anos de vida, na cidade natal dele. Mas já na adolescência passou a viver em Guaiaquil para continuar a correr atrás do sonho no esporte.

Com 14 anos de idade, era jogador do Ciudadelas Del Norte, equipe bastante conhecida no país na formação de atletas. Três anos mais tarde, o jovem do interior se mudou novamente, desta vez para a “Grande Quito”. Passou a ser jogador da equipe de juniores do Independiente del Valle. Não demorou muito e, em maio de 2019, já fazia a primeira partida como jogador profissional.

Bryan García vai defender pela primeira vez um clube de fora do país de origem dele. Mas já acumula experiências que vão bem além das fronteiras equatorianas, com jogos disputados pela CONMEBOL Sul-Americana e pela CONMEBOL Libertadores.

“Vi várias partidas do Athletico Paranaense na última Sul-Americana. É um time muito interessante. Gostei bastante do estilo de jogo da equipe”, comenta o meio-campista. “O futebol brasileiro é bonito. Conta com bons jogadores. Espero que em breve eu possa ser visto como um deles. Quero fazer o melhor de mim aqui para isso”, comenta.

Estilo de jogo

Bryan García passou a ser um dos jogadores mais cobiçados do continente. Dentre as muitas razões, por fatores como uma boa condução de bola e uma boa visão de jogo. Ele também desarma bem. Tem vigor físico.

E quando a bola está com Bryan García, ele sabe bem o que fazer com ela. Tem um eficiente índice de corridas progressivas em direção ao campo adversário. Também serve muito bem os companheiros.

“Meu forte são as bolas em diagonal. Buscar os espaços vazios do campo”, apresenta-se o novo reforço do Rubro-Negro. “Gosto de dar passes fortes, em profundidade. E busco trabalhar tanto com a perna esquerda quanto com a direita”, conta ele que, na época de Independiente del Valle, tornou-se um dos mais acionados pelos companheiros.

Mais que um jogador em campo

Bryan García tem pela frente em torno de um mês até a primeira partida oficial da equipe principal do Athletico Paranaense em 2022. No dia 23 de fevereiro, o Furacão encara o Palmeiras pelo jogo de ida da CONMEBOL Recopa.

Quem sabe pode ser aí a primeira das muitas conquistas que o agora athleticano deseja alcançar na nova casa. O entusiasmo e a ambição dele para o futuro são bem grandes, dignos do clube que agora ele passa a defender.

“O Athletico Paranaense é um clube que tem condições de chegar muito longe. De repetir campanhas como a da Sul-Americana, chegar a ainda mais finais e ser campeão”, analisa. “Espero que a torcida não me veja apenas como um jogador, mas sim como um representante dela para fazer tudo pelo time dentro de campo”, encerra.

BRYAN GARCÍA
Posição: Volante
Nome completo: Bryan Jahir García Realpe
Data de nascimento: 18 de janeiro de 2001 (21 anos)
Cidade em que nasceu: Rio Verde (Equador)
Altura: 1,75
Dominância: Destro

Clubes como profissional:
2022: Athletico Paranaense
2021: Independiente del Valle
2020: Independiente del Valle
2020: Independiente Juniors
2019: Independiente del Valle

Fotos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Comentários