Time

Canobbio: “Escolhi o Athletico por ser um clube com projeto, estrutura e uma grande torcida”

Foto: Fabio Wosniak/athletico.com.br

Já faz tempo que a boa reputação do Athletico Paranaense não se restringe apenas aos limites da fronteira brasileira. E este é justamente um dos motivos que colaboraram para o Furacão contratar o atacante Agustín Canobbio, uma das grandes revelações do futebol sul-americano e que agora reforça o time rubro-negro. 

“Meu sentimento é de muita alegria por estar aqui no Athletico Paranaense hoje”, afirma Agustín Canobbio, na primeira entrevista como atleta do clube. “Escolhi o Athletico Paranaense por ser um clube que tem projeto, que tem uma linda estrutura e uma grande torcida. É um dos grandes clubes do continente. E espero aqui seguir crescendo na minha carreira”, vislumbra.

O Rubro-Negro e o jovem uruguaio de 23 anos de idade firmaram um vínculo contratual definitivo, válido por cinco temporadas. Aprovado nos exames físicos e médicos, Agustín Canobbio vestirá a camisa número 9 do Furacão.

Trajetória até o Athletico Paranaense

Agustín Canobbio é filho de Osvaldo Canobbio, conhecido atacante uruguaio que atuou por vários clubes no Uruguai e na Argentina. O pai do novo jogador athleticano foi inclusive companheiro de equipe de Lucho González no Huracán, da Argentina, em 2001. 

Agustín cresceu em Carrasco, tradicional bairro de Montevidéu. Os primeiros chutes na bola do jovem atacante aconteceram já nos primeiros anos de infância, no Club Córcega e depois no Carrasco Polo Club, ambos de Montevidéu.

Aos 13 anos de idade, Agustín Canobbio ingressou nas equipes de iniciação do Centro Atlético Fénix, um dos principais e mais tradicionais clubes do futebol uruguaio. “Los de Capurro” são famosos por revelar grandes atletas para o futebol continental e mundial.

Agustín Canobbio estreou como profissional pelo Fénix, aos 17 anos de idade. Foi em agosto de 2016, durante jornada do seu time válida pelo torneio de transição do Campeonato Uruguaio. Chegou à Seleção Uruguaia de Juniores, pela qual foi campeão do Sul-Americano Sub-20 de 2017. 

Em 2018, passou a ser atleta do Peñarol. Chegou à Seleção Uruguaia principal. Também conquistou os primeiros títulos da carreira. Em 129 jogos (125 oficiais) pelo Aurinegro de Montevidéu, levantou dois troféus da Liga Uruguaia (2018 e 2021) e uma Supercopa do Uruguai (2018). 

Como Agustín Canobbio joga

Agustín Canobbio é um uruguaio daqueles de alma pura em campo. Jogador de estilo vibrante, com um espírito bastante competitivo. Reúne a técnica e a essência do futebol uruguaio na função que realiza, geralmente cobrindo as extremidades do campo. 

Durante um jogo é bem comum ver Agustín Canobbio na área adversária, ajudando no ataque ou mesmo finalizando em gol. Mas nessa mesma partida, é bem provável que você vá vê-lo roubando a bola de um adversário lá no campo de defesa.

“Procuro ser um jogador bastante dinâmico. Intenso”, descreve Canobbio, a respeito das características em campo. “Sou um jogador que tem muita energia, que procura colaborar com a equipe. Ir e voltar constantemente. Um jogador que gosta bastante de pisar a área adversária e gerar ocasiões de gol aos meus companheiros”, comenta.

Os planos no Athletico Paranaense

Agustín Canobbio está visivelmente feliz no Athletico Paranaense. E embora impressionado com a grandeza das instalações do clube, já se sente em casa. Admite gostar bastante também do clima curitibano, que, na avaliação dele, muito lembra o de Montevidéu.

Na primeira entrevista, Agustín trouxe inclusive a garrafa térmica com água quente e a cuia com mate, companheiros inseparáveis dele durante boa parte da vida. Tradição bastante conhecida aqui no sul do continente, o mate também é um dos símbolos da amizade e do carisma do povo uruguaio. 

Aliás, representar o povo uruguaio é também um dos motivos que fez Agustín escolher o Athletico Paranaense. E aqui no clube brasileiro, ele vê a oportunidade para continuar jogando em alto nível e seguir evoluindo na carreira.

“Foram muitos os fatores que me fizeram escolher o Athletico Paranaense”, destaca Agustín Canobbio. “Tenho uma expectativa muito grande aqui. É um clube que conta com uma grande estrutura. Um clube que tem jogadores de muita qualidade. Um clube que tem intenção de seguir progredindo e crescendo cada vez mais em busca de conquistas”, valoriza. 

“Disputar uma Copa do Mundo com a Seleção Uruguaia é o sonho de todo menino no meu país. E o Athletico Paranaense pode me ajudar muito quanto a isso”, continua Canobbio. “Pude conquistar muitas coisas no Peñarol e agora quero fazer o mesmo aqui no Athletico Paranaense. Vou fazer o meu máximo pelo clube. Vou fazer o melhor de mim para o bem coletivo. E com o apoio de todos os meus companheiros, conquistarmos os objetivos finais do clube”, completa.

AGUSTÍN CANOBBIO
Agustín Canobbio Graviz
Posição: Atacante
Número da camisa: 9
Data de nascimento: 1º de outubro de 1998 (23 anos)
Cidade em que nasceu: Montevidéu (Uruguai)
Altura: 1,78m
Dominância: Destro

Clubes como profissional
2022: Athletico Paranaense
2022: Penãrol [Uruguai]
2021: Penãrol [Uruguai]
2020: Penãrol [Uruguai]
2019: Penãrol [Uruguai]
2018: Penãrol [Uruguai]
2017: Fénix [Uruguai]
2016: Fénix [Uruguai]

Títulos
2021: Campeão da Liga Uruguaia com o Peñarol
2018: Campeão da Liga Uruguaia com o Peñarol
2018: Campeão da Supercopa do Uruguai com o Peñarol
2017: Campeão do Sul-Americano Sub-20 com o Uruguai

Fotos: Fabio Wosniak/athletico.com.br

Comentários