Clube

Convocado, Canobbio fala do sentimento uruguaio em servir a Celeste na Copa do Mundo

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Qual o sentimento de servir sua seleção em uma Copa do Mundo? Conversamos a respeito com o atacante Agustín Canobbio, jogador do Athletico Paranaense. Canobbio foi confirmado na noite de quinta-feira (10) na lista final da Seleção do Uruguai para a disputa Mundial do Catar, no fim do mês.

“Meus familiares e eu ficamos muito felizes com o anúncio da minha convocação”, conta Agustín Canobbio. “Falamo-nos por videochamada após o anúncio. Foi muita emoção. Inclusive o vídeo [de anúncio dos convocados, divulgado aqui pela Associação de Futebol do Uruguai] foi incrível”, afirma.

No vídeo de anúncio dos convocados [veja abaixo], a AUF homenageou os atletas chamados destacando a origem dos jogadores de várias partes do país. No mesmo material, Canobbio também foi lembrado com o tradicional gesto que faz ao comemorar um gol. Um gesto que o athleticano sempre faz com carinho ao irmão dele.

“A relação do povo uruguaio com o futebol é algo que não se pode explicar com palavras. A Seleção é algo especial para todos nós”, declara Canobbio. “A camisa uruguaia mexe com cada jogador que a veste. É mais que defender três pontos dentro de campo. Defendemos cinco milhões de pessoas. E isto é algo emocionante e que me dá muito orgulho”, declara.

Agustín Canobbio também agradece ao Athletico Paranaense e aos companheiros do elenco rubro-negro pela felicidade que vive em agora defender o país em uma Copa do Mundo. Valoriza ainda cada um que o ajudou na trajetória. Fala de com bastante sentimento de todo o caminho que percorreu até realizar o sonho de infância.

“São muitas emoções pela forma que tudo se deu. Por tudo que foi este ano, um ano bastante intenso”, analisa Canobbio. “Essa convocação vem coroar tudo isso. Um ano de muito esforço. De alguém que nunca se dá por vencido e que hoje colhe os frutos. Hoje posso realizar o sonho de defender a minha seleção e o meu país em um Mundial”, completa.

Aos 24 anos de idade, Agustín Canobbio vai disputar a primeira Copa do Mundo da carreira dele. A primeira convocação para servir a Celeste foi em 25 de janeiro de 2022. Fez parte já da primeira lista do técnico do selecionado uruguaio Diego Alonso à ocasião.

Foi convocado em outras três oportunidades pelo treinador. A última delas, na noite de quarta-feira (10), que carimbou a passagem do athleticano para o Mundial do Catar.

Canobbio disputou três jogos pela Seleção do Uruguai até aqui. E com Canobbio em campo, o Uruguai venceu as três.

Agenda do Uruguai 

Após a última rodada do Campeonato Brasileiro, Agustín Canobbio segue para os Emirados Árabes Unidos, onde a Seleção do Uruguai vai se preparar para a Copa do Mundo.

O Uruguai está no Grupo H. Na primeira fase, enfrenta Coreia do Sul (24/11), Portugal (28/11) e Gana (2/12). As duas seleções mais bem colocadas se classificam para as oitavas de final.

Aliás, certamente os brasileiros estarão de olho também nesta chave dos uruguaios. Afinal, é daí que sai o adversário da Seleção Brasileira nas oitavas de final, caso o Brasil fique com uma das duas vagas do Grupo G na primeira fase. O Brasil enfrenta Sérvia (22/11), Suíça (28/11) e Camarões (2/12).

O primeiro colocado do Grupo G enfrenta o segundo colocado do Grupo H nas oitavas de final. E o primeiro colocado do Grupo H enfrenta o segundo colocado do Grupo G também nas oitavas.

Comentários