Vídeos

Cuca explicou a postura tática do Furacão na vitória sobre o Maringá; Assista ao vídeo!

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Foi uma vitória importantíssima, em um jogo muito difícil para o Athletico e que exigiu uma postura diferente da equipe. Segundo o técnico Cuca, apesar de não ter feito uma grande partida tecnicamente, o time rubro-negro precisou se adaptar às características da partida, anular o ponto forte do Maringá e conquistar uma pequena, mas significativa vantagem na decisão do Campeonato Paranaense.

“Foi uma partida disputada palmo a palmo. Não é um jogo comum. É uma final e é raro se ver um jogo aberto, com muitas chances de gol, porque está valendo tudo o que você fez até agora na competição. O Maringá há muito tempo não perdia em casa e sabíamos que a dificuldade existiria. Não foi um grande jogo em termos de espetáculo, mas um grande jogo em cima da entrega que os jogadores tiveram. Às vezes, o jogo te pede algumas ações diferentes da técnica, mas da luta, do empenho, da diminuição do espaço, como a gente teve hoje e fizemos muito bem”, avaliou.

O treinador explicou a opção pelas bolas longas na saída de jogo desde a defesa, o que impediu que o Maringá pressionasse a defesa athleticana.

“Em cima do estudo que a gente fez, vimos que não valia a pena o risco de sair jogando. Porque eles deixam lá atrás no mano para tentar roubar a bola na nossa defesa e fazer o gol. Eles vêm numericamente com mais jogadores com que você está defendendo e é um risco desnecessário, principalmente quando se está jogando fora de casa. Analisamos e vimos que não era necessário correr esse risco. E não corremos”, disse.

Segundo Cuca, o Athletico também conseguiu superar um desgaste físico maior que o do adversário. E para isso, as mudanças no 11 inicial foram fundamentais.

“O Maringá teve a semana inteira para trabalhar e não teve o desgaste da viagem. Nós jogamos quarta-feira um jogo duríssimo, decisivo, com uma viagem na sequência. Se eu entrasse hoje com a equipe que jogou quarta-feira, a chance de perder era muito maior. Porque hoje era um jogo de contato físico, de força, muito disputado. Então a gente tinha que entrar com o time mais saudável possível neste aspecto e por isso fizemos algumas trocas”, afirmou.

Para Cuca, o Athletico colocou em prática o que era necessário para superar as adversidades enfrentadas no Estádio Willie Davids.

“Existem momentos na competição que o mais importante não é a beleza do jogo, mas sim o resultado. E hoje era um jogo desses. Temos que dançar conforme a música e hoje a música era essa hoje. A gente dançou e muito bem. Não é fácil jogar contra o Maringá. Eles têm um sistema, uma maneira de jogar. Atacam a bola, não se importam em ficar no mano atrás. Estão com uma confiança muito alta, um time muito bem treinado e a gente venceu. Não é fácil. Eles não devem nada para nenhuma equipe do interior do Brasil inteiro”, ressaltou.

Comentários