Time

Experiência: Dezenove atletas inscritos pelo Furacão já atuaram na Conmebol Libertadores

Créditos: Miguel Locatelli/Site Oficial

Falta pouco para o Athletico Paranaense estrear na Conmebol Libertadores 2019! Nesta terça-feira (5), o Furacão entra em campo pela primeira rodada da fase de grupos. O duelo será às 21h30 [horário de Brasília], contra o Tolima, na Colômbia.

Esta será a sexta participação do Rubro-Negro na principal competição continental. O Athletico também esteve presente nas edições de 2000, 2002, 2005, 2014 e 2017 [relembre aqui as estreias].

Dos 30 jogadores inscritos pelo Furacão no torneio, dezenove já tiveram a emoção de atuar em uma partida da Conmebol Libertadores. Outros cinco foram inscritos em edições anteriores, mas não entraram em campo.

O líder athleticano em participações é o meia Lucho González. No total, já são seis oportunidades na Conmebol Libertadores e um título. Foram cinco edições pelo River Plate [Argentina] e uma pelo Furacão. Em 2017, Lucho atuou nos 12 jogos do Rubro-Negro.

Quem também tem experiência de sobra na competição é o lateral-direito Jonathan. Campeão em 2011 e vice-campeão em 2009, o jogador tem cinco participações na Conmebol Libertadores no currículo e também atuou pelo Furacão em 2017.

Na sequência, estão os zagueiros Paulo André e Thiago Heleno e o volante Wellington, que já disputaram quatro vezes a Conmebol Libertadores. O argentino Marco Ruben e colombiano Anderson Plata estiveram em três edições do torneio. Léo Cittadini e Marcelo já disputaram a competição duas vezes.

“Todo clube quer disputar uma Libertadores. É uma competição muito importante e que tem um clima diferente”, apontou Thiago Heleno. “Sabemos da importância que tem também para os jogadores. Já disputei quatro vezes e poder estar em mais uma é gratificante para mim. Temos um time forte e com condições de brigar pelo título”, completou.

Além dos atletas que já atuaram na Conmebol Libertadores, alguns jogadores já viveram de perto o clima do torneio, mas sem atuar. O goleiro Santos, por exemplo, esteve em todos os jogos do Furacão em 2014 e 2017, mas no banco de reservas. Renan Lodi, Léo Pereira, Bergson e Léo também foram inscritos em edições anteriores, mas ainda não estrearam.

Confira, abaixo, os atletas rubro-negros que já participaram da Conmebol Libertadores:

– 6 participações: Lucho González
– 5 participações: Jonathan
– 4 participações: Paulo André, Thiago Heleno e Wellington
– 3 participações: Anderson Plata e Marco Ruben
– 2 participações: Léo Cittadini e Marcelo
– 1 participação: Braian Romero, Bruno Guimarães, Camacho, João Pedro, José Ivaldo, Madson, Matheus Rossetto, Nikão, Robson Bambu e Tomás Andrade

Comentários