Time

Fechado com o Furacão! Zagueiro Lucas Fasson é contratado pelo CAP

Créditos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

O jovem zagueiro Lucas Fasson é o novo reforço do Athletico Paranaense. Talento formado no Brasil e um dos destaques na primeira divisão do Chile, o jogador chega para integrar a equipe principal do Furacão. O vínculo com o Rubro-Negro é definitivo, com contrato válido por cinco temporadas.

Fasson tem 20 anos de idade e já acumula grandes exibições no futebol chileno. Natural de Santo André (SP), foi formado nas divisões de base do São Paulo. Em 2020, transferiu-se ao Deportivo Serena, do Chile, para a primeira experiência internacional da ainda jovem carreira. 

“Voltar ao Brasil foi importante neste momento da minha carreira”, conta Lucas Fasson. “E o Athletico Paranaense é um clube muito grande, que tem uma forma de jogar que sempre admirei. Também é um clube que sempre formou bons jogadores, inclusive na posição em que jogo. Fico honrado em poder vestir essa camisa. E espero poder evoluir com a ajuda dos meus companheiros e de todos aqui do clube”, planeja. 

Como joga

Lucas Fasson tem se destacado pelo talento, muitas vezes até pouco comum a jogadores da posição dele. Sabe sair jogando com a bola. E bem. Tem qualidade em passes progressivos, o que confere a ele uma habilidade inclusive na organização do jogo.

Mas também conserva a eficiência nas funções típicas da posição. É um defensor com grande recuperação de bola. Destaca-se ainda pelo jogo aéreo, com números expressivos em todas as zonas defensivas do campo. Características que renderam a ele ainda uma convocação à Seleção Brasileira Sub-20 no Torneio Internacional no Chile, em dezembro do ano passado.

“Sou um zagueiro que gosta de sair jogando”, afirma Lucas Fasson. “É claro que há momentos em que você precisa dar o ‘chutão’. Mas uma das qualidades que tenho buscado desenvolver é a saída de jogo. Também busco sempre aprimorar minha velocidade e jogo aéreo. Acredito que tenho características muito parecidas às do Athletico, que pratica um futebol de coragem e que sabe sair jogando com a bola. É uma das melhores equipes do Brasil que fazem isso. E faz isso com muita qualidade”, completa. 

Fã de Thiago Heleno

Lucas Fasson é um grande entusiasta do futebol moderno. Algo que o ajudou a desenvolver habilidades para atuar também de lateral-esquerdo e volante se assim for necessário em uma partida, como ele próprio destaca.

Sempre atento ao futebol nacional e internacional, o novo reforço athleticano se declara fã do zagueiro espanhol Sergio Ramos [do Paris Saint-Germain, da França] e do zagueiro holandês Virgil van Dijk [do Liverpool, da Inglaterra]. Mas tem um defensor brasileiro que também sempre chamou a atenção do jovem.

“Há muitos jogadores bons na minha posição, que sempre me inspiraram. E um deles é sem dúvida o Thiago Heleno”, destaca Lucas Fasson. “É um jogador experiente, de grande técnica, qualidade e liderança. Fico muito feliz de ter essa oportunidade de agora trabalhar ao lado dele. Espero que eu possa aprender muito com ele e com os meus demais companheiros também”, completa.

LUCAS FASSON
Posição: Zagueiro
Nome completo: Lucas Fasson dos Santos
Data de nascimento: 30 de maio de 2001 (20 anos)
Cidade em que nasceu: Santo André (SP)
Altura: 1,90m
Dominância: Canhoto

Clubes como profissional:
2021: Athletico Paranaense
2021: Deportivo La Serena (Chile)
2020: Deportivo La Serena (Chile)
2020: São Paulo (SP)
2019: São Paulo (SP)

Seleção Brasileira Sub-20:
Participou do Torneio Internacional no Chile, em dezembro de 2020.

Fotos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Comentários