Time

Furacão enfrenta o Barretos em duelo direto por vaga na segunda fase da Copinha 2023

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br | 01-01-2023

Chegar à segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023. Para isso acontecer, a equipe sub-20 do Athletico Paranaense depende apenas das próprias forças nesta segunda-feira (9). O desafio é contra o Barretos (SP), time da cidade que recebe o Grupo 7 da primeira fase da Copinha.

A partida começa às 15hm no Estádio Fortaleza, em Barretos – no norte paulista, a 421 km da capital São Paulo. O jogo vai contar com transmissão ao vivo pelo canal de TV por assinatura Sportv. O www.athletico.com.br e as redes sociais oficiais do Rubro-Negro também estarão ligados no duelo.

O que a piazada do Caju precisa para fica com a vaga? 

O jovem time athleticano chega à última rodada da primeira fase da Copinha 2023 com duas vitórias em dois jogos – 4 a 1 sobre o Picos (03/01) e 1 a 0 sobre o São Bento (06/01). Se empatar com o Barretos já fica com a vaga e a liderança do Grupo 7.

Barretos e Picos (3 pontos cada) ainda chegam à última rodada com chances de classificação. E mesmo o São Bento, com duas derrotas em dois jogos, também está na disputa por vaga, que poderia vir em caso de uma vitória expressiva sobre o time piauiense associada a um triunfo athleticano sobre os donos da casa. São Bento x Picos se enfrentam às 12h45 também desta segunda-feira (9) no Estádio Fortaleza, em Barretos.

“Mesmo tendo vencido as duas primeiras partidas, nosso objetivo não muda. É buscar a vitória neste terceiro jogo”, destaca o lateral-esquerdo Vinicius Kauê. “Fizemos os últimos ajustes necessários à nossa equipe para essa partida. E tudo que treinamos, vamos buscar colocar em prática neste jogo”, conta o jogador a respeito dos dois dias de atividades dedicadas ao duelo.

“Nosso elenco está muito confiante para esta competição” continua Vinicius Kauê. “Estamos bastante concentrados nos nossos objetivos na Copa São Paulo. Queremos chegar o mais longe possível. Claro, pensando fase a fase. Mas se Deus quiser, buscar chegar à final”, projeta.

Próxima fase 

Depois de começar com 128 participantes, a Copinha 2023 vai para a segunda fase com 64 postulantes ao título. E a partir daí até a grande final, os jogos são em sistema de eliminatória simples. Jogo único. Perdeu, volta para casa. Em caso de empate no tempo normal, é declarado vencedor quem for melhor na disputa por pênaltis.

Caso fique com a primeira colocação do Grupo 7, o Athletico vai enfrentar o Guarani (SP), que terminou na segunda colocação do Grupo 8 – chave sediada em Franca, também no norte paulista. Se o Furacão terminar na vice-liderança, o adversário passa a ser o Grêmio – primeiro colocado do Grupo 8.

Os jogos da segunda fase estão previstos para quinta (12) ou sexta-feira (13). Tanto as datas, os horários, bem como o local dos jogos, serão definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora da competição.

Se for avançando na Copinha, o Furacão Sub-20 tem pela frente ainda no caminho em busca do título a terceira fase (dia 14 ou dia 15 de janeiro), a fase oitavas de final (dia 16 ou dia 17), quartas de final (dia 18, 19 ou 20), semifinal (21 ou 22) e a decisão do título, prevista para 25 de janeiro, em São Paulo (SP).

História 

O Athletico Paranaense participa pela 27ª vez da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A primeira foi em 1973. E com a presença de 2023, os times de formação do Rubro-Negro já somam 112 jogos na história do torneio. Conquistaram 57 vitórias e 29 empates. Marcaram 235 gols e sofreram 128.

A melhor campanha athleticana na Copinha foi em 2009, quando terminou com o vice-campeonato. É o melhor desempenho de um clube do estado do Paraná na história do torneio.

Jogadores como o goleiro Bento e o atacante Marcelo Cirino, ambos do atual elenco principal, já atuaram na Copinha. O atual técnico do Furacão Sub-20, Juca Antonello, foi campeão do torneio quando ainda era atleta do Internacional, em 1998. Juca era volante daquele time colorado.

BARRETOS x ATHLETICO PARANAENSE
Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023 | Primeira Fase | Grupo 7 | Rodada 3
Local: Estádio Antônio Gomes Martins (Fortaleza), em Barretos (SP)
Início: 15h

Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistente 01: Gabriel Rodrigues Santos (SP)
Assistente 02: Vinicius Santana da Silva (SP)
Quarto árbitro: Marcus Saade de Paula (SP)

Fotos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br – Arquivo

Comentários