Time

Neste dia: 25 anos de uma noite histórica!

Créditos: Acervo histórico/Athletico Paranaense

Uma partida memorável do Athletico na Copa do Brasil está completando 25 anos. No dia 5 de março de 1996, a antiga Baixada foi o palco de uma atuação épica do Furacão, em uma noite de sonho para quem esteve presente no Caldeirão.

O Rubro-Negro, que vinha da recente conquista da Série B do Campeonato Brasileiro, enfrentaria o Santos, então vice-campeão do Brasileirão. O adversário tinha um timaço, com Giovanni, Robert, Macedo e o goleiro Edinho, filho do Rei Pelé.

A torcida athleticana vivia a expectativa de ver o time repetir o feito de dois meses antes, quando o Furacão havia derrotado, por 3 a 1, o Botafogo – o time de Túlio Maravilha, Donizete e Sérgio Manoel, algoz do Peixe na decisão do Brasileirão de 1995.

Superar os dois melhores times do Brasil seria uma grande afirmação para o Athletico, que vivia o início de sua revolução e voltava à Primeira Divisão após um longo período. O Joaquim Américo lotado era o cenário para o desafio.

E a noite foi mesmo de show. Da torcida rubro-negra nas arquibancadas e do Furacão de Oséas e Paulo Rink no gramado.

Impulsionados pela galera, os jogadores rubro-negros partiram para cima. Em cinco minutos, Edinho fez três defesas milagrosas. Mas o filho do Rei não poderia conter tal avalanche.

Aos 17′ do primeiro tempo, Oséas voou para fazer o primeiro, após um rebote do goleiro santista. Aos 9′ da segunda etapa, Paulo Rink escorou de cabeça um cruzamento da direita e marcou o segundo. E Oséas, o artilheiro das trancinhas, colocou mais uma bola na rede aos 27′, ao invadir a área pelo lado direito e bater cruzado.

Placar final: 3 a 0 para o Furacão!

Um resultado que, além de carregar todo o seu simbolismo, deixava o Athletico com uma grande vantagem para o jogo de volta do duelo, válido para a segunda fase do torneio nacional.

E na Vila Belmiro, uma semana depois, o Rubro-Negro se impôs mais uma vez. Podendo perder por até dois gols de diferença, saiu atrás no placar, mas foi buscar o empate com um gol antológico de Paulo Rink. Esse golaço fica para outro #NesteDia… 

A classificação sobre o Santos era a prova de que o Athletico estava pronto para encarar os grandes clubes do país. E o prenúncio da grande campanha no Brasileirão de 1996.

Na história: Athletico Paranaense 3×0 Santos
Copa do Brasil 1996: Segunda fase – Jogo de ida
Data: 05/03/1996
Local: Estádio Joaquim Américo
Público: 16.702 pagantes

Athletico Paranaense: Ricardo Pinto; Pavão, Andrei, Luís Eduardo e Elias; Alex Lopes, Sidiclei (Matosas), Luís Carlos (Everaldo) e Jean Carlo; Oséas e Paulo Rink
Técnico: Emerson Leão
Gols: Oséas, aos 17′ do primeiro tempo; Paulo Rink, aos 9′, e Oséas, aos 27′ do segundo tempo
Cartões amarelos: Luís Eduardo e Jean Carlos

Santos: Edinho; Marcos Adriano, Sandro, Ronaldo Marconato (Cerezo) e Cláudio; Gallo, Vágner (Batista), Robert e Giovanni; Clóvis Cruz e Macedo (Marcelo Passos)
Técnico: Candinho
Cartões amarelos: Galo e Clóvis Cruz
Cartão vermelho: Giovanni

Comentários