Clube

Furacão entre os maiores! Os 21 anos do título que mudou a história

Foto: Sergio Sade

23 de dezembro de 2001. A simples menção à data é suficiente para alegrar qualquer athleticano. Um dia mágico, cheio de simbolismo, que nesta sexta-feira (23) ganha mais um emblema, ao completar 21 anos.

No primeiro ano do novo milênio, na antevéspera de Natal, uma estrela dourada brilhou no céu da Baixada. 

Naquela tarde, em São Caetano do Sul, a ideia que surgiu em 1995 ganhou materialidade. A ideia de transformar o clube que foi a paixão de nossos antepassados, desde 1924, em um dos grandes expoentes do esporte brasileiro.

Nunca mais o time que está no coração da maioria dos paranaenses seria coadjuvante. Pois mesmo nas adversidades, ele jamais deixou de crescer.


Foto: Sergio Sade

É por isso que na memória de cada torcedor rubro-negro e nos registros históricos do Furacão estará sempre o nome de Alex Mineiro.

E os de Flávio, Alessandro, Gustavo, Nem, Rogério Corrêa, Fabiano, Cocito, Kleberson, Adriano e Kléber.

E também os de Souza, Ilan, Ivan, Igor, Adauto, Emerson, Tiago Cardoso, Pires, Rodriguinho, Rogério Souza, Dagoberto, Daniel, Erandir, Geraldo, Bruno Reis, Douglas Silva, Leonardo, Altair e Rodrigues. E Geninho.

E Alex Mineiro.

Em cada um deles, que entrou em campo por ao menos um minuto ao longo daquela trajetória, está representada a alegria absoluta. A realização plena. Que já pode ter sido igualada, mas nunca será superada, pois é eterna.

É relembrar o semblante de cada athleticano que saiu às ruas para comemorar naquele dia, o 23 de dezembro de 2001. Está ali, no rosto de cada um deles, a verdade que se tornou imortal quando foi erguido, no Anacleto Campanella, o troféu de campeão brasileiro.

O Athletico está para sempre entre os maiores.


Foto: Revista do Athletico Paranaense/Acervo histórico

Na história: São Caetano 0x1 Athletico Paranaense 
Campeonato Brasileiro 2001: Final – Jogo de volta
Data: 23/12/2001 (domingo)
Horário: 16h
Local: Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP)
Público total: 20.000

Árbitro: Carlos Eugênio Simon
Assistentes: José Carlos Oliveira e Altemir Haussman


Foto: Sergio Sade

São Caetano: Sílvio Luiz; Mancini, Daniel, Dininho e Marcos Paulo (Müller, aos 11′ do 2º tempo); Simão, Serginho (Bechara, no intervalo), Adãozinho e Magrão; Esquerdinha (Marlon, aos 27′ do 2º tempo) e Anaílson
Técnico: Jair Picerni
Cartões amarelos: Simão, Mancini e Esquerdinha

Athletico Paranaense: Flávio; Nem, Gustavo e Rogério Corrêa (Igor, aos 26′ do 2º tempo); Alessandro, Cocito (Pires, aos 33′ do 2º tempo), Adriano, Kléberson e Fabiano; Kléber (Souza, aos 38′ do 2º tempo) e Alex Mineiro
Técnico: Geninho
Gol: Alex Mineiro, aos 22’ do segundo tempo
Cartões amarelos: Nem, Rogério Corrêa e Adriano

Comentários