Notícia

Pela #GlóriaEterna: Trajetória começou com vitória no Peru

Foto: Lucimar do Carmo

O Athletico está prestes a viver um dos pontos altos de uma trajetória que começou há 22 anos. No dia 16 de fevereiro de 2000, o Furacão entrou em campo em Lima, no Peru, para sua primeira partida pela CONMEBOL Libertadores.

E a história rubro-negra no principal campeonato das Américas começou em grande estilo. Diante do Alianza Lima, aquele timaço inesquecível deu show e apresentou “El Paranaense” ao continente com uma vitória de 3 a 0.

O jogo dá início a uma série de matérias e entrevistas, que serão publicadas no site oficial e nas redes sociais do Furacão. Nos próximos dias, vamos recordar os melhores momentos da caminhada athleticana até a grande final do dia 29 de outubro, em Guayaquil! 

A primeira batalha

O Athletico chegou à CONMEBOL Libertadores de 2000 após a conquista da Seletiva, no final do ano anterior. A equipe comandada pelo técnico Vadão era conhecida pelo famoso “Quadrado Mágico”. Tinha a velocidade e a qualidade técnica como características.

E logo com seis minutos de bola rolando no jogo contra o Alianza Lima, aconteceu o primeiro gol do Furacão na história do torneio continental, marcado pelo lateral Luisinho Netto.

“Fomos para lá sabendo que a gente precisava de uma boa estreia. Até porque ninguém nos conhecia. Éramos uma equipe nova no cenário internacional. Conquistamos uma vitória fantástica, em que eu pude fazer o primeiro gol da história do Athletico em uma competição internacional”, afirma Luisinho.

Foi um gol com a característica do lateral artilheiro. Ele recebeu a bola próximo à linha de fundo e mandou um chute cruzado em direção à área, que pegou o goleiro adiantado e entrou na gaveta!

E no final do primeiro tempo, veio o segundo, com a marca do artilheiro Lucas. Um passe perfeito de Kelly quebrou a defesa peruana e deixou o camisa 9 na cara do gol. Toque fatal na saída do goleiro e bola no fundo da rede!

“Foi um jogo inesquecível. Meu gol saiu em uma jogada rápida. Era típico do nosso time esse tipo de jogada, entrar tabelando entre as linhas. Tive tranquilidade para tocar na saída do goleiro. Foi talvez a minha maior alegria. Uma emoção indescritível. A gente sabia que estava entrando para a história”, diz Lucas.

Na etapa final, o Athletico ainda ampliou. Aos 16′, a assistência de mestre saiu dos pés de Lucas e encontrou Kelly entrando em velocidade na área. Ele dominou com categoria e tirou do goleiro com um toque sutil. Golaço para fechar uma estreia perfeita.

Na história: Alianza Lima 0x3 Athletico Paranaense 
CONMEBOL Libertadores 2000: Grupo 1 – 1ª rodada
Data: 16/02/2000 (quarta-feira)
Horário: 23h (Brasília)
Local: Estádio Alejandro Villanueva (Matute), em Lima (Peru)

Árbitro: John Jairo Toro (Colômbia)
Assistentes: Jorge Hoyos (Colômbia) e Daniel Wilson (Colômbia)
Árbitro reserva: Manuel Neira (Peru)

Alianza Lima: Percovich; Llanos, Chacón, Arakaki e Penalillo; W. Reyes, John Hinostroza (Espejo), Sánchez (V. Reyes) e Paulo Hinostroza; Chévez e Cominges (Sotomayor). Técnico: Jorge Luis Pinto
Cartão amarelo: Espejo

Athletico Paranaense: Flávio; Luisinho Netto, Leonardo, Gustavo e Jorginho; Marcos Vinícius, Goiano, Adriano (Kléberson) e Kelly (Everaldo); Lucas e Kléber (Silvinho). Técnico: Oswaldo Alvarez (Vadão)
Gols: Luisinho Netto, aos 7′, e Lucas, aos 43′ do primeiro tempo; Kelly, aos 16′ do segundo tempo 

Luisinho Netto em ação com a camisa rubro-negra. Foto: Arquivo histórico/Athletico Paranaense

Athletico na CONMEBOL Libertadores 2000

O Furacão fez uma grande campanha na primeira fase. Os adversários do Grupo 1 foram Alianza Lima (Peru), Emelec (Equador) e Nacional (Uruguai). O time rubro-negro conquistou cinco vitórias e um empate, com 12 gols marcados e apenas dois sofridos.

Nas oitavas de final, o adversário foi o Atlético Mineiro, segundo colocado do Grupo 8. Na primeira partida, em Belo Horizonte, o time da casa venceu por 1 a 0. O jogo de volta foi na Arena completamente lotada. O Furacão abriu a vantagem de 2 a 0, mas sofreu o gol no final do segundo tempo. Nos pênaltis, o adversário levou a melhor por 5 a 3.

Primeira fase
16/02/2000 – Alianza Lima 0x3 Athletico
09/03/2000 – Athletico 1×0 Emelec
15/03/2000 – Nacional 1×3 Athletico
22/03/2000 – Athletico 2×1 Alianza Lima
04/04/2000 – Emelec 0x0 Athletico
12/04/2000 – Athletico 2×0 Nacional

Oitavas de final
02/05 – Atlético-MG 1×0 Athletico
11/05 – Athletico 2 (3)x(5) 1 Atlético-MG

Comentários