Time

Sargento no Furacão! Zagueiro Mateo Gamarra reforça o Athletico Paranaense

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

O futebol paraguaio é um dos principais formadores de jogadores do futebol sul-americano. E vem de lá um dos grandes talentos do continente no setor defensivo. Mateo Gamarra, novo zagueiro do Rubro-Negro!

Com passagens pela Seleção do Paraguai, Mateo Gamarra tem 23 anos de idade e estava no Olimpia. Assinou vínculo de quatro anos com o Rubro-Negro.

“Estou muito feliz. Quero agradecer a todos do Athletico Paranaense por me receberem da forma como aqui me receberam. Eu me senti muito acolhido aqui. E isso por si só já me fez ter um carinho imenso pelo clube”, afirma Mateo Gamarra, o “Sargento”, apelido que recebeu dos torcedores do Olimpia.

“Os torcedores também podem ficar tranquilos. Porque vou dar 100% de mim sempre. Sou um jogador de muita dedicação, muito trabalho e de muita disciplina. Vou buscar conquistar títulos aqui com o clube. E para isso, temos que trabalhar”, destaca.

Grandes objetivos no Athletico

Conquistar títulos. Realizar um sonho pessoal de atuar no futebol brasileiro. Mateo Gamarra busca alcançar estes e outros objetivos. Entre eles, voltar a ser chamado para a Seleção Principal do Paraguai.

“Voltar à Seleção é um dos objetivos que tenho”, revela Mateo Gamarra. “Quero me adaptar o mais rápido possível aqui ao clube. Ter a oportunidade de ser novamente convocado”, diz.

“Representar o meu país é um grande sonho que tenho”, continua. “Já fui convocado algumas vezes, para alguns amistosos. Mas sonho ainda em poder jogar uma Copa América, uma Copa do Mundo. E vou trabalhar muito para isso”, encerra.

Trajetória

Mateo Gamarra González nasceu em 20 de outubro de 2000 em Concepción, cidade da região central paraguaia – cerca de 400km da capital Assunção. Começou no futebol ainda na infância, no bairro onde morava. O pai foi um dos grandes incentivadores e companheiro nesta trajetória.

Ingressou aos 15 anos de idade nas equipes de formação do Independiente Campo Grande, de Assunção. Estreou como profissional pelo mesmo Independiente FBC, em fevereiro de 2018. Defendeu ainda o 12 de Octubre (2020) e o Olimpia (2021, 2022 e 2023).

Foi campeão do torneio clausura da Liga Paraguaia em 2022, campeão da Copa do Paraguai em 2021 e campeão da Supercopa do Paraguai em 2021.

Momento de superação e de resiliência

Consolidar-se como jogador profissional. E agora, a primeira transferência internacional da carreira. Mateo Gamarra vive um grande momento.

Um sentimento que ele faz questão de compartilhar com a família. Mas o caminho até este momento atual, de estar em um grande clube do futebol brasileiro como o Athletico, não foi fácil.

“Olhando um pouco para o passado, parece que essa história feliz que vivo hoje seria bem diferente”, revela. “Durante a pandemia, o clube em que eu jogava encerrou momentaneamente as atividades”, relembra o defensor sobre a época em que atuava pelo Independiente FBC. “Então tive que voltar para o interior, buscar alternativas para sobreviver. Tive que trabalhar com outras atividades, como limpeza de pátio, de máquinas, pintor, qualquer coisa que surgisse”, conta.

Os tempos eram difíceis naquele período para Mateo e sua família. E não somente em questões econômicas. Pouco tempo antes, haviam passado por um grande baque.

“Foi um momento muito difícil. Muito difícil”, continua Mateo Gamarra, que se emociona durante a entrevista. “Antes da pandemia, havia perdido meu pai. Isso é muito difícil para mim, porque tudo que vim a conquistar depois meu pai não pôde estar comigo. E isso é algo que me pesa muito, porque sempre fomos muito unidos”, lamenta sobre a passagem do pai, em 2017.

Mas Mateo Gamarra segue em frente. Comenta de como cresceu, principalmente depois de tudo pelo que precisou passar.

“A vida é difícil para todos”, afirma. “Mas em algum momento, ela vai devolver tudo de melhor para você. Vai de você manter a disciplina sempre. E isso é algo que me caracteriza. Sou disciplinado, sério. Sou uma pessoa correta e honesta. E sempre mantive isso apesar de todas as dificuldades. Deus e a vida me presentearam com muitas coisas. Uma delas é estar aqui no Athletico Paranaense. Agradeço muito pelo lugar onde estou agora”, enfatiza.

MATEO GAMARRA – ZAGUEIRO
Nome completo: Mateo Gamarra González
Data de nascimento: 20 de outubro de 2000 (23 anos)
Cidade em que nasceu: Concepción (Paraguai)
Número de camisa que vai utilizar: 15
Altura: 1.83m
Dominância: canhoto

Clubes como profissional:
2024: Athletico Paranaense
2023: Olimpia (Paraguai)
2022: Olimpia (Paraguai)
2021: Olimpia (Paraguai)
2020: 12 de Octubre (Paraguai)
2019: Independiente FBC (Paraguai)
2018: Independiente FBC (Paraguai)

Seleção Principal do Paraguai:
6 convocações
3 jogos amistosos em 2022

Conquistas:
2022: Campeão da Liga Paraguaia – Clausura
2021: Campeão da Supercopa do Paraguai
2021: Campeão da Copa do Paraguai

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br

Comentários