Time

Thiago Andrade reforça o Athletico Paranaense

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

O Athletico Paranaense passa a contar com o talento do atacante Thiago Andrade, jogador de 22 anos de idade que chega ao Furacão para a disputa da CONMEBOL Libertadores, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil de 2023.

O vínculo do jogador com o Rubro-Negro é por empréstimo junto ao New York City FC, dos Estados Unidos. O contrato com o CAP vai até o fim da atual temporada.

“Mudar de país neste momento se deve principalmente ao projeto que o Athletico oferece”, destaca Thiago Andrade. “Fiquei muito feliz em vir para cá. O Athletico é um grande clube, que tem uma estrutura acima da média. Algo que nunca vi parecido em toda a minha carreira. Venho para buscar mostrar meu trabalho, ajudar o clube. Entregar o meu melhor para nossa equipe”, planeja.

Thiago chegou ao Brasil nesta segunda-feira (3). Aprovado nos exames médicos e físicos que antecedem a assinatura do contrato, já está com o vínculo firmado junto ao Athletico Paranaense.

O jogador vai utilizar o número 19 na camisa de jogo.

Carreira

Thiago Andrade nasceu em Araras (SP), cidade que fica a 174km da capital paulista. Os primeiros passos no futebol foram ainda nos primeiros anos de infância, nas equipes de iniciação do União São João, clube da sua cidade natal.

“Um dos grandes incentivadores da minha carreira foi meu pai. Ele foi a peça-chave”, agradece Thiago Andrade ao se lembrar desse início. “Ele me levava para todos os cantos. É um cara super trabalhador também, uma pessoa especial”, continua ao se referir com carinho ao pai, Sr. Marinaldo.

O próximo passo da carreira foi em Jaú, ainda no interior de SP. Com idade de juvenil, chegou a disputar uma Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo time paulista. Não demorou muito para despertar interesse de alguns dos principais clubes do país e do futebol do exterior.

Aqui no Brasil, passou pelas equipes de formação do Fluminense (RJ) e do Bahia (BA) antes da primeira saída ao estrangeiro. Defendeu o Portimonense, equipe do sul de Portugal. Por lá, atuou no Campeonato Nacional Sub-23 em 2019. No mesmo ano, retornou ao Brasil para as equipes de formação do Bahia.

Estreou como profissional justamente quando defendia o Bahia, em 6 de janeiro de 2021, durante partida válida pela Série A do Campeonato Brasileiro de 2020. Em março de 2021, foi negociado com o New York City FC, dos Estados Unidos, que detém os direitos econômicos do jogador.

“Comecei muito novo no futebol”, enfatiza Thiago Andrade. “E conforme fui crescendo, fui percebendo que poderia acreditar nesse sonho. Tive que amadurecer muito cedo na minha vida. Venho de família humilde, que depende de mim. Por isso, minha expectativa aqui no Athletico é muito grande. Quero dar o meu melhor sempre”, promete.

O retorno ao Brasil

Thiago Andrade se mostra motivado com os desafios que tem pela frente com o Athletico Paranaense. CONMEBOL Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro. Competições que ele sonha acrescentar com as duas que obteve nos Estados Unidos.

O jogador vê no Rubro-Negro a oportunidade de seguir se desenvolvendo e evoluindo na carreira.

“Todo atleta sonha em jogar uma competição como a Libertadores”, destaca Thiago Andrade. “É um campeonato de alto nível, com vários jogadores de destaque que sempre estão buscando esse título e entrar para a história”, comenta.

“Por isso, o torcedor pode esperar de mim muito foco, muita determinação”, continua o atacante. “Vou fazer o meu máximo para ajudar minha equipe a ganhar jogos, buscar conquistar os títulos. É tudo o que importa para mim neste momento”, completa.

THIAGO ANDRADE
Nome completo: Thiago Eduardo de Andrade
Posição: atacante
Data de nascimento: 31/10/2000 (22 anos)
Cidade em que nasceu: Araras (SP)
Dominância: destro 
Número da camisa: 19

Clubes como profissional:
2023: Athletico Paranaense
2023: New York City
2022: New York City
2021: New York City
2021: Bahia
2020: Bahia

Títulos como profissional por equipes:
2022: Campeão da Campeones Cup com o New York City
2021: Campeão da MLS com o New York City 

Fotos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Comentários