Time

Vitor Bueno está contratado! Mais um reforço que torna o Rubro-Negro ainda mais forte para 2022

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

O Athletico Paranaense segue se reforçando para as principais competições do continente. E quem chega agora ao clube é o meio-campo Vitor Bueno, mais um nome de destaque no futebol nacional que fará parte da equipe do Rubro-Negro.

“Chegar a um grande clube como o Athletico já é mais um grande sonho que se realiza na minha carreira”, afirma Vitor Bueno. “Em uma equipe grande como essa, com tudo o que oferece, temos que sonhar e temos que brigar por conquistas. Vamos trabalhar firmes e fortes para conquistar os objetivos já a partir de fevereiro, quando temos pela frente nossa primeira final do ano”, planeja.

Vitor Bueno já assinou contrato com o Furacão. O vínculo é definitivo, válido inicialmente por três temporadas. Ele vestirá a camisa 8 do Rubro-Negro.

Admiração pelo Clube

Vitor Bueno chega ao Athletico com o entusiasmo de quem ainda tem muitos sonhos a realizar na carreira. Tem só 27 anos e muito tempo para isso. E deixa claro que vê no Rubro-Negro o cenário ideal.

Elogiou a modernidade da administração. Elogiou a estrutura e dimensão das instalações do clube. Gosta da forma de jogo que o Rubro-Negro utiliza. Também se mostra bastante confiante com relação ao desempenho do clube nas competições que começam a partir de fevereiro.

“Quem vê de fora admira muito os jogadores que estão aqui no Athletico Paranaense”, afirma Vitor Bueno, sobre os companheiros de time que passa a ter. Um deles, Léo Cittadini. Aliás, Vitor é padrinho de casamento do volante athleticano. Uma amizade que começou ainda na época em que atuavam juntos no Santos.

“Sempre que vinha jogar aqui na Arena, já admirava o Clube. Os jogadores no mundo do futebol se falam. E falam bastante que o Athletico hoje é o exemplo a ser seguido tanto no futebol brasileiro quanto no futebol mundial. É um clube muito organizado. E não é à toa que está chegando às finais das competições que disputa. E tanto eu quanto o Clube, só temos a crescer. E vamos trabalhar para colocá-lo no mais alto nível do futebol mundial ainda”, projeta.

Início da trajetória

Vitor Frezarin Bueno nasceu no dia 5 de setembro de 1994, em Ribeirão Preto, no Norte do Estado de São Paulo. Mas viveu boa parte da infância na vizinha Monte Alto.

A vida no futebol começou bem cedo para Vitor Bueno, ainda junto à família em Monte Alto. Até os 12 anos de idade, já tinha uma rotina ligada ao esporte em treinos e competições. Saía para jogar nas várias cidades da região, mas ainda sempre voltava para casa aos cuidados dos pais. Algo que mudou no passo seguinte da carreira.

“Minha relação com o futebol começou desde muito pequeno. Jogar futebol era a minha brincadeira favorita”, conta Vitor Bueno, que se recorda com muito carinho da época. “Aos 13 anos de idade, foi quando saí de casa em busca do meu sonho”, completa.

Aos 16 anos de idade, o jovem meio-campista seguia ainda no Norte de São Paulo. Mas desta vez, deixou a casa dos familiares para integrar as equipes de base do Monte Azul Atlético Clube, no alojamento do clube em Monte Azul Paulista.

O menino cresceu. Evoluiu. Aos 18 anos de idade, o futebol já era coisa bem séria na vida de Vitor Bueno. Foi quando então mudou-se para Ribeirão Preto, para fazer parte da equipe de juniores do Botafogo (SP). O sonho em se tornar atleta profissional estava perto de acontecer.

E isso aconteceu pouco tempo depois. Estreou como profissional pelo Botafogo (SP), em 25 de janeiro de 2014. Tinha 19 anos de idade à época. Ficou em Ribeirão Preto até julho de 2015. E até hoje deixa saudades por lá. Em 34 jogos pelo Botafogo (SP), anotou 10 gols.

Sucesso no Santos, passagem pela Europa e desafio no Furacão

Vitor Bueno chegou ao Santos para, inicialmente, fazer parte do time Sub-23 santista. Mas logo subiu à equipe principal, em setembro do mesmo ano. A partir daí, construiu uma das melhores fases da carreira. Inclusive que rendeu a ele o prêmio de revelação do Campeonato Brasileiro de 2016 e uma negociação de empréstimo ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, em 2018.

Esteve com o Dínamo em 2018 e 2019. Fez parte do grupo que disputou a Liga dos Campeões da Europa e a Liga Europa. Voltou ao Brasil em abril de 2019, como novo reforço do São Paulo.

Pelo time da capital paulista, atuou em 120 partidas entre 2019 e 2021. Agora, o Athletico Paranaense passa a ser o quinto clube da carreira do jogador.

No total, Vitor Bueno disputou 257 partidas oficiais como atleta profissional. Destas, 162 foram como titular. Marcou 47 gols.
Campeão do Campeonato Paulista em 2016 com o Santos e em 2021 com o São Paulo. Artilheiro da Copa Paulista de 2014 com o Botafogo-SP. Dono do gol mais bonito do Campeonato Paulista de 2016.

Na carreira, esteve em campo ainda por CONMEBOL Libertadores, CONMEBOL Sul-Americana, Brasileirão, Copa do Brasil, Campeonato Ucraniano e a Copa da Ucrânia.

Como joga

Vitor Bueno é um jogador de muita qualidade do meio para frente. Tem habilidades que inclusive já o levaram a ser utilizado tanto como meio-campo centralizado como um meia ofensivo que “flutua” mais para as beiradas do campo.

Pela qualidade que tem, chegou até a atuar como centroavante.

“Sou um jogador que procura ser bastante versátil”, resume Vitor Bueno. “Até chegar ao Santos, sempre joguei na função de meio-campo. No Santos, também joguei mais aberto, mas mesmo assim tinha a liberdade para poder ‘flutuar’ em campo, seja mais no meio ou pelos lados. Gosto dessa função. Mas claro que com responsabilidade. Seja na criação ou mais aberto, procuro contribuir e fazer o melhor dentro daquilo que o treinador pedir”, completa.

VITOR BUENO

Posição: Meio-campo
Número da camisa: 8
Nome completo: Vitor Frezarin Bueno
Data de nascimento: 5 de setembro de 1994 (27 anos)
Cidade em que nasceu: Ribeirão Preto (SP)
Altura: 1,85m
Dominância: Destro

Clubes como profissional:
2022: Athletico Paranaense
2021: São Paulo
2020: São Paulo
2019: São Paulo
2019: Dínamo de Kiev (Ucrânia)
2018: Santos
2017: Santos
2016: Santos
2015: Santos
2015: Botafogo (SP)
2014: Botafogo (SP)

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br

Comentários