Time

Zagueiro colombiano Nicolás Hernández reforça o Furacão

Créditos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Jovem de destaque no futebol colombiano. Zagueiro canhoto, que já tem no currículo experiência em competições internacionais. Este é um pouco do currículo do defensor Nicolás Hernández, novo reforço do Athletico Paranaense. Aprovado nos exames físicos e médicos, Nicolás Hernández firmou vínculo de um ano com o Furacão.

Nicolás tem 23 anos de idade. O defensor teve passagens de destaque pelas equipes do Independiente Santa Fé e Atlético Nacional. Com elas, chegou às fases finais do campeonato colombiano. Conquistou vagas para os torneios continentais. Disputou competições como a CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sul-Americana.

Agora, chegou o momento de um novo desafio na carreira, no Brasil. “Estou muito feliz por estar aqui no Athletico Paranaense. Feliz por agora fazer parte deste grande clube”, diz Nicolás Hernández, momentos após firmar o vínculo com o Furacão. “Tenho grandes expectativas aqui. Venho para somar. E chego com a intenção de ajudar a equipe a brigar por coisas importantes”, destaca.

Como joga

Nicolás Hernández é um daqueles zagueiros donos de boa técnica e de bom entendimento tático. Nos clubes pelos quais passou, atuou tanto em equipes com linhas defensivas formadas por dois quanto por três zagueiros. Versátil, também já atuou como lateral-esquerdo.

“Acredito que uma das minhas virtudes em campo seja a inteligência de jogo”, afirma Nicolás. “Procuro sempre estar atento e me antecipar ao que pode acontecer em uma jogada. Busco ainda atuar em campo sempre pensando no que é melhor para a equipe, sempre com muita personalidade e humildade”, acrescenta.

Referência colombiana

A escolha de Nicolás Hernández pelo Athletico Paranaense passou, claro, pela relevância do clube rubro-negro no continente. Mas também passou pelo histórico de jogadores colombianos que aqui fizeram sucesso. Passou ainda pelas boas referências que teve do clube a partir desses atletas.

Um deles, Edwin Valencia, meio-campo que atuou no Athletico Paranaense entre 2007 e 2010 e que desde 2017 defende o Atlético Nacional. O zagueiro Felipe Aguilar, jogador do Furacão que está emprestado ao clube colombiano, também foi outro a sugerir ao amigo a vinda de Nicolás para o Rubro-Negro.

“Os dois me deram muito boas referências aqui do Athletico Paranaense”, conta Nicolás Hernández. “A verdade é que sempre foi um sonho para mim vir jogar no Brasil. E melhor ainda ter vindo para um clube tão grande, estruturado e organizado como o Athletico Paranaense. Por isso, espero poder ajudar o clube da melhor maneira possível. E quem sabe assim ajudar a crescer esse bom legado de colombianos que tiveram bom desempenho aqui no clube”, encerra. 

NICOLÁS HERNÁNDEZ RODRÍGUEZ
Posição: Zagueiro
Data de nascimento: 18 de janeiro de 1998 (23 anos)
Cidade em que nasceu: Villavicencio (Colômbia)
Dominância: Canhoto
Altura: 1,85m
Número da camisa: 2

Carreira

Formado nas divisões de base do Atlético Nacional, foi promovido ao elenco principal do time em 2017. Emprestado ao Real Santander, estreou como profissional em fevereiro de 2018.

Disputou 76 partidas como profissional (amistosos e jogos oficiais). Marcou um gol. Também tem uma assistência para gol na carreira.

Além de atuar pela Copa da Colômbia e pelas duas principais divisões do futebol daquele país, participou ainda das edições da CONMEBOL Libertadores de 2019 e 2021. Também disputou a CONMEBOL Sul-Americana de 2019.

Equipes como profissional
2021: Athletico Paranaense
2021: Atlético Nacional (Colômbia)
2020: Atlético Nacional (Colômbia)
2019: Atlético Nacional (Colômbia)
2019: Independiente Santa Fé (Colômbia)
2019: Atlético Nacional (Colômbia)
2018: Real Santander (Colômbia)
2017: Atlético Nacional (Colômbia)

Fotos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Comentários