JUV 0
1º T
0'
5 0 CAP
Brasileirão 2024
Rodada 4
Time

Calendário 2024: Gurias Furacão disputam o Brasileiro Feminino A2 a partir de abril

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br | 10-11-2023

As Gurias Furacão vão iniciar a partir do mês de abril o Campeonato Brasileiro Feminino Série A2. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou neste fim de semana o calendário de competições para a modalidade. Veja aqui o calendário divulgado pela CBF.

A equipe de futebol feminino do Athletico Paranaense vai disputar pela terceira vez a competição, que é equivalente à segunda divisão nacional. Em 2021, o CAP Feminino ficou na 6ª colocação. Em 2022, conquistou o vice-campeonato e o acesso à primeira divisão.

A Série A2 de 2024 está prevista para ser realizada entre 13 de abril e 20 de junho. Serão 13 datas desde a primeira fase até a decisão. E para voltar ao Brasileirão Feminino A1 já em 2025, o time rubro-negro precisa terminar entre os quatro primeiros colocados, ou seja, chegar à fase semifinal.

Além do Athletico Paranaense, Bahia, Ceará e Real Ariquemes (RO) descenderam da Série A1 para a Série A2 de 2024. Juventude (RS), Mixto (MT), Remo (PA) e Associação Esportiva VF4 (PB) subiram da Série A3. Essas oito equipes se juntam a 3B da Amazônia (AM), Fortaleza (CE), JC Futebol Clube (AM), Minas Brasília (DF), São José (SP), Sport (PE), AD Taubaté (SP) e União Desportiva Alagoana (AL) na disputa pelas quatro vagas.


CAP Feminino da lateral Amanda vai em busca do acesso em 2024
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br | 05-11-2023

O Brasileiro Feminino A2 de 2024 deve manter a mesma fórmula de disputa. Vai contar com dois grupos de oito equipes cada na primeira fase. Grupos regionalizados – equipes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país em uma chave. Equipes do centro-sul do país em outra.

Turno único na primeira fase. E após sete rodadas, as quatro equipes de pior campanha (independentemente do grupo a qual pertençam) vão para a Série A3 de 2025. Já os quatro primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final.

A fase quartas de final é a que define o acesso. Jogos eliminatórios em ida e volta. Quem vencer conquista o acesso e segue para a semifinal. A fase semifinal e a decisão do título também são em jogos de ida e volta.

De acordo com o determinado pela CBF, os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2024 serão reservados para as competições estaduais. Como o Campeonato Paranaense Feminino, que as Gurias Furacão conquistaram o tetracampeonato no último mês de novembro.


A atacante Isabela Cardoso, em lance de bicicleta durante a campanha do tetra estadual
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br | 10-11-2023

Comentários