Time

Vocês são de primeira, Gurias!

Foto: Luís Miguel Ferreira/athletico.com.br

O título do Campeonato Brasileiro Feminino A2 não veio. Neste sábado (17), o Ceará superou o Athletico nos pênaltis, no jogo de volta da decisão, e ficou com o troféu. Mas as Gurias Furacão fizeram história na temporada e estarão na Série A1 em 2023!

Em Fortaleza, o time da casa aproveitou melhor as oportunidades e conquistou a vitória por 2 a 0. Como o Rubro-Negro havia vencido a primeira partida pelo mesmo placar, a disputa da taça foi para as penalidades. E o Ceará levou a melhor por 3 a 1.

O vice-campeonato não apaga o brilho da grande campanha das Gurias Furacão. Em 12 jogos, foram seis vitórias, três empates e três derrotas, com 26 gols marcados e 11 sofridos.

O terceiro ano do futebol feminino do Athletico está cheio de lembranças que ficarão na memória de todos os athleticanos. O acesso à principal divisão do Campeonato Brasileiro. O maior público já registrado em uma competição nacional. A medalha de prata no peito!

E ainda não acabou! A luta pelo tricampeonato estadual continua!

O jogo
Foi uma partida de poucas oportunidades de gol. E foi o time da casa quem conseguiu aproveitar melhor.

Aos 13′ da primeira etapa, Nayara dividiu com Annaysa dentro da área. A jogadora do Ceará foi ao solo e a árbitra marcou pênalti. Na cobrança, Pissaia bateu e Renata defendeu! Pissaia pegou o rebote e Renata fez nova defesa! Mas a bola ficou com a atacante cearense mais uma vez e desta vez a goleira rubro-negra não teve o que fazer.

A melhor chance do Furacão no primeiro tempo aconteceu aos 45′. Sol chutou em cima da defesa, Letícia pegou o rebote e a bola saiu rente à trave.

Na etapa final, o Athletico teve uma boa chance logo aos 9′. Em cruzamento de Thaís, Milena cabeceou livre, mas a bola saiu por cima do travessão.

Aos 26′, saiu o segundo da equipe cearense. Em cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, Edna dividiu espaço com Renata e conseguiu tocar para a rede.

Logo após o gol, o Ceará ficou com uma jogadora a menos em campo. Annaysa levou o segundo amarelo e foi expulsa.

O Furacão fez valer a vantagem nos minutos finais e ficou muito perto do gol do título. Aos 43′, Eddie bateu falta e a goleira espalmou. Aos 49′, foi a vez de Sol aproveitar a bola parada. De muito longe, ela mandou direto no travessão! No rebote, Paloma cabeceou por cima.

Logo depois, mais uma chance com Sol, em um chute cruzado que a goleira conseguiu desviar. E aos 50′, Thais cobrou escanteio fechado, a goleira conseguiu desviar e Larissa tocou de cabeça por cima.

Com o placar marcando 2 a 0 para o Ceará no apito final, a disputa foi para os pênaltis. E daí novamente a equipe local foi mais efetiva. Renata chegou a defender um. Duda marcou o seu. Mas o Rubro-Negro desperdiçou três cobranças e o Ceará marcou três vezes, garantindo a conquista do troféu.

Ficha técnica:
Ceará 2 (3)x(1) 0 Athletico Paranaense
Campeonato Brasileiro Feminino A2: Final – Jogo de volta
Data: 17/09/2022 (sábado)
Horário: 15h
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)

Árbitra: Rejane Caetano da Silva (RJ)
Assistentes: Thayse Marques Fonseca (RJ) e Karen Soares Augusto (RJ)
Quarta árbitra: Ingrede Santos (CE)

Ceará
Thais Helena; Thaynara, Edna, Edna Baiana e Lana (Emily, aos 35′ do 2º tempo); Jady (Amália, aos 22′ do 2º tempo), Ju Moraes e Annaysa; Michele Carioca (Ceará, aos 43′ do 2º tempo), Nath Pitbull e Pissaia (Daiane, aos 22′ do 2º tempo)
Técnico: Erivelton
Gol: Pissaia, aos 13′ do primeiro tempo; Edna, aos 26′ do segundo tempo
Cartões amarelos: Ju Moraes, Nath Pitbull, Annaysa e Pissaia
Cartão vermelho: Annaysa, aos 28′ do segundo tempo.

Athletico Paranaense
Renata; Lilian (Tainá, aos 34′ do 2º tempo), Ale, Nayara e Thaís; Paloma, Monique (Duda, aos 34′ do 2º tempo) e Letícia (Eddie, aos 34′ do 2º tempo); Milena (Larissa, aos 17′ do 2º tempo), Sol e Giovanna (Maiara, no intervalo). 
Técnico: Brenno Basso
Cartões amarelos: Nayara, Renata e Lilian.

Fotos: Luís Miguel Ferreira/athletico.com.br

Comentários