Clube

Dia Mundial da Água: Athletico é referência no uso sustentável

Créditos: Juliano Valério Filardo

Todo mundo sabe que o Athletico é conhecido internacionalmente por sua infraestrutura. O Estádio Joaquim Américo e o CAT Alfredo Gottardi são exemplos do que há de melhor e mais moderno para a formação de atletas, treinamento e prática do futebol.

Mas hoje é o Dia Mundial da Água e nesta data é importante lembrar que o Furacão também é referência no uso sustentável desse recurso fundamental para as nossas vidas. Tanto no estádio quanto no CAT, economizar e reaproveitar a água é assunto sério e implantado com o uso da tecnologia e de métodos inovadores.

O teto retrátil do Caldeirão é famoso por garantir sempre as condições ideais para o futebol e para todo tipo de evento. Mas ele também é, junto com toda a cobertura do estádio, um grande captador pluvial.

Para armazenar a água da chuva que cai sobre o estádio, o antigo fosso que separava o campo de jogo das arquibancadas foi transformado em um reservatório subterrâneo. Esta água é reaproveitada para a irrigação do gramado, limpeza do estádio e em um sistema paralelo de descarga dos vasos sanitários.

Esse foi um dos fatores que garantiram ao estádio, em dezembro de 2017, a Certificação Internacional Leadership in Energy and Environmental Design [LEED], que é referência em Sustentabilidade.

Lago e poço artesiano

O CAT Caju também aproveita boa parte da água da chuva que cai sobre seus mais de 220 mil metros quadrados. Um sistema de captação pluvial direciona a água para o abastecimento do lago, irrigação dos campos de treinamento, lavagem das calçadas e máquinas agrícolas.

A água que vai para o lago é utilizada para o aquecimento das piscinas, através de uma bomba de calor do tipo água-água. A água do lago passa pela bomba de calor, retornando em uma temperatura mais baixa. O calor obtido é utilizado para aquecer a piscina.

A temperatura baixa da água que sai da bomba também é aproveitada na piscina de água gelada, voltada à recuperação muscular dos atletas.

O CAT também é abastecido por um poço artesiano, que passa por tratamento físico-químico e bacteriológico, contando com o emprego de bateria catiônica. Essa água é armazenada em um reservatório elevado com capacidade de 40.000 litros para consumo e 20.000 litros para sistema de hidrante.

O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas [ONU] em 1993. O objetivo é alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. O Furacão tem feito a sua parte!

Comentários