Time

James Freitas analisa a primeira semana da pré-temporada para o Estadual

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

A primeira semana de pré-temporada já passou. Tempo para perguntarmos a opinião do técnico James Freitas a respeito deste início de trabalho da equipe de Aspirantes do Athletico. O jovem time rubro-negro tem pela frente o Campeonato Estadual, que começa no fim do mês.

O Furacão começa a disputa do Paranaense 2022 no próximo dia 23, um domingo. O primeiro desafio é contra o Paraná Clube. A partida começa às 16h, no Estádio Joaquim Américo.

“O enfoque principal neste início de trabalho é retomar as ações técnicas, fazer com que os atletas recapitulem aquilo já é corriqueiro no dia a dia deles”, explica James Freitas quanto a este momento dos trabalhos do time. “Temos dado grande ênfase com relação ao passe, ao primeiro toque na bola. E paulatinamente, vamos agregando outros elementos. Semana que vem, por exemplo, vamos aprofundar um pouco mais os conteúdos táticos para já projetarmos uma equipe titular para a estreia”, comenta.

CLIQUE AQUI e assista à entrevista completa no Furacão Live!

Boa parte do elenco de Aspirantes do Athletico tem passagem pelas Categorias de Formação do clube. É um grupo jovem, embora muitos atletas têm a experiência de já ter atuado pelo time principal. Casos do zagueiros Lucas Halter, do lateral-esquerdo Pedrinho e do meia Jader, por exemplo. Veja aqui o elenco de Aspirantes.

“O futebol não tem idade. O fato de termos uma equipe mais jovem não nos coloca em uma condição desfavorável”, analisa James Freitas. “Os nossos atletas entendem bem qual a ideia aqui do clube com relação à formação. Já viram exemplos de jogadores do clube que iniciaram o Campeonato Estadual e depois foram promovidos o time principal. Os atletas mais jovens têm ainda fatores como a impetuosidade e a condição física como vantagem. Então, temos que usar das nossas valências para fazermos uma grande competição e enfrentarmos qualquer adversário em condição de igualdade”, completa.

Campeonato Paranaense de 2022

A partir do próximo dia 23, a equipe de aspirantes do Athletico Paranaense vai ter 11 rodadas para buscar uma das oito vagas às quartas de final do Estadual de 2022. Por ter terminado o Paranaense de 2021 entre os quatro primeiros, o time faz seis partidas como mandante na fase de classificação [veja abaixo a agenda de jogos].

Tanto nas quartas de final quanto na semifinal e na decisão do Paranaense 2022, os confrontos são eliminatórios entre duas equipes. Jogos de ida e volta. Faz o segundo encontro em casa quem tiver sido melhor nas fases anteriores.

Empatou na soma dos placares do mata-mata? Nada de vantagem por gol marcado na casa do adversário ou prorrogação. A disputa é de pênaltis logo após o tempo normal do jogo da volta.

História

Desde 2013, o Rubro-Negro tem aproveitado o Campeonato Paranaense para revelar grandes talentos. Athleticanos como o lateral-esquerdo Renan Lodi e o meio-campo Bruno Guimarães, por exemplo, atuaram na equipe de Aspirantes.

Jogadores do atual time principal athleticano, como o goleiro Santos, o zagueiro José Ivaldo e o volante Christian, também já defenderam a equipe no Estadual. 

Veja os jogos do Athletico na primeira fase do PR2022:
23/01 | 16h00: Athletico Paranaense x Paraná Clube
26/01 | 20h00: Maringá FC x Athletico Paranaense
30/01 | 16h00: Athletico Paranaense x São Joseense
02/02 | 20h00: Londrina x Athletico Paranaense
05/02 | 16h00: Athletico Paranaense x União Beltrão
09/02 | 20h00: Athletico Paranaense x Rio Branco
13/02 | 16h00: Azuriz FC x Athletico Paranaense
16/02 | 20h00: Coritiba x Athletico Paranaense
19/02 | 16h00: Athletico Paranaense x Cianorte
27/02 | 16h00: Athletico Paranaense x Operário
06/03 | 16h00: FC Cascavel x Athletico Paranaense

Comentários