Time

O ano novo começou! De olho em 2023, Furacão está de volta ao CAT Caju para a pré-temporada

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

A equipe do Athletico Paranaense já está de volta aos trabalhos. E aqui no CAT Caju, todo mundo já está pensando em 2023. Afinal, começa a partir de agora a preparação pré-temporada para os desafios que o Rubro-Negro vai ter pela frente já em janeiro.

Depois de estafe e comissão técnica do time principal athleticano retornarem às atividades no CAT Caju no início da semana, nesta sexta-feira (16) foi a vez de os atletas se juntarem ao grupo. Na manhã de hoje (16), eles se reapresentaram e já cumprem agenda de exames e avaliações.

Em pouco menos de um mês, o Furacão tem pela frente seu primeiro desafio na temporada de 2023. No dia 14 de janeiro, às 16h, os rubro-negros visitam o Rio Branco no Estádio da Estradinha, em Paranaguá.

Jogo que o Athletico Paranaense transmite ao vivo para os seus assinantes do Furacão Live.

“Minhas férias foram tranquilas”, comenta o goleiro Bento. “Passei esse período em casa. Aproveitei o tempo com a minha filha pequena e com o restante da minha família. Aproveitei também para descansar bem, para que pudesse agora vir com tudo para essa nova temporada”, afirma.

“Depois de uma temporada de muito trabalho para todos nós, tivemos um merecido tempo de descanso ao lado da nossa família”, destaca Thiago Heleno. “Acredito que todos voltamos renovados. Sabemos dos nossos objetivos para 2023. Então é agradecer por essa volta. E focar novamente para os objetivos que temos para a temporada de 2023”, projeta.

Agenda da reapresentação 

O elenco athleticano se reapresentou a partir das 8h no CAT Caju. Assim que os atletas chegavam, a roupa de passeio já dava lugar ao uniforme de treino para as avaliações médicas e físicas.

Na agenda do dia, os jogadores foram submetidos a testes de esforço físico. Estão passando ainda por avaliação odontológica, avaliação cardíaca e avaliação com fisioterapeutas e fisiologistas.

Os exames e avaliações seguem hoje (16) durante todo o dia. Continuam também no sábado (17), quando estão previstos também os primeiros trabalhos de preparação atlética.

No domingo (18), mais dois períodos de expediente. Oportunidade em que as atividades com bola também já passam a ser introduzidas na planilha de atividades do elenco.

“Como esses jogadores estão voltando desse período de inatividade, a proposta é fazermos as avaliações para diagnosticarmos quais questões precisamos trabalhar”, explica o preparador físico Gustavo Porto. “Serão dois dias de diagnósticos, depois trabalhos diários em dois períodos no campo. A partir desse diagnóstico, já conseguimos individualizar as necessidades de cada atleta quanto a força e trabalhos metabólicos. A partir daí, poderemos desempenhar esse trabalho tanto nos trabalhos pré-treino quanto nos trabalhos de campo”, diz.

Após servir a Seleção do Uruguai na Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar, o atacante Agustín Canobbio se reapresenta no Athletico Paranaense em 2 de janeiro. 

Programação 

As atividades seguem diariamente no CAT Caju, com dois períodos de trabalhos.

Entre 23 de dezembro e 2 de janeiro, os atletas serão liberados para passar o Natal e o Ano Novo com seus familiares, mas seguem em atividades online diárias e orientadas pelo clube em suas respectivas cidades.

Calendário 2023 

O calendário de competições do Athletico Paranaense começa com o Campeonato Estadual, que será realizado entre 14 de janeiro e 9 de abril.

Depois vem a fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, que está prevista para começar em 5 de abril.

Outra competição do calendário rubro-negro para 2023 é o Campeonato Brasileiro. Com 38 rodadas, está previsto para começar 16 de abril e terminar em 3 de dezembro.

Já a Copa do Brasil deve começar por volta de 12 de abril para o Furacão, que mais uma vez vai iniciar a disputa direto na terceira fase. E caso chegue à decisão, vai fazer o jogo final em 23 de setembro. 

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br

Comentários