Time

O que você sabe sobre os confrontos com o Juventude?

Créditos: José Tramontin/athletico.com.br

Você já sabe, né? A cada jogo que chega, um almanaque à vista para testarmos os seus conhecimentos sobre o Athletico! E o desafio do Furacão neste domingo (6) é fora de casa, contra o Juventude. O jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro pode manter o Rubro-Negro entre os líderes da competição.

A partida começa às 18h15 no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. E você poderá acompanhar todos os detalhes do jogo ao vivo pela TNT e pelo aplicativo Estádio TNT Sports. Sócio Furacão também pode ver o jogo ao vivo pelo assistaaoavivo.athletico.com.br!

Legal. Agora, vamos às nossas perguntas e respostas que trazem pra você um pouco mais da história dos duelos entre Athletico Paranaense e Juventude! Algum jogo ou momento em especial foi marcante pra você? Conta pra gente!

1) Quantos jogadores já defenderam o Athletico Paranaense em jogos contra o Juventude na história?
Resposta: Pergunta difícil logo na primeira questão da prova: gostamos! Mas tudo bem se você não quiser chutar. Nós contamos pra você que foram 196 atletas.

No primeiro jogo ,em 11 de maio de 1978, no Estádio Couto Pereira, pelo Brasileiro daquele ano, nosso time foi a campo com: Roberto; Nei Dias, Gilberto (Juarez), Eduardo Dreyer, Ademar, Lotti, Jorge Luís (Flavinho), Paulo Roberto, Catinha, Paulinho Bolívar e Aladim. Técnico: Joel Castro Flores.

Na última partida, realizada em 12 de outubro de 2007, no Estádio Alfredo Jaconi, pelo Brasileiro 2007, atuamos com: Viáfara; Jancarlos, Rhodolfo, Antonio Carlos, Danilo e Michel (Ramón); Valencia, Claiton e Netinho; Marcelo Ramos (Pedro Oldoni) e Dinei (Willian). Técnico: Ney Franco.

2) Qual o jogador que mais vezes atuou pelo Athletico Paranaense em jogos contra o Juventude?
Resposta: O goleiro Flávio (1998 a 2002), o volante Alan Bahia (2002-2007) e o meia-atacante Adriano Gabiru (1998-1999 e 2001-2003). Se você respondeu qualquer um desses três, iremos considerar. Afinal, cada um já enfrentou o Juventude pelo Furacão oito vezes.

Depois dos três, a lista daqueles que mais vezes estiveram em campo conosco em desafios contra o Juventude foram: o volante Cocito (7 jogos entre 1999 e 2002), o zagueiro Reginaldo “Cachorrão” (6 jogos entre 1996 e 1999), o zagueiro Gustavo Caiche (6 jogos entre 1999 e 2002), o goleiro Diego (6 jogos entre 2003 e 2005) e o zagueiro Danilo (6 jogos entre 2005 e 2007).

3) Depois de tantos zagueiros e defensores, vamos mudar o tema agora para: artilheiros. Então, já vai respondendo aí: qual o nosso maior goleador na história dos jogos contra o Juventude?
Resposta: Certa resposta para você que respondeu Washington, o “Coração Valente”. No Brasileiro de 2004, ele participou dos dois jogos contra o time do interior gaúcho. Marcou quatro gols. Três deles só no primeiro turno, no Joaquim Américo. Depois um no Alfredo Jaconi, no returno.

A lista de goleadores segue com o atacante Jadílson, que anotou três – todos na vitória por 4 a 1 dos athleticanos sobre o adversário no Brasileiro de 2002. Os atacantes Alex Mineiro (2002 e 2007) e Ilan (2003-2004) também têm três gols cada contra o time gaúcho.

No total, 31 jogadores rubro-negro já anotaram sobre o Juventude.

O último gol em jogos envolvendo as duas equipes foi do meia-atacante Evandro, aos 26min do 2º tempo da partida Athletico Paranaense 4×0 Juventude, em 18 de julho de 2007, no Estádio Joaquim Américo, pelo Brasileiro daquele ano.

4) O tema agora é geografia ou, mais precisamente, estádios. Qual lugar mais vezes recebeu um jogo envolvendo Athletico Paranaense e Juventude?
Resposta: O Estádio Alfredo Jaconi, que tem no nome uma homenagem ao ex-jogador, ex-treinador e ex-dirigente do Esporte Clube Juventude, é a praça esportiva que mais vezes recebeu um jogo entre as duas equipes.

O estádio do jogo deste domingo já contou com 13 encontros entre athleticanos e jaconeros. O Estádio Joaquim Américo recebeu outros oito. O Estádio Pinheirão, em Curitiba, sediou três partidas. Couto Pereira e Durival Britto, mais duas cada.

5) Passamos agora à geopolítica para saber quantos estrangeiros já atuaram pelo Athletico Paranaense e quantos deles já marcaram gols em partidas contra o time da Serra Gaúcha. Você sabe?
Resposta: Além dos brasileiros, o Furacão já teve quatro colombianos, dois poloneses, um argentino, um panamenho e um peruano em desafios contra o Juventude.

Inclusive, o primeiro gol athleticano em um jogo contra o Juventude foi anotado por um estrangeiro. Coube ao volante argentino Eduardo Dreyer a façanha, em 1978.

Falando ainda em gols estrangeiros, o meio-campo polonês Nowak marcou dois gols contra o Juventude, ambos no duelo realizado no Durival Britto pelo Brasileiro de 1997. O meia colombiano David Ferreira tem um gol, anotado no returno do Brasileiro de 2005.

6) Quantos treinadores já comandaram o Athletico Paranaense em partidas contra o Juventude?
Resposta: Dezessete treinadores no total até aqui. E quem mais esteve à beira do campo foi Abel Braga: três jogos entre 1997 e 2002. O técnico Oswaldo Alvarez (Vadão) também comandou o CAP em três jogos contra o Juventude, entre 1999 e 2006.

Já o técnico português António Oliveira terá o privilégio de ser o primeiro treinador estrangeiro a dirigir o Rubro-Negro em uma partida contra o Juventude.

7) Qual o placar que mais vezes se repetiu na história dos duelos entre Athletico Paranaense e Juventude?
Resposta: Se você é daqueles que adoram arriscar um palpite, o placar que mais vezes se repetiu foi 0x0 e 1×0 – cinco vezes cada um.

Mas se engana quem acha que o histórico de gols é magro. Placares como 3×1 e 4×0 ocorreram três vezes cada. Inclusive, a média de gols dos jogos entre rubro-negros e alviverdes gaúchos é alta: 2,64 por partida.

8) Qual a maior vitória do Athletico Paranaense em jogos contra o Juventude?
Resposta: E que vitória “de mão cheia”! Foi em 13 de outubro de 1990, no Estádio Pinheirão. Com gols de Tico (2), Serginho (2) e Heraldo, o Furacão arrasou o adversário por 5 a 0 pela primeira fase do Brasileiro Série B daquele ano. É também o placar mais elástico envolvendo as duas equipes.

9) Por quais competições Athletico Paranaense e Juventude já se enfrentaram?
Resposta: Athleticanos e jaconeros já se enfrentaram por quatro competições diferentes. Pela Série A do Campeonato Brasileiro, foram 18 jogos (1978 e de 1996 a 2007). Houve ainda sete encontros pela Série B nacional (1980, 1990 e 1994). Também ocorreram duas partidas pela Copa Sul de 1999 e mais uma pela Copa Sul-Minas de 2002.

10) Quem leva a melhor nos 28 jogos entre Athletico Paranaense x Juventude realizados até hoje?
Resposta: A vantagem é athleticana. O Rubro-Negro venceu 11 jogos (39%) e conquistou outros oito empates (29%). O ataque do Furacão marcou 44 gols (média de 1,57 por jogo) e sofreu 30 (média de 1,07 por jogo). Dos 28 jogos realizados, o CAP terminou ainda 12 sem ser vazado pelo adversário.

Comentários