Time

Retrospectiva Furacão: O ano de Bento!

Foto: José Tramontin/athletico.com.br 01-06-2023

Bento tem só 24 anos de idade. É bastante jovem, com um grande futuro pela frente. E mesmo com a pouca idade, já é um dos melhores arqueiros do país e um dos mais promissores do futebol mundial. Goleiro do Athletico. E desde 2023, goleiro também da Seleção Brasileira.

O ano de 2023 foi o melhor da carreira de Bento.


Bento orienta o time rubro-negro durante rodada do Brasileirão
Foto: José Tramontin/athletico.com.br 08-11-2023

Titular da equipe principal rubro-negra. Um ano em que foi o recordista em jogos (62 partidas) e em minutos jogados (5.580 minutos) no time – veja aqui mais sobre esse ranking. Ano em que foi chamado pela primeira vez para servir a Seleção Brasileira. Ano de muitas e difíceis defesas, mas também de grandes aprendizados.

“Acredito que foi uma temporada de provação”, resume Bento sobre o ano de 2023 para ele e para o time. “Tive alguns momentos não tão bons, mas isso faz parte. Tive a chance de ser convocado para a Seleção, um objetivo que havia traçado desde a minha estreia no time principal. Foi um ano de muito aprendizado e superação”, comenta.


Bento, durante treino com a Seleção Brasileira no RJ
Foto: Joilson Marconne/CBF 18-11-2023


Momento de superação

Bento superou momentos difíceis, principalmente quando ficou de fora dos treinos e jogos por conta de uma lesão muscular. Por conta dela, foi inclusive cortado na primeira convocação ao selecionado brasileiro para a data FIFA de 4 a 12 de setembro. Recuperado, foi chamado logo depois, na data FIFA de novembro.

“Teve um dia durante o tratamento que fiquei bastante triste”, relembra Bento alguns dias após sofrer a lesão que o deixou de fora da primeira convocação para defender o Brasil. “Mas aquele sentimento foi algo momentâneo. Sempre tive cabeça boa. Logo pude voltar a jogar e a recuperar a alegria de estar campo novamente”, destaca.


Superar a lesão que o deixou de fora da primeira convocação: um dos momentos mais difíceis para Bento
Foto: José Tramontin/athletico.com.br 12-11-2023

No Furacão, o gol que sofreu contra o Corinthians foi algo incomum para um goleiro do porte de Bento. As eliminações na Copa do Brasil e na CONMEBOL Libertadores também foram difíceis não apenas para ele, mas para todo o elenco rubro-negro, principalmente levando-se em conta o desempenho que o time tem obtido nessas competições.

Mas seguir em frente é preciso.

“Ser goleiro não é para qualquer um”, analisa Bento, que não deixa de valorizar ainda o apoio que tem da família. “Minha esposa está ao meu lado em cada momento. Me apoia, me dá tranquilidade e a força que preciso para seguir. Desde que comecei nas escolinhas do Athletico, meus pais e minha irmã me acompanham. Todos abdicaram muita coisa para viver o meu sonho. E hoje, é o sonho de todo mundo que busco conseguir realizar também”, afirma o camisa 1.


Família é um dos alicerces do goleiro rubro-negro para seguir trabalhando em alto nível
Foto: José Tramontin/athletico.com.br 29-10-2023

O grande momento do ano

O goleiro do Athletico Paranaense virou um especialista em pegar cobranças de pênaltis. Na temporada, defendeu um terço delas com o jogo em andamento.

Vem desse tipo de habilidade o grande momento do ano para ele, quando conteve duas cobranças na disputa por pênaltis no jogo contra o Botafogo no Rio de Janeiro (RJ), que valeu ao Rubro-Negro eliminar o time carioca da Copa do Brasil e seguir na competição até então.

“Foi um momento muito especial para mim. Um grande jogo, uma grande decisão”, recorda-se o goleiro. “Foi muito bonita a emoção de todos do time comemorando juntos ali. Porque uma vitória como essa não é só resultado de um trabalho meu, mas sim de um trabalho em conjunto de todos. Foi muito importante para mim ter feito as defesas, ajudado o time a se classificar”, lembra.


Bento é abraçado pelos companheiros após Rubro-Negro eliminar o Botafogo na Copa do Brasil
Foto: José Tramontin/athletico.com.br 01-06-2023

Obrigado, 2023. Que venha o ano do centenário!

Bento completou cinco anos como profissional em 2023. Piá do Caju, torcedor do Athletico Paranaense desde a infância. Estreou como profissional no fim de 2020 na equipe principal.

Termina 2023 com um total de 138 jogos na carreira, todos pelo Athletico Paranaense. É o sétimo jogador do atual elenco com mais jogos pelo clube. Fica atrás apenas de Thiago Heleno (328 jogos), Pablo (268), Erick (222), Pedro Henrique (183), Fernandinho (176) e Christian (167). Em 2023, foi capitão do time em três partidas. 


Bento foi capitão do time em três oportunidades nesta temporada
Foto: José Tramontin/athletico.com.br 08-10-2023

Faz tempo que deixou de ser promessa. Hoje, Bento é uma realidade. Uma referência na posição, inclusive para outros goleiros de alto nível como Léo Linck, que já deixou pública essa admiração pelo companheiro de time.

A temporada de 2023 até pode não ter sido a que todos queriam. Mas ensinou o bastante para fazer de 2024 um ano ainda melhor.

“Foi um ano difícil, em que as coisas não saíram como queríamos. Mas serviu de superação, de aprendizado. Tenho certeza de que agora em 2024, um ano importante em que teremos o centenário do clube, as coisas vão acontecer da melhor maneira. O Athletico merece o melhor e todos nós merecemos”, encerra.


Bento, quanto às expectativas para o centenário do Furacão: “O Athletico merece o melhor”. 
Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Comentários