Time

Retrospectiva Furacão: Tomás Cuello destaca ano de aprendizado, que torna Rubro-Negro pronto para 2024

Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 03-12-2023

Não foi um 2023 fácil. O atacante Tomás Cuello reconhece isso. Mas acredita que ele e os demais companheiros de Athletico Paranaense souberam aproveitar cada momento da temporada que passou como um aprendizado. Lições que vão ser importantes para o Rubro-Negro chegar a grandes conquistas em 2024.

“Foram muitas situações difíceis que nosso time precisou enfrentar no ano”, reconhece. “Mas a união do grupo foi o que nos fortaleceu em cada momento. Nos fez seguir lutando até o fim. E isso nos tornou mais fortes do que antes. Vejo isso como algo muito valioso para um grupo que que aspira grandes coisas agora em 2024”, declara.


A união: uma das qualidades do elenco athleticano, avalia Tomás Cuello
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br | 23-05-2023

Após as disputas de 2023, Tomás Cuello e os demais jogadores da equipe principal athleticana estão no período de férias. O retorno é no dia 6 de janeiro, quando começam os trabalhos para a temporada 2024.

Pela frente, o Rubro-Negro vai ter disputas como o Campeonato Paranaense, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a CONMEBOL Sul-Americana.

Sem contar que não se trata de um ano qualquer. É o ano do centenário da fundação do Furacão.


É o ano do centenário! Furacão vai mais forte para 2024
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 09-04-2023

Um 2023 desafiador
Foi o ano mais desafiador da sua carreira? Sim, respondeu Tomás Cuello quando fizemos essa pergunta a ele agora no desfecho da temporada. Trata-se de uma afirmação importante.

Obviamente que o Rubro-Negro não passou por qualquer apuro em 2023, como lutar contra o rebaixamento. Por outro lado, as expectativas quanto à equipe principal athleticana são sempre muito elevadas. Méritos dela própria e do clube, que já faz tempo que se acostumou a conquistas e se tornou um dos principais da América do Sul.


2023: um ano desafiador para Cuello e para o Athletico Paranaense
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br | 21-08-2023

Tomás Cuello tem 23 anos de idade. E embora jovem, o atacante argentino já acumula experiências nas principais competições do continente. Soma mais de 200 jogos como profissional na carreira – 103 deles pelo Athletico Paranaense. Não é pouco. Por isso, dá para perceber o que 2023 representou para ele.

“Foi um ano desafiador. No âmbito individual, tive a responsabilidade de ajudar o time em outras posições além da minha”, lembra Tomás Cuello. “No aspecto coletivo, as eliminações da Copa do Brasil e da Libertadores foram muito difíceis para todos nós. A não classificação para a Libertadores também. Tínhamos outros objetivos para essas competições”, afirma.

“Mas isso são coisas que fazem parte do esporte”, continua Cuello. “São situações que nos servem de aprendizado, de experiência para o próximo ano. Também aumenta nossa responsabilidade para levarmos o Athletico aonde o Athletico sempre merece estar”, projeta.


Rubro-Negro vai para 2024 com grandes responsabilidades, analisa o athleticano
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 25-10-2023

Cuello em campo
Tomás Cuello disputou 55 partidas pelo Athletico Paranaense em 2023. Foi o quinto jogador do time com mais jogos no ano. O oitavo em minutos em campo (3064 minutos).

Mostrou que tem versatilidade. Atuou em posições na linha de defesa, na linha do meio de campo e do ataque. No lado esquerdo, no lado direito. E independentemente do lugar para o qual era escalado, nunca se escondeu do jogo.

No dia a dia de treinos, também nunca renunciou à dedicação e ao profissionalismo que lhe são característicos. Um dos primeiros a chegar, um dos últimos a sair. Sempre trabalhou e sempre trabalha para melhorar.


O versátil Tomás Cuello, um dos recordistas em jogos e minutos na temporada
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 03-06-2023

Nos jogos deste ano, foram quase 2.500 ações em campo. Dois gols. Seis assistências e outros 40 passes para arremate. Vale destacar ainda os mais dos 100 avanços progressivos com a bola dominada, as mais de 120 recuperações de bola ainda no campo de ataque. Trabalhou muito. Trabalhou pelo time.

Uma das grandes exibições foi na vitória contra o Grêmio em Porto Alegre (RS), na rodada 27 do Campeonato Brasileiro. Foi considerado pelos principais canais de análises estatísticas como o melhor desta partida, na qual o Furacão mostrou força e buscou a virada nos últimos minutos.

“Você às vezes passa por momentos de dificuldade. Mas aí é preciso ser forte mentalmente, trabalhar mais no dia a dia para conseguir os objetivos tanto coletivamente quanto individualmente. Então acredito que é continuar trabalhando, se esforçando e fazendo o seu melhor dia a dia. Ajudar o time, que é o que o Athletico precisa para conseguir seus objetivos ano que vem. Um ano que será muito importante”, projeta.


Tomás Cuello passa pela marcação de Ferreira, do Grêmio. Um dos grandes jogos do athleticano na temporada
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 18-10-2023

O que o Cuello de 2023 leva para 2024?
Tomás Cuello esteve em campo de janeiro a dezembro com o Athletico Paranaense. Então, nada mais justo do que agora aproveitar o período de férias para rever a família, renovar as energias. E o atacante athleticano procura fazer isso na sua terra natal.

“Sempre tento desfrutar desse mês de descanso ao lado da minha família”, conta Tomás Cuello. “Por sermos [os jogadores estrangeiros do elenco] de fora do Brasil, quase não conseguimos muito tempo para voltar para casa entre uma partida e outra. Então procuro aproveitar ao máximo ao lado da minha família. Quero desfrutar um pouco com eles, passar as festas de fim de ano com eles”, explica.


Atacante athleticano procura aproveitar o tempo livre ao lado da família, na Argentina
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 08-08-02023

E depois da retrospectiva, vêm as expectativas. Tomás Cuello mostra foco para cada um dos objetivos. Dele e do Athletico Paranaense, clube que agora em 2023 passou a ser o que ele mais defendeu na carreira (103 partidas), superando os 77 jogos pelo Red Bull Bragantino (2020 a 2021) e os 23 jogos pelo Atlético Tucumán, da Argentina (2017 a 2020). É o oitavo jogador do atual elenco em número de partidas pelo CAP.

“Espero que 2024 seja um ano de muitas conquistas, que possamos conseguir ajudar o clube e retribuir à nossa torcida todo o apoio que nos deram e sempre dão para nós”, vislumbra. “Gostaria de deixar meu muito obrigado pelo apoio de cada um dos torcedores. Este foi um ano de grandes experiências vividas. E ano que vem, tenho certeza de que vai ser muito melhor”, completa.


Tomás Cuello com a taça do Paranaense 2023. “Espero que 2024 seja um ano de muitas conquistas”, vislumbra.
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 09-04-2023

Comentários