Time

Temporada 2021 tem desempenho simultâneo inédito do Furacão nas copas

Créditos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

O ano de 2021 já é um marco para o Athletico. Disputando quatro competições simultaneamente, o Furacão está, ao mesmo tempo, em fases decisivas da Copa do Brasil [quartas de final] e da CONMEBOL Sul-Americana [semifinal].

É a primeira vez que o Rubro-Negro consegue tal desempenho em copas nacionais e internacionais, dentro da mesma temporada.

Na Copa do Brasil, o Athletico saiu na frente do Santos na disputa por um lugar nas semifinais, com a vitória por 1 a 0 na última quarta-feira (25). E na CONMEBOL Sul-Americana, disputará com o Peñarol uma vaga na grande final.

Até este ano, as grandes campanhas no torneio nacional e nas copas continentais não haviam sido acompanhadas por um bom desempenho em outras competições eliminatórias.

Em 2013, quando chegou à decisão da Copa do Brasil, o Athletico não participou de torneios sul-americanos. E em 2019, quando conquistou o título da copa nacional, a campanha na CONMEBOL Libertadores terminou nas oitavas de final.

O mesmo aconteceu nas temporadas em que o Furacão brilhou no cenário internacional. Em 2005, foi finalista da CONMEBOL Libertadores e não disputou a Copa do Brasil. Em 2006, chegou às semifinais da CONMEBOL Sul-Americana e parou na segunda fase do torneio nacional. E em 2018, foi campeão continental e chegou às oitavas da copa nacional.

Em 2021, além de seguir na disputa dos títulos da Copa do Brasil e da CONMEBOL Sul-Americana, o Athletico também está nas semifinais do Campeonato Paranaense, contra o FC Cascavel. E disputa simultaneamente o Campeonato Brasileiro.

Confira do desempenho nos anos das grandes campanhas:

2005
CONMEBOL Libertadores – Final
Copa do Brasil – Não disputou

2006
CONMEBOL Sul-Americana – Semifinal
Copa do Brasil – Segunda fase

2013
Copa do Brasil – Final
Libertadores/Sul-Americana – Não disputou

2018
CONMEBOL Sul-Americana – Campeão
Copa do Brasil – Oitavas de final

2019
Copa do Brasil – Campeão
CONMEBOL Libertadores – Oitavas de final

Comentários