Time

Top 5! Vitórias inesquecíveis sobre o Flamengo no Caldeirão!

Créditos: José Tramontin/athletico.com.br

Está chegando a hora de mais uma decisão! Nesta quarta-feira (20), o Athletico enfrenta o Flamengo na primeira partida do confronto pelas semifinais da Copa do Brasil.

O Caldeirão vai ferver para empurrar o Furacão na luta por uma vaga na final! E para aquecer o clima para esse jogaço, relembramos cinco grandes vitórias sobre o time carioca no Joaquim Américo.

Tem goleada, virada nos minutos finais e o triunfo no último duelo no Caldeirão, decidido com um gol de Renato Kayzer. Veja!

31/07/1999 – Athletico 3×2 Flamengo

Foi o primeiro jogo oficial na Arena da Baixada. O Flamengo veio com todas as suas estrelas, com Romário em destaque. Mas quem brilhou mais forte foi o Furacão, com o Quadrado Mágico na linha de frente.

Como sempre, o Athletico não tinha destaque na imprensa nacional e era pouco conhecido pelos cariocas. Por isso, o goleiro flamenguista Clemer foi imprudente ao ser questionado sobre o camisa 9 do adversário: “Quem? Lucas? Não sei nem de quem você está falando”.

Ele nunca mais esqueceria. Em jogada de Lucas, Leandro botou a mão na bola. Kléber bateu o pênalti e incendiou o Caldeirão lotado. No segundo tempo, Adriano cruzou, Fabão bobeou e Lucas tocou antes de correr para a comemoração imortal: “Eu sou o Lucas!”.

Romário descontou. Mas quem também apareceu foi outro nome que ficaria famoso em todo o Brasil. Kleberson saiu do banco e marcou um golaço em jogada individual. Fábio Baiano ainda fez o segundo do Fla, mas a vitória athleticana estava garantida.

Athletico: Flávio; Alberto, Gustavo, Reginaldo e Luisinho Netto; Axel, Clóvis, Adriano (Clóvis Cruz) e Kelly; Lucas (Fabiano) e Kléber (Kleberson). Técnico: Vadão

11/08/2001 – Athletico 4×0 Flamengo

Uma atuação de gala do time campeão brasileiro! Ainda comandado pelo técnico Mário Sérgio, o Furacão voou em campo contra o Flamengo, que desta vez tinha como destaques o goleiro Júlio César, o meia Petkovic e o técnico Zagallo.

Logo no primeiro minuto, Kleberson bateu escanteio e Gustavo marcou a seu estilo: atropelando a defesa adversária e mandando a cabeçada mortal!

O time carioca veio com tudo para cima. Pet mandou uma falta na trave e Gustavo salvou uma bola em cima da linha. Daí, Alex Mineiro apareceu para esfriar a reação. Lançado por Kleberson, ele deixou o zagueiro na saudade e tocou tirando de Júlio César. Rede!

No segundo tempo, mais um escanteio perfeito de Kleberson. Desta vez, quem estava lá era o Incendiário. Kléber mandou de cabeça no cantinho e anotou o terceiro! E já no final, Kleberson lançou para Rodriguinho, que deu um toque sutil. Para fechar a goleada!

Athletico: Flávio; Gustavo (Erandir), Nem e Igor; Rogério Souza, Pires, Kleberson, Adriano e Ivan; Kléber (Souza) e Alex Mineiro (Rodriguinho). Técnico: Mário Sérgio

26/09/2004 – Athletico 2×1 Flamengo

Em meio à grande campanha no Brasileirão de 2004, poucos jogos foram tão emocionantes. Uma vitória conquistada na força do sangue rubro-negro, com a marca de um artilheiro implacável.

O duelo transcorria em total equilíbrio. Júlio César e a defesa do Flamengo faziam uma partida perfeita, barrando o poderoso ataque do Furacão. Até que, aos 24′ da etapa final, Júnior Baiano marcou de cabeça para o time carioca.

A vantagem flamenguista persistiu até os instantes finais. O cronômetro já marcava 43′ quando Dênis Marques tocou para Washington, que recebeu de costas para o gol, girou para cima do zagueiro e soltou a bomba. Empate arrancado na raça!

Só que o jogo ainda não tinha acabado. Aos 45′, a bola foi lançada da defesa athleticana em direção a Washington, mas correu demais e foi para as mãos de Júlio César. Então, o goleiro deixou ela escapar nos pés de Washington e agarrou o centroavante dentro da área.

Na cobrança do pênalti, o chute saiu forte, no cantinho e fora do alcance do goleiro. Mais um gol do Coração Valente e três pontos na conta do Furacão!

Athletico: Diego; Marinho, Fabiano (Raulen) e Igor; Fernandinho, Pingo (Morais), Bruno Lança, Jadson (Denis Marques) e Ivan; Dagoberto e Washington. Técnico: Levir Culpi

19/08/2018 – Athletico 3×0 Flamengo


Foto: Miguel Locatelli/athletico.com.br – Arquivo

O Brasileirão de 2018 teve um início bastante complicado para o Athletico. No encerramento do primeiro turno, o time estava na zona de rebaixamento e teria pela frente o Flamengo, então vice-líder da competição.

Mas na hora da adversidade, o Furacão soprou com força total. Aos 9′ do primeiro tempo, Marcinho aproveitou uma falta pela esquerda e cruzou rasteiro na área. Pablo chegou de carrinho e mandou para a rede!

Sete minutos depois, foi a vez de Pablo receber pela esquerda e cruzar rasteiro para Nikão. O goleiro defendeu, mas Raphael Veiga pegou o rebote e bateu de primeira: 2 a 0!

E mais quatro minutos se passaram até que Raphael Veiga bateu um escanteio pela direita e colocou a bola na área. José Ivaldo subiu no meio da defesa flamenguista e testou sem chances de defesa. Em 20 minutos a fatura estava liquidada!

Athletico: Santos; Jonathan, Léo Pereira, José Ivaldo e Renan Lodi; Wellington, Lucho González (Bruno Guimarães) e Raphael Veiga (Bruno Nazário); Nikão, Pablo e Marcinho. Técnico: Tiago Nunes

24/01/2021 – Athletico 2×1 Flamengo


Foto: José Tramontin/athletico.com.br – Arquivo

O último duelo no Caldeirão também teve vitória athleticana! Já em 2021, mas ainda pelo Brasileiro de 2020, o Furacão derrotou o Flamengo em mais uma partida decidida nos instantes finais.

O Athletico pressionava desde o início da partida. Aos 24′, Nikão avançou pela direita e mandou um cruzamento perfeito para Abner. O lateral, que fechava livre na segunda trave, bateu chegou batendo de primeira.

A pressão athleticana seguiu, com o goleiro Hugo tendo muito trabalho. Mas aos 33′, o Flamengo chegou ao empate com um gol de cabeça de Gustavo Henrique.

Na etapa final, o Furacão continuou buscando o gol da vitória. E ele veio aos 37′. Nikão tocou para Khellven na ponta direita. De primeira, o lateral levantou na área e Renato Kayzer apareceu nas costas da defesa e tocou para a rede!

Athletico: Santos; Jonathan (Khellven), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard (José Ivaldo), Christian (Jaime Alvarado) e Fernando Canesin (Jadson); Nikão, Renato Kayzer e Carlos Eduardo (Vitinho). Técnico: Paulo Autuori

Comentários