Time

Vale vaga na final! Furacão defende retrospecto contra uruguaios em Curitiba

Créditos: Fabio Wosniak/athletico.com.br

Está chegando a hora da decisão de uma vaga na grande final da CONMEBOL Sul-Americana 2021! Na próxima quinta-feira (30), às 21h30, o Athletico enfrentará o Peñarol, no Caldeirão, pelo jogo de volta da semifinal.

O Furacão abriu vantagem ao vencer o primeiro duelo por 2 a 1, na casa do adversário. Agora, o Rubro-Negro buscará confirmar o seu retrospecto nos jogos contra clubes uruguaios em Curitiba, que é amplamente favorável.

Até agora, o Athletico jogou sete vezes como mandante contra times do Uruguai. São quatro vitórias, dois empates e uma derrota, com 12 gols marcados e cinco sofridos. Peñarol e Nacional foram os adversários.

Levando em consideração apenas as competições oficiais da CONMEBOL, o Furacão conta com 100% de aproveitamento. São quatro vitórias em quatro jogos, com nove gols marcados e apenas um sofrido.

Relembre os jogos do Athletico contra os times uruguaios em Curitiba:

26/01/1973 – Athletico 1×2 Peñarol – Torneio Atlântico Sul

Foto: Acervo histórico/Athletico Paranaense

Organizado pela Federação Gaúcha, o torneio abriu a temporada de 1973 e contou com a participação de Athletico, Grêmio, Avaí, Boca Juniors, Peñarol e Nacional. A estreia athleticana foi diante do Peñarol, no Estádio Belfort Duarte (atual Couto Pereira).

O Athletico estava desfalcado de Sicupira, mas teve as estreias do goleiro Neuri, do lateral Wanderley, do zagueiro Almeida e do atacante Babá. E mesmo dominando a partida, saiu atrás no placar, teve dois gols anulados e viu o time uruguaio ampliar.

O Furacão conseguiu descontar ainda no início do segundo tempo, com um gol de Liminha. Mas o Peñarol segurou a reação, com destaque para o zagueiro Roberto Matosas, pai do meia Gustavo Matosas, que jogou no Furacão no final dos anos 90.

Já no final da partida, uma briga generalizada estourou no gramado.

01/02/1973 – Athletico 2×2 Nacional – Torneio Atlântico Sul

Foto: Acervo histórico/Athletico Paranaense

Depois da estreia contra o Peñarol, o Athletico se reabilitou com uma vitória sobre o Boca Juniors, por 2 a 1. E três dias depois, voltou ao Belfort Duarte para encarar o Nacional.

Em uma partida em que dominou o adversário, o Rubro-Negro desperdiçou muitos gols, acertou três bolas na trave e teve pela frente o goleiro brasileiro Manga, defendendo o arco dos uruguaios.

Liminha abriu o placar para o Furacão. O Nacional conseguiu o empate no primeiro tempo e virou a partida aos 20′ da etapa final. E aos 30′, Liminha marcou mais um para o Athletico, fechando a contagem em 2 a 2.

12/04/2000 – Athletico 2×0 Nacional – CONMEBOL Libertadores

Foto: Acervo histórico/Athletico Paranaense

Em sua primeira participação na CONMEBOL Libertadores, o Athletico já tinha a classificação garantida quando enfrentou o Nacional, no Caldeirão, pela última rodada do Grupo 1. O Furacão já havia vencido em Montevidéu e repetiu a dose jogando em casa.

No final do primeiro tempo, uma grande jogada do ataque athleticano inaugurou o placar. Adriano recebeu na entrada da área e tocou para Kelly, que mandou um passe perfeito para Luís Carlos Goiano matar no peito e tocar na saída do goleiro.

E no começo da etapa final, Kelly lançou na área para Luisinho Netto, que encobriu o goleiro com um toque de cabeça. O Furacão fechava a primeira fase na liderança e invicto!

25/10/2006 – Athletico 4×1 Nacional – CONMEBOL Sul-Americana

O duelo pelas quartas de final foi totalmente dominado pelo Furacão. No primeiro jogo, vitória rubro-negra por 2 a 1, no Estádio Parque Central.

No Caldeirão, o triunfo foi ainda maior.

O zagueiro João Leonardo aproveitou uma bola rebatida na área para marcar o primeiro. E Dênis Marques ampliou chutando de fora da área.

O Nacional descontou, mas o Athletico respondeu com uma obra de arte [REVEJA AQUI!]. Marcos Aurélio tocou para Dênis Marques. De primeira, o centroavante mandou um lançamento de letra para Cristian, que rolou para Marcos Aurélio driblar um zagueiro uruguaio e conferir.

E ainda teve mais. Em cobrança de falta, Cristian levantou na área e Danilo marcou de cabeça, fechando a goleada!

25/01/2017 – Athletico 0x0 Peñarol – Amistoso [REVEJA AQUI]

Foto: Bruno Baggio/athletico.com.br

A temporada 2017 tinha a CONMEBOL Libertadores no calendário do Furacão. E nada melhor do que se preparar enfrentando um dos maiores clubes do continente. Quase 30 mil pessoas foram ao Caldeirão e assistiram a Athletico e Peñarol se enfrentarem em um jogo pegado, com três expulsões. Mas sem gols.

26/07/2018 – Athletico 2×0 Peñarol – CONMEBOL Sul-Americana

Foto: Miguel Locatelli/athletico.com.br

O confronto pela segunda fase começou no Caldeirão. E o Athletico abriu uma importante vantagem com uma atuação segura e de muita raça. REVEJA AQUI!

O Furacão pressionou no primeiro tempo, perdeu um pênalti sofrido por Marcelo e cobrado por Raphael Veiga, e teve a expulsão de Wanderson.

Mesmo com um homem a menos, o Rubro-Negro abriu o placar na segunda etapa. Em um lançamento de Santos, o goleiro do Peñarol se atrapalhou com o zagueiro e Marcelo aproveitou para ficar com a bola e marcar o primeiro.

Depois, o time uruguaio também teve um jogador expulso e o Athletico aproveitou para ampliar. Rosseto abriu na direita para Jonathan, que cruzou rasteiro na área. Pablo entrou de carrinho na segunda trave e mandou para a rede.

03/03/2020 – Athletico 1×0 Peñarol – CONMEBOL Libertadores

Em seu primeiro jogo na fase de grupos, o Furacão encontrou muita dificuldade para passar pela defesa uruguaia. Controlando a posse de bola desde o início da partida, o time esbarrava na forte marcação do Peñarol e nas boas defesas do goleiro Dawson. E também na trave, em uma cabeçada de Thiago Heleno.

A zaga carbonera só seria superada com um golaço. Aos 30′ do segundo tempo, Thiago Heleno acertou um lançamento perfeito para Nikão, que recebeu na ponta direita, deixou o marcador caído com uma finta e cruzou para Bissoli, que finalizou de letra!

Comentários