Clube

Conquista do Estadual de 1940 completa 81 anos

Foto: Acervo histórico/Athletico Paranaense

Uma importante glória do passado está completa 81 anos nesta quarta-feira (16). No dia 16 de março de 1941, uma goleada rubro-negra acabou com qualquer discussão: o Athletico Paranaense era, sem dúvidas, o melhor time do Estado.

Naquele domingo, a festa athleticana começou a cerca de três quilômetros da Baixada. No antigo estádio do Juventus, na Rua Carlos de Carvalho, o Furacão derrotou o Operário por 4 a 0 e conquistou o Campeonato Estadual de 1940.

Antecedente conturbado

O Furacão vivia o início de uma década de grandes conquistas. Assim como o próprio futebol, o clube passava por um momento de grande popularização. E quem mais atraía as multidões era um jogador que em breve chegaria à Seleção Brasileira: o goleiro Caju.

Em 1940, Caju liderou o Athletico em um título conquistado com muita polêmica. O principal concorrente no campeonato da cidade foi o Ferroviário. O time da Vila Capanema venceu o primeiro turno e, no jogo que decidiu o segundo, tomou uma atitude radical.

Pela última rodada, no dia 6 de outubro, Athletico e Ferroviário se enfrentaram no Joaquim Américo. A partida estava empatada em 2 a 2 quando, aos 36′ da etapa final, a arbitragem anulou um gol dos colorados. Revoltada, a diretoria adversária tirou o time de campo.

A vitória daria o título ao tricolor da Estação. O empate bastava para o Furacão vencer o returno, o que forçaria uma final em melhor de três jogos contra o rival.

O caso foi parar nos tribunais e o Athletico foi declarado o vencedor da partida, por abandono do adversário. E como o Ferroviário se recusava a aceitar a decisão e disputar a grande final, o Rubro-Negro foi declarado o campeão.

A conquista do Estadual

Nessa época, o campeonato da cidade era considerado a principal competição e seu vencedor, reconhecido informalmente como campeão paranaense. Mas o desfecho incomum deu uma nova importância à disputa do Estadual, já em 1941.

O Operário vinha de uma grande campanha nos Campos Gerais. Após conquistar o título da liga de Ponta Grossa, derrotou o 29 de maio, de Antonina, no confronto que definiu o campeão do Interior. Poderia triunfar também contra o representante da capital?

Para o Athletico, um triunfo serviria para confirmar sua superioridade no Estado. Para os rivais, especialmente o Ferroviário, uma vitória do Operário era a chance de colocar um pesado ponto de interrogação sobre a conquista rubro-negra em 1940.

Mas em campo, o Furacão mostrou que qualquer dúvida era descabida. Com uma grande atuação, não deu qualquer chance ao Fantasma. Na primeira etapa, o centroavante Pinto marcou duas vezes. No segundo tempo, Levorato fez o terceiro e Pinto anotou mais um.

Além do artilheiro Pinto, os jornais da época destacaram mais uma grande atuação de Caju. E a festa athleticana, que começou no Batel, seguiu rumo ao Água Verde e invadiu a noite nos arredores da Baixada. O Furacão era o melhor do Estado. E ponto.

Na história: Athletico Paranaense 4×0 Operário
Campeonato Estadual de 1940
Data: 16/03/1941
Local: Estádio do Juventus, em Curitiba (PR)
Árbitro: Miguel Lorusso

Athletico Paranaense: Caju; Gotardo e Anjolilo; Pizzatto, Bibe e Bortoloti; Levorato, Renato, Pinto, Oscar e Erico
Gols: Pinto (3) e Levorato

Operário: Godencio; Godoi e Jaguariaíva; Flávio, Chico e Alves; Valdinho, Paraílio, Viana, Gigi e Floriano 

Fotos: Acervo histórico/Athletico Paranaense 

Comentários