Clube

Dez fatos curiosos sobre o Furacão de 1949!

Acervo histórico do Athletico Paranaense

Nesta terça-feira (19), um dos títulos mais emblemáticos da história do Athletico completa 70 anos! Com uma vitória de 4 a 0 sobre o Juventus, o Rubro-Negro se sagrou campeão paranaense de 1949!

A escalação está até hoje na cabeça dos athleticanos mais antigos: Laio; Nillo e Waldemiro; Waldir, Wilson e Sanguinetti; Viana, Ruy, Neno, Jackson e Cireno. Um time tão avassalador que ganhou o apelido que marcaria o clube para sempre: Furacão!

Veja 10 curiosidades sobre aquele timaço!

1. No Campeonato Paranaense de 1949, o Athletico marcou 49 gols em 12 partidas. Uma média de 4,08 gols por jogo!

2. Até duas rodadas para o fim do campeonato, o Furacão havia vencido todos os adversários por goleada, marcando pelo menos quatro gols por partida!

3. 

O artilheiro do campeonato de 1949 foi o atacante Neno, com 18 gols. Uma média de 1,5 por partida! Antes de ser contratado pelo Athletico, ele lutou na Itália como pracinha, durante a Segunda Guerra Mundial!

4. 

Caju, “A Majestade do Arco”, fez parte do elenco do Furacão de 1949, mas já estava no final da carreira e ficou a maior parte dos jogos no banco. Seu substituto, Laio, foi tão bem que ficou conhecido como “A Fortaleza Voadora”!

5. 

Antes do campeonato, o Athletico enfrentou o Fluminense, o então “supercampeão carioca”, em amistoso na Baixada. Venceu por 5 a 2! Dois dias depois, o tricolor derrotou o Coritiba por 8 a 3!

6. O ponta-esquerda Cireno foi convocado para a Seleção Brasileira, para treinos visando a Copa do Mundo de 1950. Acabou cortado, numa decisão vista como politicagem pró-eixo Rio-São Paulo. Os escolhidos foram Chico, do Vasco, e Friaça, do São Paulo.

7. 

Foi do Furacão de 1949 a maior goleada do Athletico na história dos clássicos contra o Coritiba: 5 a 1, na casa do rival!

8. A maior goleada do Furacão de 1949 foi um 7 a 3 sobre o Água Verde. O artilheiro Neno marcou seis gols na partida!

9. 

Após a vitória de 3 a 2 sobre o Coritiba, na penúltima rodada, a diretoria decidiu festejar. Entregou aos jogadores o título de “Doutores em Futebol”, com direito a diploma e anel de grau! A “formatura” aconteceu em um baile no Clube Curitibano, comandado por Luiz Gonzaga, o famoso “Rei do Baião”!

10. O baile do título aconteceu em uma noite de sexta-feira, antevéspera da última rodada! Com o time já campeão e desgastado pela festança, o Athletico foi superado pela única vez na competição: 2 a 0 para o Ferroviário.

Sabe tudo sobre o Furacão de 49? Arrisque-se no nosso quiz!

Comentários