Time

Goleada histórica! Há 62 anos, Athletico derrotou o Ferroviário por 7 a 2

Créditos: Acervo histórico/Athletico Paranaense

A temporada de 1959 deixou marcas importantes na história rubro-negra. Naquele ano, o Athletico se tornou o primeiro representante do futebol paranaense no Campeonato Brasileiro, ao disputar a edição inaugural da Taça Brasil.

No Campeonato Estadual, o time não fez uma grande campanha. Defendendo o título conquistado no ano anterior, terminou o torneio apenas na quinta posição. Mas um jogo em especial fez a torcida relembrar os grandes momentos do Furacão.

No dia 8 de março, o Athletico aplicou a maior goleada da história dos clássicos com o Ferroviário. Na antiga Baixada, um dos mais tradicionais rivais foi implacavelmente derrotado, de virada, pelo placar de 7 a 2.

O jogo marcava a despedida do treinador Elba de Pádua Lima, o Tim, que estava trocando o Athletico pelo Bangu. Naquela época, o time carioca tinha craques como Zizinho, Zózimo e Décio Esteves, presenças constantes da Seleção Brasileira.

Após o clássico CAP-CAF, o comando técnico do Rubro-Negro seria assumido por Esteban Sanguinetti, ex-jogador do Furacão de 1949. 

O momento apontava um certo favoritismo para o Ferroviário. O Athletico vinha de uma derrota em casa para o Guarani, de Ponta Grossa, por 3 a 2. O time colorado estava em ascensão e havia derrotado o Britânia por 2 a 1.

Mas no gramado do Caldeirão, o que se viu foi um Rubro-Negro avassalador. O Boca Negra segurava a pressão e conseguiu sair na frente com um gol de Odilon, aos 23′. Mas a reação imediata do Furacão e um gol contra de Alceu, aos 24′, desestabilizaram o rival.

Com dois gols do ponta direita Gaivota, aos 27′ e aos 35′, o Athletico passou à frente. E mais um gol contra, desta vez de Piranha, fechou o placar da primeira etapa em 4 a 1 para o time rubro-negro.

No segundo tempo, dois gols relâmpagos do meia Péricles aos 19′ e 20′, sacramentaram a goleada. O Ferroviário descontou aos 36′, com Dino. Mas o Furacão voltou a marcar aos 40′, em linda jogada de Gaivota, finalizada pelo ponta esquerda Tiquinho.

Uma goleada “sem escrúpulos”, como destacou o jornal Paraná Esportivo na manhã seguinte. 

Na história: Athletico Paranaense 7×2 Ferroviário
Campeonato Paranaense 1959: 1º turno – 6ª rodada
Data: 08/03/1959
Local: Estádio Joaquim Américo

Árbitro: Reinaldo José Filizola
Assistentes: Antônio Stopinski e José Ferreira

Athletico Paranaense: Willian; Damião e Salvador; Belfare, Tocafundo e Sano; Gaivota, Banhe, Taíco, Péricles e Tiquinho
Técnico: Elba de Pádua Lima (Tim)
Gols: Alceu (contra), aos 24′, Gaivota, aos 27′ e aos 35′, e Piranha (contra), aos 43′ do primeiro tempo; Péricles, aos 19′ e aos 20′, e Tiquinho, aos 40′ do segundo tempo

Ferroviário: Antoninho; Fernando e Lelo; Savi, Piranha e Alceu; Dino, Juarez, Fernandinho, Odilon e Torres
Técnico: Hipólito Arzua
Gols: Odilon, aos 23′ do primeiro tempo; Dino, aos 36′ do segundo tempo

Fotos: Acervo histórico/Athletico Paranaense 

Comentários