Clube

Leia o discurso de posse de Aguinaldo Farias, presidente do Conselho Deliberativo

Créditos: Fabio Wosniak/Site Oficial

O presidente do Conselho Deliberativo eleito para o quadriênio 2020-2023, Aguinaldo Coelho de Farias, discursou nesta segunda-feira (16) durante a Reunião Ordinária que elegeu o Conselho Administrativo, o Conselho Fiscal e a Câmara de Ética e Disciplina

Leia, abaixo, o discurso de posse do presidente do Conselho Deliberativo: 

“É com imensa satisfação que iniciaremos, a partir de hoje, a gestão 2020/2023 do Club Athletico Paranaense.

Inicialmente, gostaria de externar meus agradecimentos ao presidente Mario Celso Petraglia, quem tive a oportunidade de conhecer em 2007 onde, após lhe repassar um e-mail com algumas críticas e sugestões, fui convidado para uma reunião de 30 minutos que durou aproximadamente 5 horas. Gestor acima de seu tempo, idealizou um futuro promissor do nosso Furacão. Obrigado pela confiança e oportunidade em ser presidente do clube que amo.

A história de nosso Clube começou no dia 26 de março de 1924 com o primeiro presidente, Arcésio Guimarães, e primeiro título estadual já em 1925. O futebol brasileiro atravessava um cenário quase amador e o financeiro dos clubes brasileiros até 1995, comparados aos valores estratosféricos de hoje, não permitiam investimentos seguros. Foram vários presidentes em tempos difíceis e várias histórias de amor e dedicação ao Clube que marcaram seus nomes na história do nosso Furacão. Estes abnegados merecem todo nosso respeito e admiração.

Mas foi em 1995 que começou a revolução de nosso Clube com o título que nos levou à Primeira Divisão do futebol brasileiro e uma investidura administrativa rígida na forma empresarial. Muitos colaboraram nesta jornada, mas ninguém pode negar que a liderança de Mario Celso Petraglia, não importando em qual cargo, foi o propulsor da grandeza que chegamos nos dias de hoje.

Estamos na CAP S/A desde o início e passamos por momentos difíceis durante a construção da Arena. Mas nunca, sequer por um minuto, duvidávamos da capacidade gestora deste grupo. Acreditar no líder é a premissa da vitória.

Neste ano de 2019, a gestão do Club Athletico Paranaense foi a de maior quebra de paradigma do futebol brasileiro, com a consolidação dos quatro ventos que se identificam com a gestão CAPGIGANTE: rebeldia, ambição, inovação e entusiasmo.

Muitos mostraram-se resistentes quanto à mudança de nosso brasão, da Família Furacão e do Athletico com “TH”. A história do passado jamais será esquecida, mas a modernização que se propôs é infinita e sem limites. O sucesso está visível e parabéns a todos os envolvidos.

O que devemos esperar até 2023?

A revolução do futebol brasileiro com a possibilidade de se criar o clube empresa, por força de lei própria, estará em debate e este Conselho Deliberativo será decisivo quando da efetivação de um proposta a todos os Sócios do Clube. Uma decisão que não caberá volta se for aprovada.

A formatação e aprovação da Fundação Club Athletico Paranaense junto aos órgãos públicos é uma meta já para 2020. Desta forma, será possível utilizar o futebol como ferramenta de transformação social. Esta fundação já está aprovada pelo Clube e inserida no seu estatuto social.

Em relação ao acordo tripartite entre Prefeitura, Governo e Club Athletico Paranaense, é nossa prioridade estar atento e direcionar todos os esforços possíveis em apoio ao Conselho Administrativo. Seremos um conselho participativo na vida do Clube, com ações efetivas conjuntas com o todo o efetivo do Clube.

O futebol é a essência do nosso Clube e não confundir a nossa paixão com a serenidade do exercício de conselheiro será o nosso grande desafio coletivo. A bola guarda esta magia do inesperado e nem sempre os resultados ocorrem como queríamos. Nem por isso desviaremos do planejamento institucional do Clube que vem com excelentes resultados de campo e na administração, sempre na liderança de Mario Celso Petraglia. Está na hora de redigirmos o regimento interno do Conselho Deliberativo. Não podemos ter inúmeros conselheiros sendo a voz oficial do Clube nas redes sociais e, ao mesmo tempo, contrapor a tudo que foi profissionalizado nesta instituição. Mas deixo claro que estaremos sempre disponíveis para dialogar sobre todos os assuntos pertinentes mantendo o equilíbrio institucional entre os Conselhos Administrativo e Deliberativo. Confio plenamente na capacidade de Mario Celso Petraglia, Fernando Corrales e Lauri Pick na administração do Clube.

Por fim, e talvez a mais importante meta deste Conselho Deliberativo, já está na hora de unir o nosso Clube em torno de um único ideal. Vamos construir bandeiras de aproximação com a nossa torcida, valorizar todos que em algum momento contribuíram com o Clube desde a sua fundação e valorizar ainda mais os atuais administradores que se doaram intensamente pelos títulos e estrutura. Somos a maior torcida do Estado e uma das maiores instituições esportivas do país. Somos o Club Athletico Paranaense.”

Comentários