Time

Os 10 principais momentos de 2019

Créditos: Miguel Locatelli/Site Oficial

O Athletico Paranaense viveu uma temporada espetacular em 2019. Foram três títulos, dois deles inéditos, que aumentaram a escala deste Furacão que continuará passando pela América do Sul em 2020.

O ano começou com a conquista do Campeonato Paranaense, com a equipe de Aspirantes, pelo segundo ano consecutivo.

Depois, veio o título da Levain Cup, no Japão, primeira taça intercontinental do Clube.

Mas o melhor ainda estava por vir. Em setembro, conquistamos a Copa do Brasil, que agora está na galeria dos títulos mais importantes da história do Athletico, ao lado do Campeonato Brasileiro (2001) e Conmebol Sul-Americana (2018).

Só que, entre um título e outro, fomos acumulando momentos que ficarão para sempre marcados nas nossas memórias. Aqueles momentos que, em algum momento, serão bons temas para #tbt’s e afins.

Pensando nisso, e até para gerar um sentimento de nostalgia/alegria/emoção, listamos os 10 principais momentos de 2019:

1) Conquista da Taça Dirceu Krüger
Nosso desempenho na primeira taça do campeonato estadual não foi tão bom. Entretanto, o time se acertou na segunda metade da competição e conquistamos a Taça Dirceu Krüger em cima do maior rival, o Coritiba.

2) Khellven converte o pênalti do título estadual
O Rubro-Negro fez duas partidas difíceis contra o Toledo, na decisão do Campeonato Paranaense. Com a igualdade no placar, após derrota por 1 a 0 fora de casa e vitória pelo mesmo placar no Caldeirão, a decisão foi para os pênaltis.

Uma das revelações do ano, o lateral-direito Khellven se incumbiu de cobrar o último pênalti. Apesar dos apenas 18 anos, ele mostrou frieza de “gente grande” para converter e dar o título para o Furacão!

3) Goleada contra o Boca Juniors
Na fase de grupos da Conmebol Libertadores, recebemos o Boca Juniors em um Caldeirão pulsante. Com um verdadeiro SHOW, uma atuação que entrou para a história, goleamos os argentinos por 3 a 0 (fora o baile), com um hat-trick do atacante Marco Ruben.

Ninguém poderia imaginar. Bom, quase ninguém…

4) Vitória sobre o River Plate, na Recopa
Após vencer o Boca, recebemos outro gigante do continente em nossa casa. Desta vez, para decidir a Conmebol Recopa. A atuação não foi diferente, mais um baile do Furacão para cima dos rivais. O que mudou foi o placar. Também com gol de Marco Ruben, vencemos por 1 a 0 (mas poderia ter sido mais). No jogo de volta, na Argentina, o River superou a diferença de gols e ficou com o título, mas nada que apague a nossa grande atuação na primeira partida.

5) Santos defende o pênalti de Diego
Quando o Flamengo abriu o placar no Maracanã, alguns já davam o time carioca como classificado. Mas não contavam com um grande passe de Nazário, com a velocidade de Rony e, muito menos, com a finalização para o fundo das redes, que empatou o confronto pelas quartas de final da Copa do Brasil. A decisão foi para os pênaltis e aí brilhou um dos nosso grandes destaques da temporada: o goleiro Santos!

Na primeira cobrança, Diego, camisa 10 e capitão do Flamengo, foi para a bola. A batida foi no meio do gol e adivinha quem não pulou? Sim, Santos. Com tranquilidade, parecendo que tinha certeza de que a cobrança seria no meio, ele defendeu e abriu caminho para a classificação, que terminou com Bruno Guimarães convertendo a quarta cobrança athleticana.

6) Título no Japão
Por ter vencido a Conmebol Sul-Americana em 2018, o Furacão se credenciou a representar a América do Sul na Levain Cup, contra o campeão da Copa da J-League, o Shonan Bellmare, no Japão. O título veio após uma goleada por 4 a 0 em cima dos japoneses. Marcelo, Rony, Thonny Anderson e Braian Romero marcaram os gols do título.

7) Santos defende o pênalti de Pepê
Em mais uma grande atuação, o Furacão tirou a vantagem de dois gols que o Grêmio havia construído na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil. Nikão e Marco Ruben marcaram no tempo normal, e a decisão novamente foi para os pênaltis.

O Rubro-Negro começou batendo e converteu todas as cobranças. Assim como ia fazendo o Grêmio, até a última, quando Pepê foi para a bola. Ali, a esperança da torcida athleticana era o goleiro Santos. E em Santos We Trust. O camisa 1 do Rubro-Negro pulou no seu canto esquerdo para espalmar o chute do gremista e colocar o Furacão na final da Copa do Brasil.

8) A caneta do Cirino
Bom, este lance talvez seja o mais fácil e também o mais difícil de descrever. O que Cirino fez para cima do Edenílson é inexplicável. O corte em Lindoso deixa o lance ainda mais bonito. O gol do Rony, na sequência, o deixa perfeito.

A jogada que rodou o mundo e nos deu o título da Copa do Brasil é para ser apreciada, não explicada.

9) Lucho e Wellington levantam a taça da Copa do Brasil
Quando os capitães durante a campanha, Lucho e Wellington, levantaram o troféu da Copa do Brasil, não teve athleticano que não se emocionou. Foi a cena mais esperada desde o início da campanha, contra o Fortaleza. Foi a confirmação: O Furacão é Campeão da Copa do Brasil!

10) Despedida de 2019
Como tudo que começa, termina, o ano de 2019 também chegou ao fim. Para a torcida athleticana, a despedida foi após a partida contra o Santos, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o nosso último jogo em casa da temporada. Depois da vitória por 1 a 0, o elenco se despediu da torcida.

Obrigado, 2019!

E como dizem nossos jogadores, VAMOS POR MAIS!

Comentários