Time

Santos já é o maior goleiro da história do Athletico? Ele mesmo responde

Créditos: Miguel Locatelli/Site Oficial

Aderbar Melo dos Santos Neto. Para nós, apenas Santos. O goleiro nascido no interior da Paraíba, que chegou ao CAT do Caju em abril de 2008, com 18 anos, já está entre os maiores jogadores da história do Furacão. Com mais de 11 anos de dedicação exclusiva ao Clube, Santos coleciona títulos, defesas históricas e jogos memoráveis.

Após se tornar titular da equipe, no início de 2018, o arqueiro pôde comemorar o Campeonato Estadual, a Conmebol Sul-Americana, a Levain Cup e a Copa do Brasil. A segurança defensiva e o respeito dos torcedores, conquistado com muito trabalho e humildade, já colocam Santos no hall dos principais goleiros da história do Furacão, ao lado de nomes como Caju, Roberto Costa, Ricardo Pinto, Flávio, Neto, Weverton, entre outros.

Muitos já consideram o atual camisa 1 o principal goleiro athleticano. Para tirar a dúvida, fizemos a pergunta ao próprio Santos. “Eu não tenho noção”, apontou logo de cara. “São muitos goleiros históricos no Clube, mas tenho certeza que tenho feito um bom trabalho. O torcedor conhece toda a história e pode fazer essa escolha. Mas eu espero continuar dando sequência ao meu trabalho e fazendo história com essa camisa”, completou.

Apesar da humildade de Santos, uma das principais características dele, o reconhecimento da torcida faz com que faça valer a pena todo o tempo de espera para se firmar na equipe principal. Foram mais de seis anos para, enfim, assumir a titularidade.

“Eu estou desde 2008 aqui e já vivi muitas coisas no Clube. Ter esse respeito do torcedor é muito especial. Acredito que fiz muito pelo Athletico, mesmo quando não estava em campo. Então a única coisa que penso agora é continuar fazendo esse excelente trabalho, para buscar coisas ainda maiores pelo Clube”, disse.

Seleção Brasileira

A boa fase de Santos em 2019 foi coroada não apenas com títulos, mas com duas convocações para a Seleção Brasileira principal. O chamado de Tite encheu de orgulho o menino de Cabaceiras-PB. “É motivo de muita alegria ter esse reconhecimento. Era um sonho de criança. Eu fui abençoado com essas duas convocações, que ficarão marcadas. Vivi intensamente, mas espero continuar tendo oportunidades”, destacou.

Além de representar o país, Santos pôde conviver de perto com um ídolo de infância, o ex-goleiro Taffarel, atual preparador de goleiros da Seleção Brasileira. “Ele é um cara querido por todos os brasileiros. Pude ver de perto a pessoa e o profissional que ele é. Uma experiência que me fez crescer e que vou levar para a vida toda”, apontou.

E 2020?

Com cinco títulos nos últimos dois anos, o Athletico Paranaense terá mais uma vez um vasto calendário em 2020. Além do Campeonato Estadual, da Copa do Brasil e do Brasileirão, o Furacão disputará a Supercopa do Brasil e a Conmebol Libertadores.

“A gente trabalha para seguir sempre evoluindo. Tudo o que estamos vivendo é fruto do nosso trabalho, que começou há muitos anos. Ficamos ansiosos, assim como o torcedor, para começar logo o ano, em busca de outros objetivos. Será mais uma temporada difícil, mas vamos nos preparar para continuar fazendo nossa história”, concluiu o goleiro Santos.

Fotos: Miguel Locatelli/Site Oficial e Lucas Figueiredo/CBF

Comentários

MARCO AURÉLIO BORELLI
4 anos

Excluir
Parabéns Santos, VC,merece todos os louros neste momento. Aproveita as férias pois 2020 teremos mais competições e vamos atrás de outra taça. Parabéns por tudo que fez pelo furacão. Um grande abraço

MARCOS VINICIUS GREIN
4 anos

Excluir
Santos é um goleiro extraordinário. Show de bola!