Time

Seis a cinco! 70 anos de um clássico em alta voltagem

Créditos: Acervo histórico/Athletico Paranaense

O ano de 1951 começou cheio de incertezas para o Athletico. A base que formou o fantástico Furacão de 1949 ia se desmontando e o Rubro-Negro tinha dificuldades para se reestruturar. A temporada teria alguns remanescentes daquele timaço e muitos novatos.

O Campeonato Paranaense começaria apenas no final de maio. Entre vários amistosos de preparação, parte das equipes organizou um “torneio relâmpago”, que recebeu o nome do presidente da Federação na época: Idelfonso Marques.

O Rubro-Negro fez campanha instável. Perdeu para o Palestra Itália (0x1), venceu o Jacarezinho (3×1), goleou o Britânia (6×2), perdeu para o Água Verde (1×3)… O maior desafio ficou para a última rodada: um Athletiba com todo o favoritismo para o rival.

No dia 15 de abril de 1951, o jogo na antiga Baixada não gerava grandes expectativas. Mas terminaria com um placar que entrou para a história do clássico. Foram nada menos do que onze bolas na rede e uma incrível vitória rubro-negra por 6 a 5!

Tempestade de gols

Surpreendendo a todos, o Athletico começou a partida relembrando os tempos de Furacão. Aos 9′, Rui abriu a contagem. Aos 22′, Cireno ampliou. Aos 29′, o centroavante argentino Vilalba marcou um golaço após um drible espetacular no zagueiro Fedato.

Antes que o Coritiba pudesse esboçar qualquer reação, o Rubro-Negro já vencia por 3 a 0.

Toni descontou aos 30′. Quatro minutos depois, Vilalba anotou mais um. E Luiz Martins fez o segundo do rival aos 37′. Placar do primeiro tempo: 4 a 2 para o Furacão!

O adversário voltou do intervalo disposto a reverter a vantagem e aos 7′ Luiz Martins diminuiu para 4 a 3. Mas, aos logo depois, aos 11′, Rui fez o gol mais importante da tarde, deixando Fedato e o goleiro Nivaldo para trás antes de entrar com bola e tudo.

O quinto gol rubro-negro parecia definir a vitória. Ainda mais quando, aos 27′, Vilalba acertou um chutaço de fora da área e marcou o seu terceiro gol na partida. Era o sexto do Furacão!

Com a goleada desenhada, o Athletico baixou o ritmo. E o rival aproveitou para reduzir a diferença. Aos 29′, Paulo Soed descontou. E aos 43′, Merlin finalmente deu números finais ao clássico mais eletrizante de todos os tempos.

Na história: Athletico Paranaense 6×5 Coritiba
Torneio Relâmpago Idelfonso Marques
Data: 15/04/1951
Local: Estádio Joaquim Américo
Árbitro: Barbosa Lima Neto

Athletico Paranaense: Laio; Guará e Sidney; Massuel, Adão e Paraguaio; Cordeiro, Rui (Miro), Vilalba, Boluca e Cireno
Gols: Rui, aos 9′, Cireno, aos 22′, Vilalba, aos 29′, e Vilalba, aos 34′ do primeiro tempo; Rui, aos 11′ e Vilalba 27′ do segundo tempo

Coritiba: Hamilton (Nivaldo); Fedato e Zequinha; Tonico, Merlin e Sanguinetti (Branco); Gasparim, Miltinho, Neno, Toni e Luiz Martins (Paulo Soleld)
Gols: Toni, aos 30′ e Luiz Martins, aos 37′ do primeiro tempo; Luiz Martins, aos 7′, Paulo Soleld, aos 29′ e Merlim, aos 43′ do segundo tempo

Comentários