Time

Athletico será mandante pela 13ª vez contra times do Paraguai; Relembre cinco vitórias!

Esta quarta-feira (18) é dia de mais um desafio pela CONMEBOL Libertadores! Pela penúltima rodada da fase de grupos, o Athletico enfrentará o Libertad, do Paraguai, em busca de uma vitória de fundamental importância na luta pela classificação.

Ao longo de sua história, o Rubro-Negro disputou 12 jogos como mandante contra equipes do Paraguai. Foram três partidas pela CONMEBOL Libertadores, uma pela CONMEBOL Sudamericana e oito amistosos, contra nove adversários diferentes.

O retrospecto contra times paraguaios em Curitiba é favorável ao Furacão. São oito vitórias, dois empates e duas derrotas, com 21 gols marcados e 13 sofridos.

Relembre cinco vitórias do Furacão:

13/12/1949 – Athletico 4×1 Sol de América

Para encerrar um ano emblemático na história rubro-negra, o Athletico recebeu pela primeira vez um adversário internacional. O Sol de América enfrentou o Rubro-Negro no Estádio Belfort Duarte e não foi páreo para os “doutores em futebol”.

Ao estilo do histórico Furacão, o time athleticano começou a partida avassalador. Cireno abriu a contagem, Rui ampliou, Jackson marcou um de seus tradicionais golaços e Rui anotou o quarto, ainda no primeiro tempo.

Na etapa final, o Athletico administrou a vantagem e o time da casa conseguiu marcar seu gol de honra. A vitória deu ao Athletico a taça Embaixador Barbosa Carneiro, atualmente exposta na galeria de troféus do Estádio Joaquim Américo.

Athletico: Laio; Nillo e Waldemiro; Waldir, Wilson e Sanguinetti; Viana, Rui, Neno (Guará), Jackson e Cireno.
Técnico: Ruy Santos (Motorzinho)
Gols: Cireno, Rui (2) e Jackson

21/11/1982 – Athletico 2×1 Olímpia

Outra temporada gloriosa encerrada com amistoso internacional. Em 1982, o Athletico encerrou um longo jejum de conquistas ao vencer de forma arrasadora o Campeonato Paranaense. Era o timaço de Roberto Costa, Assis, Washington e companhia…

Para comemorar, com a entrega das faixas de campeão, o Furacão recebeu o Olímpia, no Couto Pereira. O adversário era o campeão nacional e mantinha a base da equipe que havia conquistado a Libertadores e o Mundial Interclubes em 1979.

Mas em campo, o Rubro-Negro foi superior. O goleiro Almeida ia fechando o gol até os 38′ da primeira etapa, quando a defesa paraguaia foi envolvida por uma tabela entre Washington e Lino, que deu o toque final para a rede.

No começo do segundo tempo, aos 4′, Capitão cruzou para Assis, que tocou de cabeça. O zagueiro Paredes tentou cortar e marcou contra. O Olímpia descontou aos 19′, em um pênalti cobrado por Solalinde. Mas a vitória não escaparia.

Athletico: Roberto Costa (Almir); Ariovaldo, Jair Gonçalves, Bianchi e Sérgio Moura; Jorge Luís (Jeferson), Lino (Ivair) e Detti; Capitão, Washington (Tadeu) e Assis (Lalo).
Técnico: Geraldo Damasceno
Gols: Lino e Paredes (contra)

01/03/2005 – Athletico 1×0 Libertad – RELEMBRE AQUI!

Uma vitória fundamental na campanha da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores de 2005. Pela segunda rodada, o Furacão recebeu o Libertad e teve muita dificuldade para romper o sistema defensivo do time paraguaio.

O gol que garantiu o triunfo saiu dos pés do atacante Maciel. Ele entrou no segundo tempo e, aos 13′, recebeu lançamento pela direita, dominou na entrada da área, cortou o zagueiro e soltou uma bomba de perna esquerda. Bola na rede e festa no Caldeirão!

Athletico: Diego; Baloy, Cocito e Marcão; Jancarlos, Alan Bahia, Rodrigo Souto (Maciel), Fernandinho e Fabrício; Aloísio (Jorge Henrique) (Danilo) e Denis Marques.
Técnico: Casemiro Mior
Gol: Maciel 

19/05/2005 – Athletico 2×1 Cerro Porteño – RELEMBRE AQUI!

Foi o primeiro jogo dos mata-matas que levaram o Furacão à final da CONMEBOL Libertadores de 2005. 

Naquela noite, valeu a força rubro-negra no Caldeirão. O primeiro gol saiu aos 23′ da etapa inicial, em um cruzamento de Rodrigo Souto e uma cabeçada de Lima. Só que o Cerro empatou logo aos 3′ do segundo tempo, com um gol de Julio dos Santos.

Mas o Athletico não se abalou e chegou ao gol da vitória já aos 6′. Pela direita, Lima tabelou com André Rocha e mandou um cruzamento perfeito, na cabeça de Cléo, que testou com força e estufou a rede!

O Athletico ficava em vantagem no confronto e avançaria às quartas de final com um triunfo nos pênaltis, em Assunção.

Athletico: Diego; Jancarlos (André Rocha), Marcão, Baloy e Marín; Cocito, Alan Bahia, Rodrigo Souto (Evandro) e Fabrício; Lima e Cléo (Leandro Almeida).
Técnico: Edinho Nazareth
Gols: Lima e Cléo

13/02/2019 – Athletico 2×1 General Díaz

Dois amistosos contra times paraguaios encerraram a preparação do time principal do Furacão para a temporada 2019. O primeiro foi contra o General Díaz, na estreia de dois jogadores que fariam história naquele ano: Léo Cittadini e Marco Ruben.

O centroavante marcou seu primeiro gol pelo Athletico aos 19′ do primeiro tempo. Bruno Guimarães cobrou escanteio pelo lado esquerdo, o camisa 9 apareceu bem posicionado na primeira trave e mandou de cabeça para a rede.

O segundo gol veio aos 24′ da etapa final. Em cobrança de falta, Nikão mandou uma pancada, a bola fez a curva desviando da barreira e entrou no canto esquerdo. O time paraguaio ainda descontou aos 33′, mas não voltaria ameaçar a meta athleticana.

Athletico: Santos (Caio); Madson (Khellven), Thiago Heleno (Paulo André), Léo Pereira (Zé Ivaldo) e Márcio Azevedo (Renan Lodi); Wellington (Camacho); Marcelo (Nikão), Léo Cittadini (Tomás Andrade), Bruno Guimarães (Erick) e Rony (Poveda); Marco Ruben (Jaderson). Técnico: Tiago Nunes
Gols: Marco Ruben e Nikão

Athletico como mandante contra times do Paraguai

12 jogos
8 vitórias
2 empates
2 derrotas
21 gols pró
13 gols contra

Todos os jogos

JOGO 01: 13/12/1949 – Athletico 4×1 Sol de América – Amistoso – Belfort Duarte

JOGO 02: 07/09/1954 – Athletico 0x2 Sportivo Luqueño – Amistoso – Belfort Duarte

JOGO 03: 31/10/1971 – Athletico 1×1 Guaraní – Amistoso – Joaquim Américo

JOGO 04: 21/11/1982 – Athletico 2×1 Olímpia – Amistoso – Couto Pereira

JOGO 05: 24/06/1999 – Athletico 2×1 Cerro Porteño – Amistoso – Joaquim Américo

JOGO 06: 01/03/2005 – Athletico 1×0 Libertad – CONMEBOL Libertadores – Joaquim Américo

JOGO 07: 19/05/2005 – Athletico 2×1 Cerro Porteño – CONMEBOL Libertadores – Joaquim Américo

JOGO 08: 21/10/2015 – Athletico 1×0 Sportivo Luqueño – CONMEBOL Sudamericana – Joaquim Américo

JOGO 09: 15/02/2017 – Athletico 3×3 Deportivo Capiatá – CONMEBOL Libertadores- Joaquim Américo

JOGO 10: 13/02/2019 – Athletico 2×1 General Díaz – Amistoso – Joaquim Américo

JOGO 11: 20/02/2019 – Athletico 3×0 Guaraní – Amistoso – Joaquim Américo

JOGO 12: 29/06/2019 – Athletico 0x2 Cerro Porteño – Amistoso – Joaquim Américo

Comentários