Time

Brasileirão Sub-17: A campanha que levou o Rubro-Negro até a decisão 

Créditos: Fabio Wosniak/Site Oficial

Athletico disputará o título do Campeonato Brasileiro Sub-17. Para chegar até a decisão, o time rubro-negro fez uma campanha irreparável. No total, foram 13 jogos, com 10 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. 

Na primeira fase do torneio, o Furacão venceu sete vezes, empatou uma e foi derrotado pelo Santos, logo no retorno após a parada da pandemia. Nas quartas de final, duas vitórias contra o Grêmio: 2 a 1 fora de casa e 5 a 0 em Curitiba. Ontem (7), foi a vez de eliminar o Flamengo na semifinal. Após o empate sem gols no jogo de ida, vitória no CAT por 2 a 0 e vaga na final. 

Os 82% de aproveitamento na competição passam muito pelo ataque rubro-negro, o mais positivo do Brasileirão Sub-17 até aqui. São 36 gols marcados nas 13 partidas disputadas e apenas dez sofridos. Renan, com nove gols, e Jader, com sete gols, estão entre os artilheiros do torneio. 

 Tivemos algumas dificuldades no retorno após a pandemia, para readquirir nível competitivo de jogo e desenvolver o trabalho como um todo”, relembra Fernando Seabra, técnico do Sub-17 athleticano. “Mas tem sido uma campanha muito positiva, não apenas pelos resultados, mas pela forma como a equipe vem atuando, com arrojo e buscando sempre ser ‘agressiva’ mesmo quando está à frente no placar. Estamos bem satisfeitos com o comportamento de todos”, completou.

O adversário do Athletico na final do torneio será o Fluminense, que se classificou no mesmo grupo do Rubro-Negro na primeira fase. Nas quartas de final, os cariocas eliminaram o Vasco da Gama e, na semifinal, deixaram para o trás o São Paulo. 

Porém, antes de pensar na final, o grupo Sub-17 do Furacão terá mais um desafio pela Copa do Brasil da categoria. Nesta quinta-feira (10), o Athletico disputará o jogo de volta da segunda fase do torneio. O adversário será o Ceará e o Rubro-Negro tem grande vantagem, após golear por 6 a 1 em Curitiba. 

Os jogadores têm sido emocionalmente desafiados, com esses jogos, a sempre buscar a conquista de algo que tenha um valor grande. Em alguns momentos, o desafio era conquistar respeito, credibilidade, oportunidade do protagonismo. Nesse momento, o desafio é se tornar referência de trabalho individual e coletivo, em momentos decisivos das competições”, apontou Seabra. 

O primeiro jogo da decisão contra o Fluminense acontecerá na próxima segunda-feira (14), com mando de campo adversário. Na primeira fase, as duas equipes se enfrentaram no mesmo palco e deu Furacão. Vitória por 4 a 0, com dois gols de Renan, um de Juninho e outro de Léo Costa. 

“Desde o início, sempre temos buscado nos portar da mesma maneira jogando dentro ou fora de casa. Claro que depende de muitos fatores, mas não vai mudar em nada nosso jogo. O plano é estudar formas de conseguir criar situações de gols, mesmo correndo riscos para fazer isso. Tem sido dessa maneira até o momento e a nossa forma é tentar ser sempre nossa melhor versão a cada jogo”, concluiu o treinador rubro-negro.

Campanha athleticana no Brasileirão Sub-17
13 jogos
10 vitórias
2 empates
1 derrota
36 gols marcados
10 gols sofridos

Primeira fase
Athletico 4×1 Ceará
Santos 2×1 Athletico
Athletico 3×3 Goiás
Athletico 5×0 Cruzeiro
Flamengo 3×4 Athletico
Athletico 2×0 São Paulo
Internacional 0x2 Athletico
Athletico 2×0 Vitória
Fluminense 0x4 Athletico

Quartas de final
Grêmio 1×2 Athletico
Athletico 5×0 Grêmio

Semifinal
Flamengo 0x0 Athletico
Athletico 2×0 Flamengo

Final
Fluminense x Athletico – 14/12, às 17h
Athletico x Fluminense – 21/12, às 15h


Fotos: Fabio Wosniak/Site Oficial

Comentários