Clube

Conheça os novos profissionais do futebol do Club Athletico Paranaense

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

O Club Athletico Paranaense apresenta os profissionais que assumirão funções-chave a partir da temporada de 2022.

CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional, ALEXANDRE MATTOS

O executivo Alexandre Mattos assumirá a nova função de CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional do Club Athletico Paranaense. Em suas atribuições no cargo, Alexandre Mattos será responsável pelo relacionamento com os players, agentes, Clubes e Confederações que compõem a indústria do futebol. Além disso, será responsável pelo desenvolvimento de parcerias nacionais e internacionais com o intuito de expansão da marca. Alexandre também coordenará o desenvolvimento do Departamento de Mercado, visando ser a referência entre os clubes da América do Sul.

Com ampla experiência no futebol e histórico de sucesso nos clubes nos quais trabalhou, Alexandre Mattos é gestor executivo de futebol desde 2005. Com 45 anos, é formado em Administração com Gestão de Esportes, provisionado em Educação Física e possui MBA em Gestão de Esportes. Possui o diploma da FIFA em Club Management e realizou cursos de Diretor Executivo (CBF Academy), de Gestão Técnica (Universidade do Futebol) e de Departamento de Mercado, Análise de Desempenho e Scout (Universidade do Futebol).

É também professor dos cursos de Diretor Executivo, CEO, CFO e das licenças de treinadores A e PRO, todos da CBF Academy. Também é professor dos cursos de Gestão Técnica e de Departamento de Mercado, Análise de Desempenho e Scout, ambos da Universidade do Futebol.

Trabalhou como Diretor Executivo de Futebol Profissional e Categorias de Base em clubes como América Futebol Clube, Cruzeiro Esporte Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras e Clube Atlético Mineiro. Também foi CEO e consultor do Boston City FC, dos Estados Unidos. Alexandre Mattos foi eleito o melhor Diretor Executivo de Futebol do Brasil nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016.

*Veja mais detalhes do currículo ao final do texto.

Coordenador do Núcleo de Saúde e Performance, CARLINHOS NEVES

O educador físico Carlinhos Neves assumirá a função de Coordenador do Núcleo de Saúde e Performance do Club Athletico Paranaense. Em suas atribuições no cargo, Carlinhos Neves será responsável pela gestão de todos os processos relacionados à saúde dos atletas do clube, assim como responsável pela gestão dos processos que visam a melhor performance das equipes de todas as categorias do Athletico. As áreas que ficarão sob a coordenação do professor Carlinhos Neves são as seguintes: Preparação Física, Fisiologia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia.

Aos 65 anos, Carlinhos Neves retorna ao Athletico Paranaense para a sua terceira passagem no clube. As duas primeiras foram na função de preparador físico. Nascido em Curitiba, Carlinhos Neves trabalhou nos principais clubes brasileiros, na Seleção Brasileira e conquistou títulos de grande expressão mundial.

*Veja mais detalhes do currículo ao final do texto.

Coordenador das Categorias de Formação, FERNANDO YAMADA

O executivo Fernando Yamada assumirá a função de Coordenador das Categorias de Formação do Club Athletico Paranaense. Em suas atribuições no cargo, Fernando Yamada será responsável pela gestão das categorias de Iniciação Desportiva, Sub-15, Sub-17, Sub-18, Sub-19 e Sub-20. O principal objetivo é aprimorar o processo de captação, formação integral e desenvolvimento de atletas do Athletico, que já é reconhecido mundialmente por sua qualidade.

Ex-atleta, é formado em Administração de Empresas e possui um perfil de gestão adquirido ao longo da carreira de mais de 30 anos construída entre Seleção Brasileira e clubes. Com 42 anos, atua como gestor do esporte desde 2014. É um profissional especializado na coordenação do futebol com foco na Inteligência Estratégica em diversos segmentos, tais como Relacionamento, Parcerias, Departamento de Inteligência, Sustentabilidade e Desenvolvimento de pessoas. Começou a carreira de coordenador de futebol no Grêmio Osasco Audax Esporte Clube e, em 2017, assumiu a gerência geral das categorias de base do Sport Club Corinthians Paulista. É palestrante da Brasil Expo e instrutor de cursos da CBF Academy.

Possui especializações de Líderes no Emirates Stadium (Arsenal FC), Gestão Técnica da Universidade do Futebol, Contratos Desportivos pela LEX Cursos Jurídicos, Gestão Esportiva no Futebol da Faculdade Rio Branco, Curso de Coordenador técnico para Categorias de Base da CBF Academy, Currículo de Formação no Futebol da Universidade do Futebol, Licença B da CBF Academy e Metodologia da LA LIGA (Espanha) para categorias de base.

*Veja mais detalhes do currículo ao final do texto.

CURRÍCULOS

ALEXANDRE MATTOS

Data de nascimento: 7 de maio de 1976 (45 anos)
Cidade em que nasceu: Belo Horizonte (MG)

Formação:
Alexandre Mattos é formado em Administração, com Gestão em Esportes pela Faculdade Promove. Provisionado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É ainda Mestre de Administração de Negócios (MBA) em Gestão de Esportes, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Cursos:
– FIFA Diploma in Club Management;
– Diretor executivo na CBF Academy;
– Gestão técnica pela Universidade do Futebol, em áreas do conhecimento como Departamento de Mercado, Análise de Desempenho e Scout.

Outras funções ligadas ao futebol:
– Professor dos cursos de Diretor Executivo, CEO, CFO, Licenças de Treinadores A e PRO da CBF Academy.
– Professor dos cursos de Gestão Técnica e Departamentos de Mercado, Análise, Desempenho e Scout pela Universidade do futebol.

Autor do livro “Tudo começa com um sonho”, que retrata as funções do diretor executivo de futebol. A obra conta com uma extensa abordagem técnica, de bastidores, além de relatos inerentes ao mundo do futebol.

Clubes e cargos desempenhados:
2005 – 2011 – América Futebol Clube – Diretor executivo de futebol profissional e categoria de base
2012 – 2014 – Cruzeiro Esporte Clube – Diretor executivo de futebol profissional e categoria de base
2015 – 2019 – Sociedade Esportiva Palmeiras – Diretor executivo de futebol profissional e categoria de base
2020 – Clube Atlético Mineiro – Diretor Executivo de futebol Profissional e categoria de base
2021 – Boston City FC – CEO e consultor

Conquistas na carreira profissional:
2005 – Campeão Taça Minas – América Futebol Clube
2008 – Campeão do Campeonato Mineiro módulo II – América Futebol Clube
2009 – Campeão Brasileiro série C – América Futebol Clube
2011 – Campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20 – América Futebol Clube
2012 – Campeão do Campeonato Brasileiro sub-20 – Cruzeiro Esporte Clube
2013 – Campeão do Campeonato Brasileiro série A – Cruzeiro Esporte Clube
2014 – Campeão do Campeonato Brasileiro série A – Cruzeiro Esporte Clube
2014 – Campeão do Campeonato Mineiro – Cruzeiro Esporte Clube
2015 – Campeão da Copa do Brasil – Sociedade Esportiva Palmeiras
2016 – Campeão do Campeonato Brasileiro Série A – Sociedade Esportiva Palmeiras
2018 – Campeão do Campeonato Brasileiro Série A – Sociedade Esportiva Palmeiras
2018 – Campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20 – Sociedade Esportiva Palmeiras
2020 – Campeão do Campeonato Mineiro – Clube Atlético Mineiro
2020 – Campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20 – Clube Atlético Mineiro

Mais de 60 títulos na categoria de base no Sub-15, Sub-17, Sub-20.

Prêmios individuais:
2013, 2014, 2015 e 2016 – Eleito Melhor Executivo de Futebol do Brasil

CARLINHOS NEVES

Nome completo: Luiz Carlos de Souza das Neves
Data de nascimento: 5 de abril de 1956 (65 anos)
Cidade em que nasceu: Curitiba (PR)

Formação:
Carlinhos Neves é um dos mais conceituados e conhecidos profissionais da Preparação Física voltada para esporte de alto rendimento do Brasil.

Com quase 45 anos de carreira, acumula passagens pelos principais clubes do país, por equipes do Brasil e do exterior. Também já trabalhou com a Seleção Brasileira Principal e Seleção Brasileira Olímpica.

É paranaense como o Furacão. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e deu início, nos anos 1970, à sua carreira vitoriosa.

Trajetória:
Carlinhos Neves é um exímio conhecedor das rotinas do futebol, tanto em categoria de base quanto elencos profissionais.

Na primeira passagem pelo Athletico Paranaense (1981 a 1984), por exemplo, foi um dos responsáveis pela grande campanha athleticana no Campeonato Brasileiro de 1983, quando o Furacão de Washington e Assis encantou o Brasil e alcançou a semifinal da competição.

Foi aqui no Rubro-Negro também que conquistou o primeiro título profissional da carreira dele, o Campeonato Paranaense de 1982. Em 1983, conquistou o bicampeonato na competição.

O tempo passou e Carlinhos Neves seguiu colaborando em alto nível com o esporte. Passou por outros 12 clubes, além da Seleção Brasileira Principal e Olímpica. Como preparador físico e coordenador técnico, já são 37 títulos nacionais e internacionais no currículo com clubes e seleção, além de premiações individuais.

Conquistas na carreira profissional:
1979 – Campeão da Copa Tribuna de Futebol Junior – Coritiba Foot Ball Club
1980 – Bicampeão da Copa Tribuna de Futebol Junior – Coritiba Foot Ball Club
1981 – Tricampeão da Copa Tribuna de Futebol Junior – Coritiba Foot Ball Club
1982 – Campeão do Campeonato Paranaense – Club Athletico Paranaense
1983 – Bicampeão do Campeonato Paranaense – Club Athletico Paranaense
1984 – Campeão do Campeonato Paranaense – Esporte Clube Pinheiros
1987 – Campeão do Campeonato Paranaense – Esporte Clube Pinheiros
1988 – Campeão do Campeonato Gaúcho – Grêmio FBPA
1991 – Campeão do Campeonato Paranaense – Paraná Clube
1992 – Campeão do Campeonato Brasileiro Série B – Paraná Clube
1995 – Campeão Campeonato Paranaense – Paraná Clube
1996 – Bicampeão do Campeonato Paranaense – Paraná Clube
1993 – Campeão do Campeonato Paulista – Sociedade Esportiva Palmeiras
1993 – Campeão do Campeonato Brasileiro Série A – Sociedade Esportiva Palmeiras
1993 – Campeão do Torneio Parmalat na Itália – Sociedade Esportiva Palmeiras
1994 – Bicampeão do Campeonato Paulista – Sociedade Esportiva Palmeiras
1994 – Campeão do Campeonato Brasileiro Série A – Sociedade Esportiva Palmeiras
1994 – Campeão do Torneio Internacional Yashin na Rússia – Sociedade Esportiva Palmeiras
1994 – Campeão do Torneio Bombril – Sociedade Esportiva Palmeiras
1997 – Campeão do Festival Brasileiro de Futebol – Coritiba Foot Ball Club
1999 – Campeão da Copa Euro-América – São Paulo Futebol Clube
2000 – Campeão do Campeonato Paulista – São Paulo Futebol Clube
2000 – Campeão do Torneio Internacional Constantino Cury – São Paulo Futebol Clube
2005 – Campeão do Campeonato Paulista – São Paulo Futebol Clube
2005 – Campeão da CONMEBOL Libertadores – São Paulo Futebol Clube
2005 – Campeão do Mundial de Clubes da FIFA – São Paulo Futebol Clube
2006 – Campeão do Campeonato Brasileiro Série A – São Paulo Futebol Clube
2007 – Bicampeão do Campeonato Brasileiro Série A – São Paulo Futebol Clube
2008 – Tricampeão do Campeonato Brasileiro Série A – São Paulo Futebol Clube
2011 – Campeão do Super Clássico das Américas – Seleção Brasileira Principal
2012 – Campeão do Super Clássico das Américas – Seleção Brasileira Principal
2012 – Campeão invicto do Campeonato Mineiro – Clube Atlético Mineiro
2013 – Campeão Mineiro – Clube Atlético Mineiro – Belo Horizonte/ MG
2013 – Campeão da CCONMEBOL Libertadores – Clube Atlético Mineiro
2014 – Campeão da CONMEBOL Recopa – Clube Atlético Mineiro
2014 – Campeão da Copa do Brasil – Clube Atlético Mineiro
2015 – Campeão da Super Copa da China – Shandong Luneng (China)
2015 – Campeão da Recopa da China – Shandong Luneng (China)
2016 – Campeão da Flórida Cup – Clube Atlético Mineiro
2017 – Campeão do Campeonato Mineiro – Clube Atlético Mineiro

FERNANDO YAMADA

Data de nascimento: 17 de fevereiro de 1979 (42 anos)
Cidade em que nasceu: Ribeirão Pires (SP)

Formação:
Fernando Yamada começou a carreira no esporte como atleta. Goleiro com iniciação no futsal, passou pelas equipes de base do Esporte Clube Santo André e do Sport Club Corinthians Paulista antes de se profissionalizar pelo clube paulistano. Em 16 anos de carreira como atleta profissional, atuou por 14 equipes.

A carreira como atleta conta com conquistas marcantes, como o Mundial de Clubes da FIFA de 2000 pelo Corinthians. Venceu ainda a Série A do Campeonato Brasileiro de 1998 e 1999 pelo clube da capital paulista. Encerrou a carreira como atleta profissional em 2014.

É graduado em Administração de Empresas. E já na área de atuação, adquiriu conhecimentos em Inteligência e Estratégia em diversos segmentos dentro do clube de futebol, que perpassam inclusive por Relacionamento, Parcerias, Departamento de Inteligência, Sustentabilidade e Desenvolvimento de Pessoas.

Realizou intercâmbio em clubes da Premier League e da La Liga.

Cursos:
– Curso de Líderes no Emirates Stadium (Arsenal FC), em Londres (Inglaterra);
– Curso de Gestão Técnica na Universidade do Futebol;
– Curso de Contratos Desportivos pela LEX Cursos Jurídicos;
– Curso de Gestão Esportiva no Futebol pelo Faculdade Rio Branco;
– Curso de Coordenador Técnico para Categorias de Base pela CBF;
– Curso de Currículo de Formação no futebol pela Universidade do Futebol;
– Licença B para treinadores de futebol pela CBF Academy;
– Curso de Metodologia para Categorias de Base pela La Liga (Espanha);
– Curso Método CIS pela Febracis;
– Curso Aperfeiçoamento/Desenvolvimento do Esporte da Fundação Getúlio Vargas.

Outras funções ligadas ao futebol:
– Instrutor do curso Gestão de Futebol pela CBF Academy;
– Palestrante no seminário Expo Brasil da CBF;
– Palestrante do congresso em Gestão de Futebol da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Clubes e cargos desempenhados como gestor:
2014 – 2015 – Grêmio Osasco Audax – Gerente de Futebol
2019 – Seleção Brasileira (CBF) – Gestor para o Mundial FIFA Sub-17
2017 – 2021 – Sport Club Corinthians Paulista – Coordenador Geral

Comentários