Time

CONMEBOL Libertadores: Os passes precisos de Jonathan nas épicas vitórias em Apoquindo e Cochabamba

Créditos: Fabio Wosniak/Site Oficial

Athletico disputa, neste ano, a sétima edição da CONMEBOL Libertadores da história. São diversas partidas marcantes e jogos épicos. Entre estes duelos, dois estão recentes na memória do torcedor rubro-negro e estarão para sempre entre os principais do Clube. 

A façanha desta semana, quando o Furacão derrotou o Jorge Wilstermann por 3 a 2 na altitude de Cochabamba, se junta ao “milagre de Apoquindo”, na CONMEBOL Libertadores de 2017. Naquela ocasião, o Rubro-Negro virou o jogo para cima da Universidad Católicano Chile, fazendo também 3 a 2.

Além do placar idêntico, outro detalhe importante chama a atenção nas duas vitórias. Em 2017, o gol heroico foi marcado por Carlos Alberto. Em 2020, Walter foi o autor do terceiro gol. Mas os dois lances saíram de mesmo pé: o pé direito do lateral Jonathan.

Dois passes precisos, que estarão marcados na história do Athletico Paranaense por muitos e muitos anos. “Esse lance de 2017, estávamos ficando fora da próxima fase. Em relação ao lance de agora, só muda um pouco a questão do posicionamento. O Carlos Alberto consegue uma finalização de primeira. Nesse jogo da Bolívia, eu estava um pouco mais à frente e o Walter teve que dar dois toques”, detalhou o lateral.

A frieza na linha de fundo e a precisão no passe vieram da experiência de 34 anos e dos mais de 50 jogos disputados na principal competição do continente. “Alguns brincaram comigo depois do jogo, dizendo que se fossem eles, já chegavam cruzando direto para área. Eu dei mais um toque para olhar o posicionamento e ver o companheiro melhor colocado. Isso a gente adquire com o passar dos anos, para ter a calma na tomada de decisão”, afirmou.

Apesar da assistência fundamentai para a vitória na Bolívia, Jonathan destaca outros pontos relevantes diante do Jorge Wilstermann. “Mais importante do que o passe que eu dei, foi o gol para o Walter e para a nossa vitória. Ele vinha em um momento difícil, dois anos sem jogar. Esse gol dá tranquilidade para ele e para a equipe, e consciência de que o Walter está fazendo as coisas corretas”, apontou.

Jonathan é um dos jogadores mais experientes do elenco rubro-negro. Mas, na Bolívia, estava acompanhado de outros atletas com uma bagagem fundamental para este momento, como Lucho, Márcio Azevedo, Santos, Wellington, Felipe Aguilar e Geuvânio.

“A nossa mescla é importante, principalmente neste momento que o Athletico vive uma reestruturação. Nestes jogos de Libertadores, que são mais catimbados, é importante ter a velocidade dos mais jovens, com a experiência de atletas mais velhos. Isso tem se comprovado e fico feliz de estar ajudando”, completou.

Jonathan foi titular nos últimos três jogos do Furacão. Sequência fundamental para a evolução do jogador. “Para todo mundo, isso é importante. Eu mesmo preciso ter essa sequência. Tem atletas que conseguem voltar com mais rapidez, mas eu preciso disso. Tive uma conversa muito boa com o Eduardo [Barros] e programamos tudo isso que aconteceu. Essa sequência me deixa confiante e mostra que estou bem fisicamente”, destacou.

A equipe rubro-negra segue a preparação para mais uma partida da CONMEBOL Libertadores, diante do Colo-Colo. O jogo acontece no dia 23 de setembro [quarta-feira], às 19h15, no Estádio Joaquim Américo.

Relembre, abaixo, as duas vitórias históricas do Furacão, no Chile e na Bolívia:

Comentários