Notícia

Pela #GlóriaEterna: Furacão argentino em Buenos Aires

Foto: Arquivo Athletico Paranaense

Entre tantos desafios que a CONMEBOL Libertadores impõe, enfrentar os grandes clubes da Argentina é, sem dúvidas, um dos mais complicados. O Furacão conseguiu vencer essa prova pela primeira vez em 2017, em um dos estádios mais tradicionais de Buenos Aires.

Pela segunda rodada da fase de grupos, o Athletico teve pela frente o San Lorenzo, no Nuevo Gasómetro. E contou com a experiência de atletas com uma vasta bagagem internacional para conquistar um resultado que seria fundamental na competição.

Para recordar mais este grande momento do Rubro-Negro, conversamos com o lateral-direito Jonathan, que esteve em campo naquela noite. É mais uma entrevista da série que relembra as grandes jornadas do Furacão no maior campeonato do continente.

O triunfo no Nuevo Gasómetro

“A Libertadores por si só já é muito difícil e disputada. Se tratando de um clube argentino, aumenta ainda mais a dificuldade, pela rivalidade que se tem”, diz Jonathan.

E não poderia ser diferente. Na primeira rodada da fase de grupos, o Athletico havia empatado em casa em 2 a 2 com a Universidad Católica. Buscar pontos era fundamental e para isso foi preciso superar toda a pressão da fanática torcida do “Ciclón”.

Só que quando o jogo começou, a raça argentina fez a diferença para o Furacão. Logo aos 3′, Sidicley cruzou da esquerda e Lucho González apareceu na área para marcar de cabeça e colocar o Rubro-Negro em vantagem!

Ainda na primeira etapa, o Athletico teve mais duas grandes chances em contra-ataques, mas não conseguiu marcar. E depois, teve que resistir ao abafa do time da casa, que parou da defesa rubro-negra e em uma noite fantástica de Weverton.

“Foi um jogo muito pegado. A gente precisava pontuar e jogou com muita vontade e determinação. Sabíamos da dificuldade, mas conseguimos. Sofremos muito e entramos para a história, porque foi a primeira vitória do Athletico sobre um clube argentino na Libertadores”, afirma Jonathan.

Cinco anos depois, Jonathan segue no Furacão. Agora, como auxiliar técnico da equipe Sub-20. Ainda vivendo o dia a dia do CAT Caju, ele diz que o atual elenco está preparado para levar o clube ao ponto máximo de sua trajetória na CONMEBOL Libertadores.

“Hoje estou aqui no clube, trabalhando em outra função, mas tenho contato com todos os atletas. Me sinto parte disso porque lá atrás a gente já vinha construindo essa possibilidade. Esse sonho que é jogar a final da Libertadores. Estou bastante confiante de que a gente vai conseguir esse título inédito. O Athletico precisa desse título e o foco está nesta final. É um jogo muito importante para a carreira de cada um”, avalia.

Na história: San Lorenzo 0x1 Athletico Paranaense 
CONMEBOL Libertadores 2022: Grupo 4 – 2ª rodada
Data: 15/02/2017 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Estádio Pedro Bidegain (Nuevo Gasómetro), em Buenos Aires (Argentina)

Árbitro: Roddy Zambrano (Equador)
Assistentes: Christian Lescano (Equador) e Ricardo Baren (Equador)
Quarto árbitro: Juan Albarracin (Equador)

San Lorenzo: Torrico; Corujo, Angeleri, Caruzzo e Díaz; Mussis, Ortigoza (Bergessio, aos 27’ do 2º tempo), Belluschi e Merlini (Ezequiel Ávila, aos 36′ do 2º tempo); Cerutti e Blandi
Técnico: Diego Aguirre
Cartão amarelo: Mussis

Athletico Paranaense: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio e Lucho González; Nikão (Douglas Coutinho, aos 27’ do 2º tempo), Matheus Rossetto (Wanderson, aos 30’ do 2º tempo) e Felipe Gedoz (Grafite, aos 19’ do 2º tempo); Pablo
Técnico: Paulo Autuori
Gol: Lucho González, aos 3’ do primeiro tempo
Cartões amarelos: Pablo, Felipe Gedoz e Thiago Heleno

O Athletico na CONMEBOL Libertadores de 2017

Com o sexto lugar no Brasileirão 2016, o Furacão teve que passar por duas eliminatórias para garantir um lugar na fase de grupos, contra Millonarios (Colômbia) e Deportivo Capiatá (Paraguai). Depois, o sorteio colocou o Rubro-Negro no Grupo 4, ao lado de San Lorenzo, Universidad Católica e Flamengo.

Com uma vitória épica no Chile, na última rodada, o Athletico garantiu o segundo lugar no grupo, com 10 pontos, e avançou às oitavas de final. O primeiro colocado foi o San Lorenzo.

A campanha terminou em um confronto com o Santos, em dois jogos muito disputados, que terminaram com a classificação do time paulista.

Segunda fase
01/02/2017 – Athletico 1×0 Millonarios
08/02/2017 – Millonarios 1 (2) x (4) 0 Athletico

Terceira fase
15/02/2017 – Athletico 3×3 Deportivo Capiatá
22/02/2017 – Deportivo Capiatá 0x1 Athletico

Grupo 4
07/03/2017 – Athletico 2×2 Universidad Católica
15/03/2017 – San Lorenzo 0x1 Athletico
12/04/2017 – Flamengo 2×1 Athletico
26/04/2017 – Athletico 2×1 Flamengo
03/05/2017 – Athletico 0x3 San Lorenzo
17/05/2017 – Universidad Católica 2×3 Athletico

Oitavas de final
05/07/2017 – Athletico 2×3 Santos
10/08/2017 – Santos 1×0 Athletico

Comentários