Time

Em busca do título! Relembre cinco semifinais do Furacão no Paranaense

Créditos: Arquivo/athletico.com.br

O Athletico decide nesta quarta-feira (8) uma vaga na final do Campeonato Paranaense 2021. O segundo jogo do confronto contra o FC Cascavel está marcado para as 15h20, no Estádio Olímpico Regional, em Cascavel.

Para esquentar o clima para mais um jogo decisivo, relembramos cinco semifinais do Furacão no Campeonato Estadual. Veja!

1988 – Athletico x Colorado

O retorno de dois ídolos encheram a torcida do Furacão de esperanças em 1988: o goleiro Marolla e o craque Assis. Ambos foram decisivos para que o Athletico chegasse à final do estadual e à conquista do título.

A primeira partida da semifinal foi disputada na Vila Capanema. O Athletico foi melhor e esteve perto de marcar em jogadas de Dicão, Carlinhos, Serginho e Roberto Cavalo. Mas o Colorado também pressionou e Marolla garantiu o 0 a 0.

No jogo de volta, no Pinheirão, o Rubro-Negro dominou o adversário. Roberto Cavalo, Adílson, Dicão, Carlinhos… Todos tiveram a oportunidade de marcar o gol da classificação.

Mas ele só saiu aos 42′: Roberto Cavalo tocou para Carlinhos, que passou pela marcação, foi à linha de fundo e cruzou para trás. A bola passou por Dicão, mas não por Assis, que mandou para a rede e colocou o Athletico na final!

A grande decisão foi em três jogos contra o Pinheiros e terminou com o troféu para o Furacão.

1990 – Athletico x Operário

O Operário contou com três jogadores emprestados pelo Athletico para fazer uma grande campanha no Estadual de 1990: Cambé, Oliveira e Niquinha. E na semifinal, o Fantasma topou justamente com o Furacão.

Antes do primeiro jogo, em Ponta Grossa, as diretorias chegaram a um acordo: os três poderiam atuar e o Rubro-Negro ficaria com a renda das duas partidas. Misteriosamente, mesmo com o Germano Kruger lotado, o público anunciado foi de 8.699 torcedores.

Em campo, o Athletico teve grandes chances na primeira etapa, mas quem abriu o placar foi o time da casa, com um gol de cabeça de Alexandre. O Furacão empatou no início do segundo tempo, com André. Mas Niquinha justificou o esforço do Fantasma para tê-lo em campo e marcou um golaço, em um chute de primeira de fora da área.

A volta foi na Vila Capanema. E o Rubro-Negro contou com a vantagem de ter feito a melhor campanha na fase de classificação. Um gol de pênalti de Serginho deu a vitória ao Furacão por 1 a 0 e a vaga em uma decisão histórica com o Coritiba.

2000 – Athletico x Paraná [clique aqui e assista!]

No ano do primeiro título na Arena, o adversário na semifinal foi o Paraná Clube. E o Furacão conseguiu a vaga na decisão com duas grandes vitórias.

A primeira, no Pinheirão, veio com um show do Quadrado Mágico. O primeiro gol saiu em grande jogada de Kléber, que Kelly finalizou. No segundo, Lucas deu assistência para Kelly marcar mais um. E para finalizar, Lucas arrancou pela esquerda e cruzou para Kelly, que tocou de peito para Adriano marcar 3 a 0!

No Caldeirão, a vaga na final veio com mais uma jornada de gala do quarteto fantástico do Furacão. Lucas chutou cruzado para abrir o placar. O Paraná empatou com um gol de Illan. Lucas, cobrando um pênalti sofrido por Adriano, fez o segundo do Rubro-Negro.

Mas o foi o terceiro gol que entrou para a história e virou até placa no Joaquim Américo. Kelly recebeu pela direita, deu um drible mortal no marcador e deixou Lucas na cara do gol com um inesquecível passe de letra!

Passaporte carimbado para mais uma final com o Coritiba, que acabaria com outro troféu para a galeria rubro-negra.

2016 – Athletico x Paraná [clique aqui e assista aos pênaltis]

Mais uma vez, o Paraná Clube foi o adversário na semifinal. Desta vez, o primeiro jogo foi no Caldeirão e o Rubro-Negro abriu vantagem com uma vitória por 2 a 1.

O primeiro gol foi de Nikão, que mandou uma bomba de fora da área, direto no ângulo! O adversário empatou com um pênalti batido por Lúcio Flávio. E o triunfo rubro-negro veio em um cute cruzado de André Lima, que bateu na trave antes de balançar a rede.

Na Vila Capanema, o ataque athleticano parou em uma tarde inspirada do goleiro Marcos. E o Paraná conseguiu a vitória por 1 a 0 no tempo normal, com um gol de Nadson. Mas nos pênaltis, quem brilhou foi Weverton. Ele defendeu a cobrança de Nei e Hernani acertou a cobrança que definiu a classificação.

A final foi novamente contra o Coritiba. E terminou com o 23º título estadual do Furacão.

2020 – Athletico x Cascavel

A última semifinal disputada pelo Athletico foi contra o mesmo adversário da próxima quarta: o FC Cascavel.

O Furacão praticamente garantiu a vaga na final com uma grande goleada na primeira partida. Lucas Halter, de cabeça, abriu o placar. Bissoli aproveitou cruzamento de Léo Cittadini para marcar o segundo. O Cascavel diminuiu com Henrique. Mas na segunda etapa, Nikão, Marquinhos Gabriel e Guilherme Bissoli liquidaram a fatura.

Um empate em 0 a 0 no jogo de volta, em Cascavel, assegurou a classificação para a decisão. E em mais um duelo contra o Coritiba, o Rubro-Negro conquistou o tricampeonato. 

Comentários