Time

Equipe principal athleticana contou com dois períodos de treinos nesta sexta-feira no CAT Caju

Foto: Fabio Wosniak/athletico.com.br

Dois períodos de treinos fizeram parte da agenda de atividades da equipe principal do Athletico nesta sexta-feira (21), no CAT Caju. O Furacão se prepara para quatro competições oficiais na temporada. A primeira delas, a CONMEBOL Recopa, partir de 23 de fevereiro.

O time principal athleticano está em pré-temporada desde segunda-feira (17), quando voltou do período de férias após longo calendário de competições de 2021. E após as avaliações médicas e físicas dos primeiros dias, o grupo já está no estágio de recondicionamento físico e técnico.

No expediente desta sexta-feira (21), no CAT Caju, a movimentação começou na academia pela manhã. Oportunidade em que o grupo realizou exercícios de força. Já no período da tarde, o treino foi no campo. Ensaio técnico com bola, em espaço reduzido.

Após a última sessão do dia, o elenco foi liberado. A agenda da semana conta com mais dois períodos de treinos neste sábado (22), novamente no CAT Caju. No domingo (23), a equipe principal tem o primeiro dia de folga do ano.

Calendário de competições da equipe principal em 2022

A equipe principal do Furacão tem pela frente quatro competições oficiais na temporada. E caso repita o desempenho de 2021, por exemplo, quando chegou à final da competição continental que disputava [CONMEBOL Sul-Americana] e à final da Copa do Brasil, o Rubro-Negro vai fazer um total de 61 jogos em 2022.

CONMEBOL Recopa de 2022

A CONMEBOL Recopa de 2022 vai reunir, em duas partidas, o Athletico Paranaense [campeão da CONMEBOL Sul-Americana de 2021] e o Palmeiras [campeão da CONMEBOL Libertadores de 2021].

O jogo de ida ocorre em 23 de fevereiro, no Estádio Joaquim Américo. O jogo de volta está marcado para 2 de março, no Allianz Parque, em São Paulo (SP). Os horários das partidas ainda não foram definidos pela Confederação Sul-Americana de Futebol [CONMEBOL].

Quem vencer na soma do placar dos dois jogos fica com a taça. Em caso de empate, serão disputados 30 minutos de prorrogação após o jogo de volta. Se a igualdade persistir, o desempate fica para as cobranças de pênaltis.

CONMEBOL Libertadores de 2022

O Furacão entra direto na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores de 2022, que começa na semana do dia 6 de abril. O sorteio das chaves será realizado um pouco antes, na semana de 22 de março.

Na primeira fase, o Furacão tem seis jogos a fazer – três em casa e três como visitante. Precisa somar o máximo de pontos para terminar entre os dois primeiros colocados do grupo e assim se classificar às oitavas de final.

Das oitavas de final até a semifinal, os jogos são em ida e volta. A decisão é em jogo único, marcado para o Estádio Monumental, em Guaiaquil, no Equador.

Desde a fase de grupos até a decisão do campeonato, os finalistas da CONMEBOL Libertadores de 2022 vão disputar um total de 13 partidas.

Copa do Brasil de 2022

A Copa do Brasil de 2022 começa em 23 de fevereiro. Mas para o Athletico Paranaense, ela tem início só no fim do mês de abril. Isso porque o Rubro-Negro entra direto na terceira fase, por ser uma das equipes brasileiras que participam da CONMEBOL Libertadores. 

As datas dos jogos, horários, mando de campo e adversários ainda serão definidos pela Confederação Brasileira de Futebol [CBF]. Mas a previsão é que a partida de ida da terceira fase seja em 20 de abril e a volta em 11 de maio.

Caso seja finalista da Copa do Brasil de 2022, assim como foi em 2021, o Furacão vai disputar dez jogos pela competição. A decisão do título está prevista para 19 de outubro.

O campeão garante vaga direto à fase de grupos da CONMEBOL Libertadores de 2023 e à Supercopa do Brasil de 2023.

Campeonato Brasileiro de 2022

O Brasileirão é competição do ano com mais jogos do calendário nacional. São 20 clubes participantes. Jogos em turno e returno. A primeira rodada ocorre no fim de semana do dia 10 de abril. A rodada 38 está agendada para 13 de novembro, último dia do calendário de competições de clubes da temporada.

Os seis primeiros colocados garantem uma vaga na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores de 2023 sem precisar depender do resultado de outras competições. Da mesma forma, os outros seis clubes mais bem colocados conquistam uma vaga à CONMEBOL Sul-Americana de 2023.

O campeão do Brasileirão 2022 tem ainda lugar garantido na Supercopa do Brasil de 2023. 

Fotos: Fabio Wosniak/athletico.com.br

Comentários