Time

Juca Antonello destaca estrutura, elogia talentos do clube e avalia desafio no comando do Sub-20

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Ex-jogador de futebol, com passagem de destaque pelo exterior. Treinador bastante experiente no desenvolvimento de jovens atletas, principalmente em um momento de transição deles para o time principal. Este é Juca Antonello, novo técnico da equipe Sub-20 do Athletico Paranaense.

Juca Antonello tem 43 anos de idade. O último trabalho dele foi no Ceará, clube no qual havia sido promovido a treinador do time principal nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro de 2022. Com o clube cearense, inclusive chegou a enfrentar o Athletico em Fortaleza, em agosto.

“Nessa partida, pude ver que a grande maioria dos atletas do Athletico Paranaense em campo eram jovens”, recorda Juca Antonello. “Pretendemos que essa filosofia continue. Que possamos ajudar os atletas formados aqui no clube a seguirem se desenvolvendo, a terem bom nível para um dia defenderem a equipe principal do Athletico”, destaca o treinador.

Sim, essa primeira impressão foi favorável. Mas os primeiros dias no CAT Caju serviram, na avaliação de Juca Antonello, para confirmar que a decisão dele em vir para o Rubro-Negro foi acertada. Principalmente quanto ao propósito dele de seguir contribuindo na formação de talentos, algo que coincide com a proposta do Furacão, um dos principais clubes reveladores de atletas do país.

“Fiquei muito surpreso e satisfeito como as coisas funcionam aqui no Athletico Paranaense”, afirma Juca Antonello, quanto aos primeiros dias na nova casa. “O clube abrange muitos cenários. Tudo aqui é muito prático e funcional. Isso facilita bastante o trabalho, só ajuda os profissionais que aqui estão. E isso colabora para que possamos desenvolver os meninos, para que um dia eles consigam chegar à equipe principal com um bom nível”, analisa.

Primeiro desafio: Copa São Paulo

Juca Antonello e os demais integrantes da comissão técnica do Athletico Sub-20 já estão trabalhando com o grupo de jogadores que vai participar da Copinha 2023. As sessões são diárias no CAT Caju, visando a competição que começa no início de janeiro, no Estado de São Paulo.

“Vamos nos preparar bem neste mês que temos de trabalho”, planeja Juca Antonello. “Temos muitos bons jogadores. Sabemos a responsabilidade que é representar um clube grande como o Athletico. Por isso, temos que ir em busca sempre do nível mais alto”, projeta.

O Furacão está no Grupo 7 da Copinha. A sede é em Barretos (SP). 

Na primeira fase, o Sub-20 do Furacão enfrenta o Picos (PI), no dia 3, São Bento (SP), no dia 6, e Barretos (SP), no dia 9. Os jogos serão realizados no Estádio Antônio Gomes Martins.

JUCA ANTONELLO
Nome completo: Juliano Roberto Antonello
Data de nascimento: 19/11/1979 (43 anos)
Cidade em que nasceu: Passo Fundo (RS)

Carreira 

Juca Antonello é ex-jogador de futebol. Meio-campo formado nas divisões de base do Internacional (RS), estreou como profissional em 2000. Aqui no Brasil, atuou ainda por Criciúma (SC), Marília (SP), Fluminense (RJ), Botafogo (RJ), Ceará (CE) e Novo Hamburgo (RS).

Teve ainda passagens marcantes no exterior, por Partizan Belgrado (Sérvia), Deportivo La Coruña (Espanha) e Dubai Club (Emirados Árabes Unidos).

Encerrou a carreira como atleta em 2014, no Novo Hamburgo.

Como treinador

Iniciou a trajetória como treinador ainda em 2014, nas equipes de formação do Ceará. Em 2015, teve uma passagem como treinador das divisões de base do Internacional. Ficou até 2017 no clube gaúcho, quando aceitou o convite para ser auxiliar técnico do time principal do Resende (RJ).

Entre 2019 e 2020, foi auxiliar técnico das equipes Sub-15, Sub-17 e Sub-20 do Corinthians (SP).

Voltou ao Ceará em 2021. Foi treinador do Ceará Sub-20 e auxiliar técnico da comissão técnica permanente do time principal do Alvinegro. Assumiu o cargo de treinador do time principal cearense de forma interina para depois ser efetivado, em outubro de 2022.

Comentários