Time

Luan Patrick conta a trajetória que começou aos 9 anos de idade: “Minha mãe chorou”

Créditos: José Tramontin/athletico.com.br - Arquivo

Um dos principais nomes da Formação do Athletico nos últimos dois anos é, sem dúvidas, o zagueiro Luan Patrick. Dono de uma estatura invejável, com 1,90m de altura, o jogador de 19 anos tem mostrado versatilidade. Zagueiro de origem, já atuou como lateral-direito e também como volante.

Versatilidade que ele precisou mostrar desde cedo, na vida, para se adaptar às mais diversas situações e seguir em busca do seu objetivo de se tornar um jogador profissional.

Ele é natural de Coqueiros do Sul, no noroeste do Rio Grande do Sul, embora em seu registro apareça o município de Carazinho. Não havia maternidade em sua cidade, daí o motivo de ter nascido na cidade vizinha.

Em Carazinho, ele veio ao mundo e também deu os primeiros passos no futebol. Na verdade, era futsal, no Clube Pinheiro. Ele tinha cinco anos de idade e já estava mergulhado numa rotina que só viria a se tornar ainda mais pesada nos anos seguintes.

“Eu tive uma infância muito boa em uma cidade pequena no Interior do Rio Grande do Sul”, explica. “Mas nunca joguei perto de casa. No início, era uma viagem de 37km para ir e para voltar”, continua Luan, sobre as jornadas de Coqueiros do Sul até Carazinho para treinar futsal.

As coisas começaram a ficar mais sérias quando ele tinha nove anos e passou a jogar pelo Internacional, de Porto Alegre. “Tive que sair de casa e minha rotina mudou totalmente. Era colégio pela manhã e os treinos a tarde, todos os dias. Minha mãe chorou no primeiro dia, mas ela e meu pai me deram total apoio. Também sempre iam me visitar”, lembra.

Foram mais de quatro anos no Internacional até ele mudar de clube e seguir para Caxias do Sul para defender o Juventude. Após pouco mais de seis meses, com 14 anos, ele continuou subindo no mapa do Brasil e chegou ao Figueirense, em 2016.

No time de Florianópolis (SC), Luan Patrick começou a mostrar realmente potencial e chamou a atenção de outros clubes brasileiros. O projeto que o Furacão apresentou foi o fator determinante para a escolha do zagueiro.

“Tivemos que fazer uma escolha. Além do Athletico, tinha outro clube interessado. O que pesou na nossa escolha foi a estrutura do Clube e o aproveitamento das Categorias de Formação no profissional. Na verdade, eu e minha família ficamos muito felizes em saber do interesse de um clube como o Athletico”, comenta.

A vinda para Curitiba reaproximou a família. Agora, Luan vive com os pais na capital paranaense. “Precisei ficar longe deles dos 9 aos 18 anos. Hoje, estão morando junto comigo. É muito importante para me dar suporte nas horas mais complicadas”, revela.

E tudo isso reflete no trabalho realizado pelo jovem, que rendeu convocações para a Seleção Brasileira e o título mundial Sub-17, além da promoção ao elenco de Aspirantes para a disputa do Estadual do ano passado.

No começo de 2021, Luan estreou na equipe principal. Foi no empate em 3 a 3 contra o Corinthians, em São Paulo (SP).

“Fico muito feliz pelo Clube acreditar no meu potencial e dar essas oportunidades para evoluir e corresponder dentro de campo. Isso me motiva cada vez mais a honrar essa camisa tão pesada”, conclui Luan Patrick.

Ficha técnica: Luan Patrick
Nome: Luan Patrick Weidthauper
Nascimento: 20/01/2002 [19 anos]
Cidade: Carazinho (RS)
Pelo Athletico: 6 jogos [2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas]
Títulos: Campeonato Paranaense 2020

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br – Arquivo

Comentários