Time

Lucas ajudou a criar o Furacão das Américas, que luta pelo bi continental

Foto: Lucimar do Carmo/Arquivo Athletico Paranaense

A conquista da primeira vaga do Athletico em competições sul-americanas tem a marca de um grande artilheiro. O centroavante Lucas foi decisivo ao longo da campanha do Furacão na conquista da Seletiva de 1999 e mortal na hora da decisão.

Na final do torneio que garantiu um lugar na CONMEBOL Libertadores de 2000, o Athletico enfrentou uma grande equipe do Cruzeiro. Mas em campo ninguém foi maior do que o jovem atacante rubro-negro. Lucas marcou três vezes na primeira partida da final, fez o Caldeirão explodir de alegria e emoção e deixou a conquista encaminhada.

A partida de volta, no Mineirão, carimbou o passaporte athleticano. No ritmo do famoso Quadrado Mágico, que Lucas formava ao lado de Kelly, Adriano e Kléber, nascia o Furacão das Américas!

Vinte e dois anos depois, o Athletico expandiu sua fama pelo continente e hoje já é lembrado como uma força nas copas internacionais. Mas o legado daquele timaço reforça o Athletico na busca por seu segundo título continental. E Lucas já está na torcida pelo bicampeonato da CONMEBOL Sul-Americana.

“Naquela época, o Athletico era uma grata surpresa. Hoje é um clube fortíssimo, o que já demonstrou não só com o título da Sul-Americana, mas com vários jogos históricos, com vitórias contundentes contra os gigantes da América do Sul. Vitórias que colocam o clube, diferentemente daquela época, como protagonista e não uma surpresa”, diz Lucas.

Mas algumas coisas não mudam nunca. E Lucas aponta uma característica que continua intacta, como um dos grandes trunfos rubro-negros para a final no Uruguai, no dia 20 de novembro.

“A principal semelhança é que os atletas continuam com a mesma raça, a mesma motivação. Ainda mais agora com a volta da torcida. Ver o Athletico jogando é sinônimo de raça, determinação. Isso nunca se perdeu. Todo jogador athleticano sabe que, mesmo se não estiver bem tecnicamente, tem que dar a vida dentro de campo. Que eles façam mais uma vez isso, como já vêm fazendo. Assim eles chegaram a duas grandes decisões, se doando ao máximo”, afirma.

Para Lucas, outra característica do Furacão que não se altera jamais também estará presente na decisão diante do Red Bull Bragantino:

“A torcida vai permanecer incentivando do início ao fim, como sempre foi. A história do Athletico é sempre muito bonita junto da torcida. Grandes vitórias vieram pela torcida, pelo apoio que ela deu. Então, neste momento de mais uma final, mesmo lá no Uruguai a torcida estará apoiando e empurrando o time para mais uma vitória”.

Comentários