Time

Como o Rubro-Negro de Pedro Rocha venceu duas vezes o Peñarol e chegou à final deste sábado

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Vem cá. Conte aqui pra gente. Se um dia você fosse se apresentar pessoalmente para alguém especial como a CONMEBOL Sul-Americana, o que você faria? O atacante Pedro Rocha soube muito bem o que fazer. E causou uma bela impressão. Em dois jogos, marcou dois gols. Conquistou duas vitórias. Ajudou a levar o Rubro-Negro à decisão da competição contra o Red Bull Bragantino.

O jogador da equipe principal do Athletico Paranaense foi uma das peças decisivas do Furacão nas duas vitórias sobre o Peñarol, do Uruguai, pela semifinal da CONMEBOL Sul-Americana de 2021. Foram as duas primeiras partidas dele na história do torneio. E teve em campo um desempenho que ajudou o Rubro-Negro a se classificar para a decisão.

Agora, a final é em jogo único! Começa às 17h deste sábado (20) no Estádio Centerário, em Montevidéu, capital do Uruguai. Quem vencer fica com a taça. Em caso de empate, mais meia hora de bola rolando na prorrogação. Se a igualdade persistir, aí a disputa vai para os pênaltis.

Emoções que você pode assistir ao vivo pela CONMEBOL TV! E obviamente, curtir tudo com cobertura completa aqui do athletico.com.br e de todos os demais canais oficiais do Athletico Paranaense!


Pedro Rocha abraça Nikão após anotar contra o Peñarol no Joaquim Américo
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (30-09-2021)

A primeira e boa impressão
Pedro Rocha é um jogador experiente. Aos 27 anos de idade, disputou já 16 competições diferentes em pouco mais de oito anos como atleta profissional. A última delas foi justamente a CONMEBOL Sul-Americana de 2021. O atacante chegou ao Athletico Paranaense em agosto. Foi inscrito na competição no mês seguinte.

O primeiro jogo dele em uma CONMEBOL Sul-Americana foi em 23 de setembro no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. Uma bela vitória paranaense por 2 a 1 na casa do adversário.

“Nosso time vinha muito bem para esse confronto com o Peñarol”, relembra Pedro Rocha. “Sabíamos da dificuldade que seria enfrentá-los na casa deles. Mas também sabíamos da importância que significaria a classificação à final da competição para nós. E foi um jogo muito especial para mim, pois acredito que consegui contribuir como gostaria”, afirmou.

Sim, o Athletico Paranaense prevaleceu no jogo em Montevidéu contra o Peñarol. Começou na frente com um gol antológico de David Terans, logo nos primeiros minutos de partida – gol de bicicleta, logo no reencontro com o ex-clube do meio-campo uruguaio.

Mas não se vence fora de casa em uma competição tão importante como uma CONMEBOL Sul-Americana sem boas histórias para contar. O Peñarol empatou ainda no primeiro tempo. Pressionou. Mas antes que o jogo ficasse perigoso, Pedro Rocha voltou a colocar o Furacão em vantagem aguns minuos depois de entrar em campo.

“Jogos assim são tensos. Requer uma concentração muito grande. Inclusive quando a partida acaba, você demora até a conseguir dormir depois devido à tamanha a adrenalina que você vive no jogo. Fica difícil você conseguir ‘desligar’ depois”, explica Pedro Rocha. “Mas foi também um momento muito especial para mim. Meu primeiro gol pelo Athletico Paranaense. E um resultado que nos deu uma confiança ainda maior para o jogo da volta”, relembra.


Pedro Rocha e Guilherme Bissoli comemoram o segundo gol athleticano em Montevidéu
Foto: Enzo Santos Barreiro/Staff Imagens-Conmebol (23-09-2021)

Primeira CONMEBOL Sul-Americana. Primeira decisão
Sete dias se passaram até o jogo da volta. E o gol de Pedro Rocha contra o Peñarol em 30 de setembro no jogo de volta só não foi o primeiro dele no Estádio Joaquim Américo porque o Camisa 32 [Camisa 28 na CONMEBOL Sul-Americana] havia anotado o primeiro doblete dele no Furacão, na vitória por 4 a 2 sobre o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro.  Clique aqui e relembre.

Mas assim como se viu diante do time gaúcho no fim de semana de Brasileiro, o atacante seguiu em alto nível na volta da CONMEBOL Sul-Americana. E fez isso em uma partida na qual o Athletico Paranaense novamente prevaleceu sobre a equipe uruguaia. Noite também de exibição de grande classe dos meias David Terans e Nikão. Santos também defendeu um pênalti no jogo. Enfim, vale a pena você reviver aqui cada momento daquele duelo.

Pedro Rocha também entrou durante a etapa final no jogo da volta. Substituiu David Terans, autor da assistência para Nikão abrir o placar no primeiro tempo. E Pedro Rocha manteve o nível. Quase no mesmo tempo em que anotou o gol dele no jogo ida, desta vez recebeu de Nikão, driblou o adversário e finalizou com eficiência para anotar o segundo tento do jogo e carimbar a vaga rubro-negra à decisão.

“Fiquei muito feliz com o meu desempenho nessas duas partidas contra o Peñarol”, comenta Pedro Rocha ao se lembrar daqueles dois encontros. “Quando você entra em campo, você sempre quer fazer o seu melhor pelo seu clube”, afirma. “Desde que cheguei, fui muito bem tratado por todos aqui no Athletico Paranaense. E venho trabalhando ao máximo, ao lado dos meus companheiros, para tentar retribuir todo esse apoio”, diz.


Ele de novo! Pedro Rocha comemora o segundo gol rubro-negro no reencontro com o Peñarol
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (30-09-2021)

Chegou a hora da decisão
Tudo que Pedro Rocha e o Athletico Paranaense construíram na CONMEBOL Sul-Americana de 2021 já entrou para a história. Mas o feito poderá se tornar inesquecível e ser lembrado com muita alegria e carinho na memória de cada torcedor rubro-negro caso o time conquiste o bicampeonato da competição neste sábado.

A missão não será nada fácil. Pedro Rocha sabe disso. Aliás, todo o elenco athleticano sabe. Mas tem algo que, se o Rubro-Negro conseguir colocar em prática em campo, é possível que as chances de conquista aumentem e façam do sonho uma realidade.

“Temos certeza de que será um jogo bastante duro”, analisa Pedro Rocha. “O Red Bull Bragantino é uma grande equipe, que também fez uma grande campanha na competição. É muito merecido que eles também estejam na final. Mas temos trabalhado bastante e nos concentrado ao máximo para essa decisão”, conta o jogador.

“Tenho certeza de que vamos fazer um grande jogo”, confia o atacante athleticano. Um jogo de final única se decide nos detalhes. Por isso, precisamos entrar nele com concentração máxima. E vamos lutar até o final. Só assim as chances de título aumentam. Vamos fazer o nosso melhor para dar essa alegria ao nosso torcedor. E se for da vontade de Deus, sairemos campeões”, finaliza.


Atacante do Furacão, contra o Peñarol. Para ele, decisão da CONMEBOL Sul-Americana será decidida nos detalhes
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (30-09-2021)

Comentários