Clube

O descobrimento da América! Conquista da Seletiva completa 22 anos

Foto: Acervo histórico/Athletico Paranaense

Foi no dia 21 de dezembro de 1999, por volta das 18h. No gramado do Mineirão, em Belo Horizonte, um novo mundo se mostrou ao Athletico Paranaense. Pela primeira vez, o nosso Rubro-Negro estava habilitado a disputar o maior troféu do continente.

Hoje, o clube tem assegurada sua oitava participação na CONMEBOL Libertadores. A quarta em seis anos. Estar entre os grandes da América do Sul já se tornou uma rotina. Há duas décadas, era um sonho que se tornava real diante de nossos olhos.

A decisão da Seletiva, contra o Cruzeiro, foi o cume de uma campanha à altura de um grande título nacional. Antes, o Furacão havia passado, em confrontos eliminatórios de ida e volta, por Portuguesa, Coritiba, Internacional e São Paulo.

Era o time que tinha, na linha de frente, o quarteto que ficou famoso como o Quadrado Mágico: Adriano, Kelly, Lucas e Kléber. Uma equipe que, orientada pelo técnico Vadão, usava técnica refinada e velocidade extrema para deixar os adversários desnorteados.

Quatro dias antes, a conquista já tinha sido encaminhada com um triunfo de 3 a 0, no Caldeirão. Uma tarde consagradora para Lucas, que marcou os três gols do Furacão. Só um desastre no Mineirão poderia tirar aquele troféu do Athletico.

Foi em uma terça-feira de feriado em Belo Horizonte. Com ingressos vendidos a um real para o público em geral e mais uma série de gratuidades, o estádio ficou repleto. O público pagante oficial foi de 32 mil pessoas. Havia pelo menos o dobro nas arquibancadas.

Cerca de 300 vestiam vermelho e preto e haviam encarado uma viagem de mais de mil quilômetros até a capital mineira. Eles não voltariam para casa sem a taça. Quando Adriano marcou para o Athletico, aos 29′ do primeiro tempo, a fatura estava liquidada.

O Cruzeiro tinha um timaço e conseguiu virar a partida. Mas não era possível reverter a grande vantagem rubro-negra. No final, 4 a 2 no placar agregado. A vaga na CONMEBOL Libertadores era, pela primeira vez, do Athletico, El Paranaense.

Na história: Cruzeiro 2×1 Athletico Paranaense
Seletiva da Libertadores: Final – Jogo de volta
Data: 21/12/1999
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público pagante: 31.878
Público total: Não divulgado
Renda: R$ 42.177,00

Cruzeiro: André Döring; De la Cruz (Donizete Amorim), Marcelo Djian, Cris e Donizete Oliveira; Espínola (Paulo Isidoro), Ricardinho e Valdo; Alex Alves, Marcelo Ramos e Müller (Geovanni)
Técnico: Paulo Autuori
Gols: Alex Alves, aos 33’ do 1º e aos 31 do 2º tempo

Athletico Paranaense: Flávio; Alberto, Gustavo, Leonardo e Vanin; Fabiano (Marcos Vinícius), Axel, Adriano e Sandoval (Kleberson); Kelly e Lucas (Kléber)
Técnico: Vadão
Gol: Adriano, aos 29’ do 1º tempo

A campanha

Primeira fase
Portuguesa 3×1 Athletico
Athletico 2×0 Portuguesa

Oitavas de final
Coritiba 1×4 Athletico
Athletico 1×2 Coritiba

Quartas de final
Internacional 1×1 Athletico
Athletico 2×1 Internacional

Semifinal
Athletico 4×2 São Paulo
São Paulo 2×1 Athletico

Final
Athletico 3×0 Cruzeiro
Cruzeiro 2×1 Athletico

Fotos: Acervo histórico/Athletico Paranaense

Comentários